Carlos Martins mais um "rico" amigo de Sócrates e de visita a Évora.

Selfie colocada no facebook por Carlos Martins
Os mistérios da Covilhã e o outro amigo do Zé
Escutas:"Isto fica somente entre nós. Eu vou pedir ao Carlos Martins que te faça um telefonema. A mim, ele ajudou-me cerca de dez anos e não me ajudou apenas a mim, ajudou o Guterres, que é uma excelente pessoa para nós", terá dito o deputado Sócrates, segundo a conversa autorizada judicialmente.Carlos Martins, homem-forte do aparelho socialista e autárquico na Covilhã, poderá estar na mira da Operação Marquês. Sobre o amigo de juventude do ex-primeiro-ministro há suspeitas a propósito das suas atividades, património e papel assumido junto de Sócrates. A VISÃO investigou as relações beirãs do preso 44 de Évora
O papel de Carlos Martins junto de Sócrates, a ida para São Bento entre 2005 e 2011 a convite do amigo, e o seu património acumulado (ver no final do artigo), suscitam dúvidas. A adjudicação de um contrato de mais de 58 mil euros para a elaboração de um plano de pormenor, em agosto deste ano, à empresa Proengel, de Carlos Santos Silva, por parte do atual poder autárquico, é outro dado a ter em conta. Junta-se a isso um par de decisões camarárias envolvendo verbas avultadas, já remetidas ao Ministério Público por setores da oposição, que alegadamente beneficiam a Constrope, antiga empresa de Carlos Santos Silva, citada no famoso caso da Cova da Beira, e também o seu primo, Manuel Santos Silva, presidente da assembleia municipal da Covilhã, num negócio de terrenos.
De "homem da mala" a "homem de mão" do ex-primeiro-ministro - expressões muito usadas na Covilhã -, sobre ele correm as mais diversas teorias, nunca desmentidas ou confirmadas: já o deram como motorista, guarda-costas e "moço de recados" de José Sócrates em Lisboa, ao ponto de ir levar ou recolher os filhos do amigo à escola durante o tempo que esteve em São Bento. A sua proximidade com o ex-PM advirá, sustentam alguns, dos "segredos" que guardará sobre ele. Numa entrevista à VISÃO, em julho de 2007, Carlos Pinto, ex-autarca do PSD na Covilhã, referiu-se à existência de um "dossiê reservado" sobre José Sócrates na autarquia - que ali foi engenheiro nos anos 80 - sugerindo "o mínimo de senso" e "discrição" aos socialistas no sentido de não se porem a jeito para reavivar o assunto. Com a vitória do PS nas autárquicas de 2013, o amigo de Sócrates e vice-presidente Carlos Martins tornou-se, na prática, o guardião do suposto dossiê: entre outras funções, é o responsável pelo acesso aos documentos administrativos. 

Outras conspirações
Nos últimos tempos, outras conspirações vieram a lume, comentadas e relatadas à VISÃO por diversas fontes dos meios políticos na Covilhã sob condição expressa de anonimato, além de há muito serem alimentadas na blogosfera. Por exemplo: Carlos Martins teria, segundo essas teorias, disponibilizado contas bancárias pessoais para transferências que beneficiariam Sócrates e desempenhado, noutros tempos, o papel agora atribuído ao motorista João Perna, arguido na Operação Marquês. Ter-se-ia deslocado também a Paris no seu Mercedes 250, transportando malas com dinheiro. E, aquando da detenção de Sócrates, teria sido impedido pela polícia de entrar na residência do antigo chefe de Governo, na Rua Braamcamp, em Lisboa, para recolher documentos e computadores. A VISÃO não conseguiu confirmar estas informações: apesar das diversas tentativas de contacto com Carlos Martins e o seu gabinete na autarquia via telemóvel, mensagens e correio eletrónico, no sentido de confrontá-lo com vários elementos sobre a sua alegada relação com Sócrates, o vice-presidente da Câmara não esteve disponível para falar. Tal, de resto, não é motivo de admiração na região. Jornalistas de órgãos de informação local aguardam, há quase um ano, por respostas a pedidos de entrevista ao autarca.     
Eleito este ano líder do PS na Covilhã - tendo entretanto suspendido o mandato -, Carlos Martins é amigo de Sócrates há mais de trinta anos, mantendo uma cumplicidade que nunca se cansou de repetir e publicitar na região. "O mê amigo Zé Sócrates", é uma frase que, de tanto ser escutada da sua boca, lhe colaram à pele. Uma selfie publicada a 27 de junho na sua página pública no Facebook é ilustrativa: "Hoje, após reunião do Conselho Geral da Universidade da Beira Interior, o almoço da amizade. Sempre juntos!", escreveu Carlos Martins nas redes sociais, ladeado pelo antigo chefe de Governo, sorridente.

Os amigos 'inseparáveis'
Por outro lado, o nome Carlos Martins, antigo adjunto de Jorge Pombo (ex-autarca da Covilhã e antigo presidente da Associação de Municípios da Cova da Beira) já apareceu relacionado com o caso do alegado favorecimento de um dos concorrentes ao aterro da Cova da Beira, em 1997, que levou dez anos a ser investigado, acabando sem condenações. Carlos Martins não foi arguido no processo, mas foi investigado o alegado papel de "correio" que teria desempenhado entre a autarquia, o secretário de Estado do Ambiente, José Sócrates, e a empresa HLC.
O seu nome, de resto, já entrara na antena da PJ noutra investigação judicial, em 1995, na qual Sócrates foi escutado à conversa com um empresário amigo, preterido num concurso para a construção da Biblioteca Municipal da Covilhã. O então deputado socialista terá mostrado empenho em contrariar a decisão camarária a favor de uma sociedade participada pela GITAP, empresa de Álvaro Geraldes Pinto, financiador das campanhas eleitorais do PS e, à época, dominante no mercado de estudos e projetos da maioria das câmaras socialistas no País. Nesse diálogo então escutado e resumido pela PJ, Sócrates trouxera à conversa Carlos Martins, insinuando que o mesmo poderia ser importante no desbloquear do assunto, mas para tal, advertiu, era preciso que o empresário ajudasse o amigo da Covilhã. "Isto fica somente entre nós. Eu vou pedir ao Carlos Martins que te faça um telefonema. A mim, ele ajudou-me cerca de dez anos e não me ajudou apenas a mim, ajudou o Guterres, que é uma excelente pessoa para nós", terá dito o deputado Sócrates, segundo a conversa autorizada judicialmente.
Dos dois casos, amplamente investigados pelo Público na altura, não resultaram consequências judiciais para qualquer dos visados. O jornalista José António Cerejo, autor dos artigos, foi ameaçado com queixas-crime por parte de Sócrates e Carlos Martins, mas só este concretizou, tendo, meses depois, desistido.

Um assessor especial
O ponto alto da proximidade entre os dois ocorreu, porém, a 29 de março de 2005 quando o então eleito primeiro-ministro contratou o amigo para assessor governamental com o pelouro do "Desenvolvimento Regional". A dose repetir-se-ia no mandato seguinte, em finais de 2009, tendo Sócrates requisitado Carlos Martins "para o exercício de funções equiparadas às de assessor" do seu gabinete "e com igual estatuto remuneratório, através de requisição ao Partido Socialista".
A contratação soou, desde logo, estranha, a vários colaboradores do então chefe de Governo em São Bento, segundo soube a VISÃO. Desde logo pelo currículo: Carlos Martins trabalhara na agência funerária Paraíso, na Covilhã, era funcionário do PS e presidente da junta de freguesia da Conceição, onde esteve vinte anos, cargo que acumularia com o de assessor do PM. Acresce que não havia registo de que o autarca tivesse sequer completado o quinto ano do ensino básico (antigo ciclo preparatório). Nada, decerto, que incomodasse Sócrates. O então líder do PS criticara, anos antes, numa entrevista ao jornal da Universidade da Beira Interior, a "corte muito invejosa, muito ciumenta, muito pequena" de Lisboa, "também ela provinciana", que "olha sempre para quem vem, perguntando se saberá pisar, se tem modos, se será inteligente e se estará a altura de participar".

A dada altura, eram três os assessores para os assuntos regionais em São Bento, entre eles João Vasconcelos e Fernando Cálix. Carlos Martins, esse, "era mais conhecido por tratar dos assuntos do Sócrates na Covilhã e Castelo Branco", referem colaboradores desse tempo. "Nunca o vimos fazer outra coisa", reforçam.
Na terra, porém, o estatuto de "assessor" de Sócrates fazia milagres. Recorria-se a ele na esperança de "um jeitinho junto do nosso primeiro", temia-se o seu poder e a rede de influências. Dizia-se: "Lá falei do projeto ao Carlos, vamos ver no que dá."
Por vezes, Carlos Martins também terá vestido a pele de "animal feroz", qual alter ego do então líder do PS. Um dirigente do CDS acusou-o publicamente de "métodos caciques" e um candidato da CDU na freguesia da Conceição, por sinal seu amigo, ia sendo agredido por ele em 2009, durante um debate de campanha eleitoral. "Lançou-se a mim e  aquilo esteve feio. Foi no calor do momento, a esta distância até compreendo. ?A amizade é que não sobreviveu, com pena minha", recorda Marco Melchior, funcionário da Câmara da Covilhã, onde Carlos Martins é seu superior hierárquico. À época, a concelhia do PSD lamentou o sucedido e a circunstância de Carlos Martins ter alegadamente usado dados de cariz pessoal e confidencial sobre um candidato social-democrata, questionando "a origem das informações e documentos" usados pelo então assessor de Sócrates. Uma queixa seguiu na altura para a Procuradoria-Geral da República.

O ano de 2011 assinalaria o fim do consulado Sócrates e da experiência dourada de São Bento para Carlos Martins. A 5 de junho desse ano, o PS perdeu as eleições. Mas um pormenor ficara pendurado: uma das filhas de Carlos Martins, então a estagiar no Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB), arriscava ver a vida andar para trás com a saída do Executivo socialista. A 13 de junho, a uma semana de Pedro Passos Coelho tomar posse, a filha do ex-assessor de Sócrates celebrou um contrato sem termo com aquela unidade hospitalar, assumindo funções no gabinete de comunicação e marketing, confirmou a atual administração à VISÃO, sem contudo fornecer mais detalhes. Várias fontes do CHCB relatam que os documentos essenciais para a celebração desse contrato chegaram nesse mesmo dia, em carro oficial proveniente da residência de São Bento, gerando sururu nos serviços. "As pessoas podem especular o que quiserem", reage João Casteleiro, ex-administrador do CHCB e histórico do PS no distrito. "O processo foi normal. A pessoa em causa fez o estágio, tinha competências e ficou. Tão simples como isso", explica.
Em agosto de 2011, Carlos Martins constituiria uma sociedade do tipo unipessoal, a CCM - Consultoria, Comunicação e Marketing, da qual se desconhece qualquer atividade relevante. Dissolvida em outubro do ano passado, desapareceu sem deixar rasto. Coincidência ou não, foi por essa altura que, após duas décadas sem liderar o município, o PS ganhou a Câmara da Covilhã. Vítor Pereira, antigo coordenador dos deputados por Castelo Branco, assumiu a presidência. Carlos Martins foi eleito vice-presidente com os pelouros do ambiente, património, obras e projetos, entre outros. É também administrador da empresa municipal Águas da Covilhã. Para a PGR, seguiu entretanto, por parte dos eleitos do Movimento Acreditar Covilhã (MAC), uma queixa por suposta ilegalidade na eleição de Carlos Martins, baseada no facto de, ao mesmo tempo, ter tomado posse como presidente da União de Freguesias de Covilhã e Canhoso.

Processos polémicos
Já este ano, duas deliberações da autarquia geraram também polémica. Primeiro, a 24 de março, uma indemnização de cerca de 90 mil euros, por alegada revogação do contrato, a um consórcio ao qual pertence a Constrope, a empresa fundada em tempos por Carlos Santos Silva, alegado "testa de ferro" de Sócrates, onde ainda mantém laços. Carlos Pinto, ex-presidente da Câmara, garantiu há dias que a matéria iria ser enviada para o Ministério Público. Recentemente, foi aprovada a celebração de um acordo entre a autarquia e duas familiares do presidente da assembleia municipal, Manuel Santos Silva, primo do detido na Operação Marquês. Em causa está um longo processo em tribunal por causa de terrenos da zona de Canhoso, pertencentes à família Santos Silva, já condenada em tribunal. Parte da oposição contesta a deliberação, por considerá-la um tratamento de favor, pois caso contrário o município poderia receber uma quantia próxima dos 400 mil euros. "O caso foi enviado para o Ministério Público. Uma câmara que passa a vida a queixar-se do dinheiro que não tem, perdeu aqui uma boa oportunidade de receber uma boa verba", referiu à VISÃO, Pedro Farromba, vereador do Movimento Acreditar Covilhã. "Foi tudo transparente, dentro da legalidade e com ampla discussão na assembleia municipal. No caso da Constrope, é uma herança do mandato anterior que resolvemos", resume Vítor Pereira, presidente da Câmara. "Não estou nada preocupado com investigações. Durmo na santa paz do ?Senhor e só tenho pena que o anterior executivo não tenha cá deixado o dinheiro que me faz muita falta", concluiu.
Na Covilhã, entretanto, o "vice" Carlos Martins continua a ser visto como o homem que liga as pontas soltas entre os amigos e conhecidos de Sócrates. Sem perder o jeito para arregimentar tropas. Em outubro do ano passado, Carlos Martins mobilizou a autarquia para uma presença gorda da região na apresentação do livro do antigo primeiro-ministro sobre a tortura, em Lisboa. Na Covilhã, dois meses depois, fez o mesmo, contribuindo para a enchente do auditório da Faculdade de Ciências da Saúde na Beira Interior.
Já este ano, Sócrates tomou posse no Conselho Geral da Universidade da Beira Interior. Sobre o atual momento do ex-líder do PS poucos querem falar. Amigos incluídos. "Há medo na Covilhã e o meio é pequeno", justificam alguns. Carlos Martins, esse, aderiu entretanto, nas redes sociais, a dois movimentos: um pede a candidatura de Sócrates à Presidência da República e outro, mais recente, reclama a sua libertação da cadeia.
Em 2001, na já referida entrevista ao Urbi et Orbi, jornal on-line da UBI, Sócrates admitia que foi nesta região que formou o seu caráter e identidade. De engenheiro autárquico a primeiro-ministro, o caminho foi fulgurante, mas não isento de pedras. "Estou indissoluvelmente, para o bem e para o mal, ligado à Covilhã", admitiu então. "Às vezes para o mal, mas a maior parte das vezes para o bem."

Património do amigo
O vereador da Covilhã depositou duas declarações de rendimentos (relativas a 2012) no TC: na primeira, tinha-se esquecido de declarar um prédio
  1. Rendimentos de trabalho dependente: 39.732,83 euros
  2. Rendimentos prediais: 3.600,00 euros
  3. Património imobiliário: quatro prédios na Covilhã/Conceição com a designação U-02290-A, U-02290-G, U-02859 e U-02761; dois prédios na Aldeia do Carvalho designados por U-02152/RC e U-02152/1.º; e um prédio nas Cortes do Meio identificado como U-01133
  4. Veículos automóveis: Renault Laguna, Mercedes 250 e Citroën C1
  5. Títulos, ações, aplicações e contas bancárias a prazo: ações do BCP no valor de 1.529,01 euros; PPR Fundos Millennium Poupança no total de 3.406,07 euros; 135 mil euros aplicados no BCP, dos quais 125 mil no produto Renda Certa Especial 2009/5 anos (1.ª série) e dez mil no produto Renda Crescente 2007/8 anos (2.ª série); e ainda dois depósitos a prazo, um deles no valor de 28.732,32 euros (Montepio Capital Certo) e outro no montante de 52.307,94 euros (Conta Poupança Por Impulso/BES)
  6. Débitos que oneram o património: um empréstimo, no valor de 16.497,97 euros, contraído no BCP, até 2019  : VISÃO
Num blog da Covilhã encontram-se mais dados sobre Carlos Martins onde se avalia o património: 
MARTINI: O HOMEM QUE PARTIU DE PORTEIRO DA SEDE DO PARTIDO SOCIALISTA DA COVILHÃ, CHEGOU À JUNTA DE FREGUESIA DA CONCEIÇÃO E FOI GUARDA-COSTAS DO ZÉ. AGORA É VICE NA CÂMARA E CONSEGUIU UM SENHOR PÉ-DE-MEIA. AÍ ESTÃO OS "CABRITOS DE QUEM CABRAS NÃO TEM". ENTÃO DE ALGUM LADO LHE VEM. DONDE SERÁ, ZÉ? DONDE SERÁ TOZÉ?
O MILAGREIRO QUE TRANSFORMA O SALÁRIO MÍNIMO EM MERCEDES, PROPRIEDADES, ACÇÕES E PPR'S
IRS 2013
Rendimento 45 432 euros
Prediais 3 600 euros
Total 49 032 euros
+
PATRIMÓNIO
3 Prédios Urbanos na Conceição (420 000) + 1 nas Cortes do Meio (75 000) + 1 em Vila do Carvalho (rústico e urbano) (45 000) = 540 000 Euros
+
VIATURAS
Mercedes 250 D (novo) e pago a pronto + Renault Laguna (novo) + Citroen C1 =102 000 Euros
+
PATRIMÓNIO FINANCEIRO
Acções do BCP 1 529,01
Fundo Millennium Poupança PPR 3 406,07
BCP Renda Certa Especial 2009 125 000,00
BCP Renda Corrente 2007 10 000,00
Montepio Capital Certo 28 732,32
Bes Conta Poupança 52 307,94

= TOTAL 

220 975,33 + 49 032 + 540 000 + 102 000 = 912 017,33€
Então tendo passado estes a anos a ganhar uns ordenados entre 1 000€ a 1 500€/mês, este fabiano é que sabe mostrar como se pode chegar longe e com estes salários chegar a quase um milhão de patrimónios, (fora o que está no quentinho...)
Ele são casas e terrenos, accionista do BCP e até poupanças no Espírito Santo, Montepio, tudo "el contado".

O exemplo do antro de corrupção que nos domina, que vem de longe, que foi crescendo e aperfeiçoando-se, até falir os contribuintesSegundo um artigo do jornal Público, vários políticos e empresários da Covilhã, terão estado envolvidos numa tentativa de inverter a decisão camarária de adjudicar a obra da Biblioteca Municipal à Abrantina. O caso terá sido descoberto por acaso, quando a Judiciária investigava a Gitap.
É assim que se gerem os dinheiros públicos, não se preocupam em poupar os contribuintes, mas sim em favorecer amigos, lesando e falindo os contribuintes.
"Sócrates admitiu influenciar decisão camarária para favorecer empresa preterida num concurso"
O antigo deputado socialista José Sócrates, actual ministro do Ambiente, envolveu-se pessoalmente, em 1995, numa operação que tudo indica ter tido como objectivo alterar uma decisão da Câmara da Covilhã, por forma a que esta adjudicasse a uma empresa de um conhecido seu um concurso público já ganho por um outro concorrente. A conversa telefónica durante a qual Sócrates manifestou a intenção de intervir no caso e recomendou ao empresário que "ajudasse" o secretário do presidente da autarquia, para este agir em favor da empresa, foi gravada pela Polícia Judiciária (PJ) no âmbito de uma investigação autorizada judicialmente."Isto fica somente entre nós", terá afirmado José Sócrates, de acordo com o resumo do telefonema redigido pela PJ, a propósito da necessidade de o empresário "ajudar" Carlos Martins - um homem que, além de secretariar o então presidente socialista da Covilhã, Jorge Pombo, era e é o principal operacional do aparelho socialista na região.
Em causa estava a construção da Biblioteca Municipal da Covilhã, empreitada a que tinham concorrido, nomeadamente, as empresas Abrantina e a Ceoga, ambas com ligações a empresários originários da zona. Face às propostas apresentadas, o executivo camarário aprovara, a 13 de Junho de 1995, a intenção de adjudicar a obra à Abrantina por cerca de 173 mil contos. De fora ficava a concorrente que apresentara o preço mais baixo, a A.D. Riscado, mas também a Ceoga, que propusera menos oito mil contos do que a vencedora. Particularmente descontente com a decisão camarária terá ficado Álvaro Geraldes Pinto, um empresário natural do vizinho concelho de Belmonte, mas que há muitos anos tem as suas actividades sediadas em Lisboa. Além dos interesses que tem na Ceoga - uma empresa que entretanto foi desactivada, com mais de um milhão e 200 mil contos de dívidas -, Geraldes Pinto dirigia (e dirige, juntamente com um irmão) a Gitap, sociedade que há muito domina o mercado de estudos e projectos de grande parte das câmaras socialistas de todo o país. Já conhecedor da decisão camarária, o deputado José Sócrates pegou no telefone no dia 21 de Junho daquele ano e ligou para Álvaro Geraldes Pinto. O telefonema foi feito para a Gitap, mas o azar quis que a conversa fosse integralmente gravada pela PJ, no âmbito de uma operação autorizada por um tribunal para esclarecer as relações entre o ex-presidente da Câmara da Nazaré, o socialista Luís Monterroso, a Gitap e a Oficina de Eventos - uma empresa de "marketing" político fundada pelos irmãos Álvaro e José Geraldes Pinto, ambos militantes socialistas, e então suspeita de ter financiado ilegalmente a campanha autárquica de Monterroso em 1993.
De acordo com o resumo da conversa feito pela polícia que nalguns casos recorre à citação de frases completas e ao qual o PÚBLICO teve acesso mediante autorização judicial, o telefonema terá servido para o deputado se inteirar dos problemas da Ceoga e das medidas a tomar no caso da sua preterição na Covilhã. Em resposta à afirmação de Geraldes Pinto de que contava reclamar contra a adjudicação à Abrantina, Sócrates ter-lhe-á dito que ia telefonar a Carlos Martins para lhe pedir que contactasse o empresário, insistindo, porém, em que este teria de "ajudar" o secretário de Jorge Pombo."Lobbies" cruzados no PSAo longo do relato da conversa constata-se que os dois homens nunca falaram na Ceoga, nem na obra em concreto a que esta tinha concorrido, nem na função desempenhada por Carlos Martins. Sobre este a PJ escreve entre parênteses que deverá tratar-se de um vereador da Câmara da Covilhã. Sobre a empresa de Geraldes Pinto, a polícia presume que se trata da Gitap, uma vez que o telefonema é feito para os seus escritórios. Na verdade, a firma envolvida no caso é a Ceoga, e Carlos Martins é o "homem de mão" dos socialistas da Covilhã, um militante que já foi funcionário do partido, era na altura secretário do presidente da câmara e desempenha actualmente as funções de presidente de uma das juntas de freguesia da cidade e de delegado distrital do Inatel. Considerado como uma das personagens mais influentes no aparelho socialista da região, Carlos Martins é conhecido pelas suas estreitas ligações a José Sócrates - relações essas que remontam ao tempo em que o actual ministro era funcionário da Câmara da Covilhã e, mais tarde, membro da sua assembleia municipal.No decurso da conversa entre Sócrates e Geraldes Pinto surge também uma alusão a um dos accionistas da Abrantina, um empresário natural da Covilhã que, segundo várias fontes contactadas pelo PÚBLICO, teria relações muito próximas com outros destacados socialistas da terra, igualmente influentes na gestão camarária.
De acordo com a PJ, Sócrates e Carlos Martins "terão ficado furiosos face ao afastamento da Gitap", que, afinal, era a Ceoga. Numa outra chamada interceptada pela polícia no dia seguinte, Carlos Martins esclarecerá mesmo o empresário Geraldes Pinto que "não teve qualquer responsabilidade" na entrega do contrato à Abrantina, acrescentando que o presidente da câmara, Jorge Pombo, se encontrava em Bruxelas com um grupo de jornalistas do Fundão, precisamente a convite da Gitap. O interesse do deputado socialista pelos negócios da Gitap e da Ceoga não se circunscrevia, contudo, aos problemas da Covilhã. Na mesma conversa telefónica, Sócrates quis saber como é que estava "a situação de Sintra", câmara com a qual Geraldes Pinto tinha tido um longo contencioso e onde possuía diversos interesses. O empresário terá respondido que "as coisas" pareciam "bem encaminhadas". E o deputado ter-lhe-á confessado que já tinha falado "com a Edite". Público

Links para outros escândalos de Sócrates
Criticas a Sócrates de Henrique Neto.
Campus de Justiça, mais uma PPP de Sócrates
Deixa buraco de 3,5 mil milhões no SNS
Destruição do SNS
Destruição do património nacional
Destruição da Segurança Social
Sócrates e a EDP
Sócrates e a Parque escolar
Sócrates investe mal
Sócrates regressa em grande
As luvas de Sócrates
O aeroporto de Sócrates
A Sovenco de Sócrates
A manipulação de Sócrates
O resgate de Sócrates
O BPN do Sócrates
O inglês de Sócrates
A má gestão de milhões de impostos
A poderosa mãe de Sócrates
As SCUT´s de Sócrates
Sócrates e as Swap
Os milhões de Sócrates na mira da policia internacional.
Sócrates o comentador alienado
A verdade das contas públicas
"Sócrates deu cabo disto tudo"
Mais uma brilhante lei de Sócrates
Contas offshore da família Sócrates
Amigos de infância de Sócrates ou boys?

1 comentário:

  1. Mais uma vez a falar em dinheiro! Talvez um dia o dinheiro compre a vida eterna, mas para já ainda não. Atualmente até os Reis morrem! Este país não é um estado de direito. O principal poder não é eleito democraticamente e é visto como um poder divino, além disso há opacidade nesse poder. O poder eleito democraticamente nem pode comentar o que o poder não eleito democraticamente faz. Isto dá uma indicação do atraso civilizacional que se vive. A imprensa não é livre e censura as verdadeiras noticias, o que faz lembrar a ditadura. O povo gosta muito de circo e futebol, mas gosta pouco de pensar. Depois disto é dinheiro que preocupa alguns! Um dos problemas do país é dar-se demasiado valor ao dinheiro e pouco às pessoas. O que terá acontecido no caso Sócrates é apenas uma gota de água num copo, serve para desviar a atenção do essencial. Preocupa-me muito mais que uma pessoa presumivelmente inocente posso estar salvo erro até 3 anos em prisão preventiva do que aquilo que Sócrates alegadamente terá feito. Também se fala que terá havido violação do segredo de justiça, parece que a lei não é igual para todos!

    ResponderEliminar

Olá caro leitor, obrigada por comentar... sei que apetece insultar os corruptos, mas não é permitido. Já não podemos odiar quem nos apetece... (enfim) Insultem, mas com suavidade.
Incentivos ao ódio, à violência, ao racismo, etc serão apagados, pois o Google não permite.