Empresa de amigo de Vítor Gaspar contratada para assessorar privatização da EDP e da REN

Terá sido o próprio ministro das Finanças, Vítor Gaspar, a dar indicações à CGD para subcontratar a empresa Perella Weinberger Partners para assessorar o Estado na venda da EDP e da REN. 
Paulo Cartucho Pereira, amigo de Vítor Gaspar e sócio da Perella Weinberger Partners.
A notícia conta que os administradores da Caixa Geral de Depósitos António Nogueira Leite e Nuno Fernandes Thomaz manifestaram a sua discordância com todo o processo, que está a ser investigado pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).

"A contratação da firma norte-americana esteve desde o início envolta em polémica. Não só por se tratar de uma empresa, alegadamente, sem experiência em privatizações e sem historial de conhecimento da área da energia, mas também porque o seu nome foi posto em cima da mesa pelo ministro das Finanças", escreve o Público. 
"E já depois de ter sido elaborada uma lista restrita, com nomes de assessores financeiros, que não incluía a Perella. A exclusão dos candidatos portugueses, como o BESI (que seria contratado pelos grupos que venceram as duas privatizações), o BCP e estrangeiros, levou alguns deles a questionar a opção governamental."

Os esquemas e rastos que incriminaram Sócrates, passo a passo até à prisão.

Alegadamente foram encontrados 25 milhões numa conta secreta na Suiça, em nome do amigo de Sócrates, Santos Silva.
Sócrates utilizava o amigo, a mãe, o motorista, a ex mulher e outras pessoas como testas de ferro para "lavar" e fazer circular o dinheiro. Um dos esquemas usados, era a compra e venda de casas, comprava casas a ele próprio ou à mãe e ex mulher baratas, e vendia muito mais caras a Santos Silva, que alegadamente era quem tinha o dinheiro de Sócrates, portanto comprava-as com o próprio dinheiro.
Para justificar a vida de luxo, utilizou também um esquema com a Octapharma, onde ganhava 12 mil euros, mas como já nem os 12 mil euros eram suficientes, para disfarçar as suas despesas, Sócrates daria dinheiro ao Joaquim Lalanda de Castro, o seu amigo dentro da Octapharma, para que este lhe pagasse esse dinheiro disfarçado de bónus da empresa.
Conheça em baixo os muitos esquemas obscuros que compõem este escândalo do caso Marquês.

@@ Actualizações 26/9/15 - Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, tinha "dezenas de contas" na Suíça, segundo as informações enviadas pelas autoridades daquele país. Essa informação consta do acórdão da Relação, que subscreveu o entendimento do Ministério Público quanto aos prazos do inquérito – 18 meses mais nove, devido à especial complexidade e aos pedidos de cooperação internacional. "O acesso à informação bancária e sobre os procedimentos necessários para a reconstituição de circuitos financeiros, em particular quando refletidos em dezenas de contas, cujo conhecimento foi sendo sucessivamente obtido, é, por vezes, muito complexo e moroso", lê-se no acórdão que teve como relator Rui Rangel, explicando que, face à quantidade de informação remetida pela Suíça, a carta rogatória enviada em novembro de 2013 só foi concluída em fevereiro de 2015. Durante 15 meses, foram sucessivamente enviadas novas informações pelo banco UBS, à medida que eram identificadas "novas contas" em nome do amigo de José Sócrates. Esta situação é descrita pelos juízes para contrariar o alegado pela defesa de que os prazos do inquérito já tinham sido ultrapassados. Ler mais em: 

@@ Actualizações 28/08/2015. Esquemas de Sócrates para ocultar origem do dinheiro. 
Facturas e quadros tramam Sócrates. Quando José Sócrates viajava, as agências de viagens começavam por emitir a factura em seu nome, depois anulavam-na e substituíam-na por uma nota de crédito. Passado algum tempo, emitiam uma nova factura mas já em nome do seu amigo Carlos Santos Silva ou da XLM, uma das suas empresas, que só depois pagavam a despesa das viagens à agência.
Este esquema para ocultar a proveniência do dinheiro foi detectado pelos investigadores da Operação Marquês em buscas a agências e hotéis efectuadas já depois da prisão de Sócrates e é um dos motivos por que este continua em prisão preventiva...

Os vampiros milionários do SNS. O estado ao serviço dos negócios privados.




Neste video é deixado a nu como os favores, o poder promiscuo, e os interesses privados, destroem e desvirtuam o SNS. 
Grupo Sanfil em destaque, uma reportagem chocante que dava um filme, não deixe de ver e divulgar, Portugal precisa.

Fraudes e indícios de corrupção na Grande Reportagem da SIC sobre o Grupo Privado de Saúde Sanfil.
Este é o quarto maior grupo privado de Saúde em Portugal, sendo detido por cinco famílias da região de Coimbra: Amaral Dias, Mira, Fânzeres da Mota, Serpa Oliva e Cardoso. O seu administrador é Henrique Amaral Dias que acumula cargos de administrador em 27 empresas.
A facturação deste Grupo registou um grande crescimento a partir de 2007 com o programa SIGIC (Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia), programa que visa encaminhar doentes para cirurgia nos hospitais públicos para os privados por alegada incapacidade do SNS.
Este grupo que facturava 4 milhões em 2001, passou a facturar 44 milhões, em 2012??Video original.

Entre 2008 e 2012 a Sanfil, foi o mais procurado operador do SIGIC, tendo sido responsável por 17.000 operações, o equivalente a 13,5% de todas as operações realizadas ao abrigo deste programa. Como referência, o segundo operador com mais operações realizou menos 7.000 operações. Também é de assinalar que durante este período, o Grupo contava somente com 2 blocos operatórios e 30 camas.
Após a emissão desta reportagem, o Ministro da Saúde Paulo Macedo decidiu enviar o caso à IGAS para proceder a averiguações acerca da gestão do SIGIC e da separação entre o exercício da medicina pública e privada.

A reportagem focou os pontos que se seguem:
@ - Fraude com a ADSE
A Sanfil facturou indevidamente à ADSE medicamentos e equipamentos em colonoscopias e endoscopias, comparticipados em 80% pela ADSE e facturados aos doentes os restantes 20%.
Após averiguação dos medicamentos e equipamentos em causa com profissionais do sector, foi concluído que os medicamentos nunca poderiam ter sido utilizados nesse tipo de intervenções e que as pinças de cirurgia facturadas são equipamento reutilizável, logo não passível de facturação. Nas facturas existentes ainda se detectou que o mesmo equipamento aparece facturado com preços diferentes. Tudo isto para receber do estado, dinheiro que não se gastou. Há quanto tempo e quantas vezes fazem isto? Não se sabe, a reportagem apenas se focou num caso.
Confrontada com esta situação a Administração diz ter encontrado o responsável, alguém de confiança e com uma posição alta no Grupo, garante que lhe instaurou um processo disciplinar e que vai creditar o valor de 69.000€ aos lesados.(!!)
Independentemente do processo disciplinar esta situação é um crime evidente que deveria ser tratado pelo Ministério Público.
A restituição do dinheiro, que não se chega a compreender se é o total ou se é só a parte dos 20% referentes aos doentes, nem como o ADSE aceitará o dinheiro sem qualquer reacção, não iliba a Sanfil.

@@ - Funcionamento sem licença de um TAC
O Grupo manteve em funcionamento um equipamento de TAC sem a devida licença emitida pela Administração Regional de Saúde (ARS).
Confrontado com este facto a Sanfil justificou-se com um Decreto de 2009, que segundo a Sanfil esse decreto exigia apenas ser necessário comunicar a existência do aparelho. No entanto, os equipamentos previsto no referido Decreto não contemplam o TAC devido à radiação envolvida.
O serviço de TAC foi suspenso, após a investigação da SIC, sem qualquer justificação, estando o caso a ser investigado pela ARS desde Dezembro de 2013.

@@ - Aquisição do Centro Hospitalar São Francisco em Leiria barato e limpo
Em Dezembro de 2012 o Grupo adquiriu por 4,1M€ o Centro Hospitalar São Francisco no seguimento do processo de privatização do BPN, sem herdar qualquer das dívidas do Centro. 
Ao assumir a gestão o Grupo procedeu à demissão em bloco da equipa de enfermagem que foi substituída por pessoal com pouca experiência e recém licenciado, assim como de outros quadros médicos, situação já noticiada no Jornal de Leiria.

@@ - Concorrência desleal e investimentos em perigo?
A Idealmed e a Clínica Particular, candidataram-se ao programa SIGIC para colocarem ao serviço do SNS as suas instalações médica e assim dar mais liberdade de escolha aos doentes. O estado paga despesas fixas por cada tipo de cirurgia quando encaminham os doentes para hospitais privados. Mas como a entrada destas clínicas/hospitais traria concorrência à Sanfil até então inexistente, o processo arrasta-se há mais de um ano de forma inexplicável.
No entanto, aquando da reportagem estas empresas aguardavam resposta à 13 meses e 7 meses respectivamente.
Após a SIC ter contactado a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), estas empresas foram convidadas para uma reunião onde lhes foi comunicado que os processos seriam concluídos em breve. Contudo, ambos os processos teriam de ser submetidos ao visto prévio do Tribunal de Contas, que no caso da Idealmed só aconteceu 11 meses depois da entrada do processo.
O responsável do ARSC não quis ser entrevistado.

@@ - Os facilitadores? 
-- Rita Cristóvão foi contratada em 2013 como Directora de Operações da Sanfil.
Até então era quadro na Autoridade Central de Sistemas de Saúde (ACSS) com o pelouro do SIGIC.
Conflito de interesses com o principal fornecedor de cirurgias. O principal fornecedor de cirurgias ao Grupo Sanfil é o Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra. Por coincidência, várias pessoas com ligações estreitas ao Grupo ocupam posições relevantes no Hospital:
-- José Martins Nunes, antigo Secretário de Estado da Saúde do XII Governo Constitucional liderado por Cavaco Silva, Presidente do Conselho de Administração desde 2011 e director do serviço de anestesiologia e coordenador do bloco operatório central desde 2005. Em 2011 pertenceu ao grupo técnico criado pelo XIX Governo Constitucional, liderado por Passos Coelho, para a Reforma Hospitalar.
Foi durante vários anos colaborador da Sanfil, embora não seja encontrada qualquer referência a tal no seu Curriculum. É contudo possível encontrar uma ligação à Sanfil, neste link.
José Martins Nunes foi convidado de honra no jantar de Natal de 2012 sa Sanfil, semanas antes da Sanfil adquirir o Centro Hospitalar São Francisco.
-- João Manuel da Serpa Oliva, membro de uma das famílias, é deputado do CDS com mandato suspenso e foi até Outubro de 2008 chefe do serviço de ortopedia do Hospital.
-- Joaquim Mira, outro membro das famílias, foi oftalmologista no Hospital até se aposentar em 2012.
-- Alfredo Fânzeres da Mota, outro membro das famílias, é o director de urologia e transplante renal.
Mas segundo Henrique Amaral Dias, não passa tudo de uma coincidência... 
Isto traz-nos à memória o famoso caso dos colégios privados, que também padece de muitas... demasiadas coincidências...  

Colecção de vídeos e links sobre casos suspeitos de Sócrates o político mais corrupto de Portugal.

A corrupção dos políticos é um crime hediondo e cobarde. 
Aqueles que são eleitos, muitas vezes mentindo, para representar o país e o povo, vendem-se e traem os que confiaram neles. Aceitam ser pagos/subornados para lesarem o país e o povo e beneficiarem aqueles que os subornam e a enriquecerem-se a eles próprios.
Mas o mais grave é que os corruptos políticos, são capazes de aceitar 20 milhões de euros de luvas, para lesarem o país e os contribuintes, em 70 mil milhões de euros. Para ganharem alguns milhões não se importam de devastar um país inteiro em muitos milhares de milhões. 
Porque para eles nunca há nada a perder, os que perdem, os cidadãos, estão afastados destas negociatas. Tudo se passa entre corrupto e corruptor e nenhuma das partes tem vantagem em denunciar nunca, porque ambos cometem um crime e ambos ganham, por isso a corrupção é tão difícil de provar. O povo esse nada sabe e a maioria das vezes ainda os defende e apoia votando neles ou deixando-os ganhar, ficando em casa elegendo os mesmos de sempre com elevados níveis de abstenção. O eleitor português é incapaz de mostrar aos corruptos o verdadeiro poder do voto porque o eleitor não o usa. O voto é a voz do povo mas somos um povo muito calado pouco cívico e pouco inteligente.

(clique no link para ir para o video)




E FINALMENTE O VIDEO QUE EXPLICA COMO SE LEGITIMAM OS CRIMES CONTRA O ESTADO


E O VIDEO ONDE SE EXPLICA COMO SE PROTEGEM OS RICOS DO SAQUE DOS IMPOSTOS


MAIS FEITOS DO GRANDIOSO SÓCRATES
(não se esqueça de consultar o blog para conhecer mais grande feitos do PS e de outros partidos)
  1. Campus de Justiça, mais uma PPP de Sócrates
  2. Deixa buraco de 3,5 mil milhões no SNS
  3. Destruição do SNS
  4. Destruição do património nacional 
  5. Destruição da Segurança Social
  6. Sócrates e a EDP
  7. Sócrates e a Parque escolar
  8. Sócrates investe mal
  9. Sócrates regressa em grande 
  10. As luvas de Sócrates
  11. O aeroporto de Sócrates
  12. A Sovenco de Sócrates 
  13. A manipulação de Sócrates 
  14. O resgate de Sócrates
  15. O BPN do Sócrates
  16. O inglês de Sócrates 
  17. A má gestão de milhões de impostos 
  18. A poderosa mãe de Sócrates 
  19. As SCUT´s de Sócrates 
  20. Sócrates e as Swap
  21. Os milhões de Sócrates na mira da policia internacional. 
  22. Sócrates o comentador alienado
  23. A verdade das contas públicas
  24. "Sócrates deu cabo disto tudo"
  25. Henrique Neto, do PS: "Sócrates está no topo da pirâmide, dos que dão cabo disto"
  26. Mais uma brilhante lei de Sócrates
  27. Contas offshore da família Sócrates
  28. Amigos de infância de Sócrates ou boys?
  29. video que incrimina Sócrates, mas que a justiça portuguesa rejeita.
  30. Gomes Ferreira define Sócrates
  31. Sócrates e Paulo Campos pisam a lei e os portugueses.
  32. Tachos para a família de Sócrates?
  33. Brisa pagou meio milhão a amigo de assessor de Sócrates.