Portugal precisava de um Sócrates sete anos à frente do Governo para fazer uma reforma do sistema judicial.

CARTA A JOSÉ SÓCRATES.

Caro eng. José Sócrates, Espero que esta o encontre bem. Li com atenção as suas cartas e foi apenas por falta de tempo que não respondi mais depressa.
Parece-me importante manter o contacto com as pessoas do nosso passado, como antigos colegas e antigos primeiros-ministros.
Tenho pensado bastante nas observações que vai fazendo.
Esta última carta sensibilizou-me especialmente, na medida em que criticava a cobardia dos políticos, a cumplicidade dos jornalistas, o cinismo dos professores de Direito e o desprezo das pessoas decentes.
Como creio que sabe, não pertenço a nenhuma das categorias citadas, e por isso fui deixado de fora do seu olhar crítico, pelo que lhe agradeço.

As críticas que faz ao funcionamento da justiça parecem-me muito pertinentes. Portugal precisava que um homem como o sr. estivesse, digamos, sete anos à frente do Governo, talvez quatro dos quais com maioria absoluta, para fazer uma reforma séria do sistema judicial.
É uma pena não termos essa possibilidade.
Na minha opinião, os primeiros-ministros deviam ser presos antes, e não depois dos mandatos. Estagiavam durante dois meses numa cadeia, três num hospital e um semestre numa escola. O contacto directo com a realidade dá-nos perspectivas novas, mais informadas, e acirra o ímpeto reformista.

Julgo que é possível estabelecer um paralelo entre o processo de Josef K., a personagem de Kafka, e o de José Sócrates, ou Josef S. - sendo que a sua história é mais complexa: tanto Josef K. como Josef S. se vêem confrontados com decisões judiciais autoritárias e, em certos aspectos, até grotescas, mas Josef K. nunca teve amigos como Alberto Martins e Alberto Costa a tutelar a justiça, nem governou o seu país. Era apenas vítima.
Ser simultaneamente vítima e carrasco deve ser mais perturbador.
Ao contrário do que muitas vezes se diz, Joseph-Ignace Guillotin, o inventor da guilhotina, não foi guilhotinado. Essa ironia foi reservada para si, que é agora acusado por um sistema que ajudou a conceber e conservar.

Compreendo quase todas as suas queixas. Na verdade, a ironia que identifiquei acima não é a única do seu caso.
Ao que parece, o facto de um amigo lhe ter disponibilizado um apartamento de 225 metros quadrados em Paris fez com que o Ministério Público lhe disponibilizasse um apartamento de 9 metros quadrados em Évora.
Obrigam-no a aceitar aquilo que o acusam de ter aceitado. É duro. E irónico. Uma pessoa tolera tudo, menos figuras de estilo.
Considero, no entanto, que algumas das suas análises são menos acertadas. Por exemplo, quando diz, sobre a intenção da prisão preventiva: "(...) já não és um cidadão face às instituições; és um 'recluso' que enfrenta as 'autoridades': a tua palavra já não vale o mesmo que a nossa."
Aqui para nós, se lhe roubaram o valor da palavra não terão levado grande tesouro, uma vez que a sua palavra já não valia o mesmo que a nossa desde aquela promessa dos 150 mil empregos.
Espero que não leve a mal esta franqueza. Estou certo de que voltaremos a falar.
Cumprimentos,
Ricardo (Por RICARDO ARAÚJO PEREIRA)

Só é pena ele não aproveitar as cartas para denunciar os corruptos do BPN que ele ajudou a salvar, quando ofereceu o BPN e os 9 mil milhões de dividas aos portugueses.
Só é pena ele não usar as cartas para denunciar como é que o Constâncio deixou o BPN roubar tantos anos.
Só é pena ele não usar as cartas para denunciar os tais que ele diz que o andam a tramar.
Só é pena ele não denunciar quem são os corruptos das PPP, dos SWAP, da EDP, etc... ele que denuncie tudo o que sabe, ele sabe... ele estava lá...


MAIS FEITOS DO GRANDIOSO SÓCRATES
(não se esqueça de consultar o blog para conhecer mais grande feitos do PS e de outros partidos)
  1. Campus de Justiça, mais uma PPP de Sócrates
  2. Deixa buraco de 3,5 mil milhões no SNS
  3. Destruição do SNS
  4. Destruição do património nacional 
  5. Destruição da Segurança Social
  6. Sócrates e a EDP
  7. Sócrates e a Parque escolar
  8. Sócrates investe mal
  9. Sócrates regressa em grande 
  10. As luvas de Sócrates
  11. O aeroporto de Sócrates
  12. A Sovenco de Sócrates 
  13. A manipulação de Sócrates 
  14. O resgate de Sócrates
  15. O BPN do Sócrates
  16. O inglês de Sócrates 
  17. A má gestão de milhões de impostos 
  18. A poderosa mãe de Sócrates 
  19. As SCUT´s de Sócrates 
  20. Sócrates e as Swap
  21. Os milhões de Sócrates na mira da policia internacional. 
  22. Sócrates o comentador alienado
  23. A verdade das contas públicas
  24. "Sócrates deu cabo disto tudo"
  25. Henrique Neto, do PS: "Sócrates está no topo da pirâmide, dos que dão cabo disto"
  26. Mais uma brilhante lei de Sócrates
  27. Contas offshore da família Sócrates
  28. Amigos de infância de Sócrates ou boys?
  29. video que incrimina Sócrates, mas que a justiça portuguesa rejeita.
  30. Gomes Ferreira define Sócrates
  31. Sócrates e Paulo Campos pisam a lei e os portugueses.
  32. Tachos para a família de Sócrates?
  33. Brisa pagou meio milhão a amigo de assessor de Sócrates.
(clique no link para ir para o video)


Sócrates vende hospitais e património nacional, para esconder défice. 


Sócrates mente a Portugal inteiro, para avançar barragens ruinosas?


Mexia, o milionário malabarista do loby EDP, sai caro.


Incrível! Grande máfia dos governos rouba património nacional e o país.



Sócrates investigado pela UE, por favorecer EDP e lesar o país.


AS MENTIRAS DE SÓCRATES NA PARQUE ESCOLAR


485 MILHÕES NO SIRESP- UMA PPP CRIMINOSA COM OLIVEIRA E COSTA À MISTURA!


BARRAGENS - 16 mil milhões para produzir zero energia??


Maçonaria comanda o PS. Henrique Neto explica como.


As mentiras e gafes de Sócrates, apanham-se mais depressa que um coxo.


Barra da Costa manda os psicopatas vergar a mola, para pagar o que roubaram.


CORRUPÇÃO: Quer ganhar 10 milhões em minutos? Veja aqui como.


Não há corrupção em Portugal? Ou não há justiça?


Banco de Portugal, desmascarado, fracassou nos crimes no BPN?


Sócrates tentava intimidar aqueles que o incomodavam

15 comentários:

  1. BES

    SÓCRATES

    ESTADO DE (IN)JUSTIÇA


    https://www.youtube.com/watch?v=Zs5tqFuVSh8

    ResponderEliminar
  2. Em algumas coisas Sócrates tem razão independentemente do que possa ter feito:
    "O ‘sistema’ vive da cobardia dos políticos, da cumplicidade de alguns jornalistas, do cinismo das faculdades e dos professores de Direito e do desprezo que as pessoas decentes têm por tudo isto". Eu acrescento e da cumplicidade dos "bons".
    Também Passos Coelho falou bem quando disse:
    "Como é que uma sociedade com transparência e maturidade democrática pode conferir tamanhos poderes a alguém que não foi escrutinado"
    Só há um problema comum aos dois, é um problema que afeta muitos portugueses e chama-se individualismo, só pensam neles próprios, não pensam nos outros, só percebem que alguns que falam têm razão quando os problemas lhes batem à porta. É um atraso civilizacional!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. nem mais ele que tivesse pensado nisso antes de ser ele o preso... aliás a justiça deveria era ter mais poder, pelo menos para prender corruptos, pq como sabemos estão quase todos soltos

      Eliminar
  3. ISTO É SEM DUVIDAS UMA GRANDE CABALA POLITICA POR PARTE DE MAFIOSOS QUE ESTÃO A COMANDAR INDIRETAMNETE ESTE GOVERNO FASCISTA QUE TUDO FAZ PARA PROTEGER OS GRANDES EMPRESARIOS A OBTER MAIS LUCROS EM POUCO TEMPO AS CUSTAS DE POUCO EVESTIMENTO TANTO MATERIAL COMO HUMANO COM ORDENADOS DE FOME E TODAS AS REGALIAS PARA DESPEDIR A CUSTOS 0 .ASSIM QUE ANTONIO COSTA GANHOU COMEÇOU A LOUCURA DE ACUSAÇÕES A SOCRATES ,DEPOIS COMO SABIAM QUE ELE ERA UM VERDADEIRO CANDIDATO A PRESIDENTE DA REPUBLICA E ERA DO PS ENTÃO A MAFIA POLITICA TUDO FEZ PARA EM POUCO TEMPO ARRANJAR UNMA CABALA POLITCA E PRENDE-LO POIS FOI A MANEIRA PARA AFASTA-LO DA PRESIDENCIA DA REPUBLICA POIS SE GANHA-SE FICAVA O PS NOI GOVERNO E COMO PRESIDENTE SOCRATES TAMBEM DO PS E ASSIM FOI TUDO FIZERAM PARA PREDE-LO SEM PROVAS COISA QUE VAI DAR UMNA GRANDE POLEMICA A JUSTILA PORTUGUESA QUE VAI FICAR MUITO FRAGILIZADA E SEM CREDELIBIKIDADE NENHUMA TANTO NACIINAL COMO INTERNACIONALMENTE ,E NO CASO DOS JORNAIS E CANAL DE TELEVISÃO A CMTV ESTÁ -SE VINGAR POR SOCRATES PEDIR UMA INDEMNIZAÇÃO A UNM ATAL JIRNALISTA POR ACUSAÇÕES SEM FUNDAMENTO .

    QUE HÁ MAFIIOSOS NESTE GOVERNO HÁ SIM ,QUE ESTE GOVERNO ESTÁ A SER MERCENARIO DE MAFIOSOS É SIM É VERDADE E HÁ MUITAS PROVAS QUE AFIRMAM ISSO VEJAM AS EMPRESAS QUE JÁ FECHARAM COM FALENCIAS FRAUDULENTAS E ABRIRAM LOGO AO LADO COM OS MESMOS EMPRESARIOS E FICARAM A DEVER AOS ESCRAVOS ,MAS TIVERAM DINHEIRO OU EMPRESTIMOS PARA ABRIR NOVA EMPRESA "PORQUE SERÁ ? "
    ABRAM OS OLHOS PORTUGUESES ESTE PAÍS SETÁ A SER GOVERNADO POR NEOLIBERAIS COM TIQUES FASCISTAS COMANDADO POR EMPRESARIOS MAFIOSOS NACIONAIS E EUROPEUS PARA OBTER MAIS LUCROS AS CUSTAS DE QUEM AINDA TEM TRABALHO .

    M. F. P. -.MASSAMÁ -LISBOA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tá com medo que não o ouçam para escrever em caps ligado?

      Eliminar
    2. Escrever como CAPS Lock é o mesmo que mandar o pessoal à merda. Será que foi essa a intenção defensor anónimo do seu querido Socrates?Todos nós sabemos que a nossa maquina politica está podre, mas não precisamos que o Socrates arruine o resto

      Eliminar
    3. coitado ainda acredita no pai natal uma cabala?? que dizer do socrates , olhe informe-se veja estes belos videos um verdadeiro romance da vida de socrates https://www.youtube.com/playlist?list=PLPAKyd_5x-2uKzGZZdNP0hJOLBB8f3Jz0

      Eliminar
    4. Montaram uma "cavala" ao meu Zézito10 janeiro, 2015 01:11

      “Nam utilissimus idem ac brevissimus bonarum malarum quae rerum delectus, cogitare quid aut nolueris sub alio principe, aut volueris.” - Porque, para discernir rapidamente entre o bem e o mal, o mais útil é perguntar-te o que terias ou não terias querido com um outro príncipe – Tácito (História I,16)

      O meu Zézito é apenas uma vitíma indefesa nas mãos destes neo-liberais com tiques facistas do governo comandados por empresários mafiosos...ai, o coitadinho!!

      A sorte, de todos nós democratas, é ele ter um amigo como Ex.mo Dr. Mário Soares para o defender desta infâmia...desta calúnia perpetrada por estes mafiosos que o Dr. Mário Soares sempre combateu como homem integro que é na defesa dos interesses nacionais. Os portugueses são uns sortudos terem um político deste gabarito e que nunca, nunca mesmo, se deixou vender aos interesses desses empresários mafiosos que lesavam o País. Um verdadeiro socialista dos sete costados!

      “Ricardo Salgado, de quem sou amigo, está calado e muito bem”. A afirmação, que remete para o silêncio do antigo presidente do BES no que toca ao colapso da instituição bancária, pertence ao histórico socialista e antigo chefe de Estado, Mário Soares, que, em breve entrevista ao i, falou sobre duas figuras polémicas que lhe são próximas.”

      “O BES, liderado por Ricardo Salgado, FOI O MAIOR DOADOR PARA A FUNDAÇÃO MÁRIO SOARES DESDE 2011, FINANCIANDO A INSTITUIÇÃO COM MAIS DE 570 MIL EUROS. O mecenato foi concedido através de dois contratos e faltará pagar uma prestação de 100 mil euros do último a ser assinado entre as duas instituições, possivelmente devido às dificuldades enfrentadas pelo banco.”

      OS LADRÕES DE BENS PARTICULARES PASSAM A VIDA NA PRISÃO E ACORRENTADOS; AQUELES DE BENS PÚBLICOS, NAS RIQUEZAS E NAS HONRARIAS. - MARCO PÓRCIO CATÃO (234 a.C. —149 a.C)

      Eliminar
  4. Sócrates, o Trapezista04 janeiro, 2015 19:57

    O Preso 44 pode dar as cambalhotas e as piruetas que quiser, mas a mim não me convence. Safou-se do Freeport, do Cova da Beira e do Face Oculta porque tinha lá os amigos de "avental" Noronha e Monteiro. Mas agora a impunidade finalmente acabou. Já não há amigos como o Carlinhos, não é? Vejam bem que o 44 pediu-lhe dinheiro várias vezes e em montantes elevados a título (diz o 44) de "empréstimo". Mas desconhece qual o montante em dívida. Diz que lhe vai pagar mas não diz quando nem como. E se não sabe o montante, como saberá ele se já liquidou a dívida? Os amigos até podem emprestar dinheiro uns aos outros, mas numa emergência e nunca para viver à grande em Paris. O Carlinhos foi um bom testa-de-ferro! E tudo isto sucedeu num governo PS!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a ver que o anonimo anterior que escreve com o nome SOCRATES O TRAPEZISTA sabe mais que o juiz ou os advogados ou tenta ....então diga lá qual são as provas que tem contra Sócrates as vezes a aversão a certas pessoas faz sonhar e arranjar provas sem elas existirem pois os amigos do psd e cds pp que tudo fizeram para o deter sem provas esses também dizem mentiras e que tem provas mas é só na cabeça porque concretas ninguém tem ainda pois assim você é o primeiro a tê-las então que denuncie a policia ou quem de direito ,e se for o caso de as não ter , QUE ESTEJA CALADO E NÃO DIGA AQUILO QUE NÃO SABE SÓ POR SER DE UM PARTIDO CONTRARIO ESTAMOS ENTENDIDOS OU QUER QUE FAÇA UM DESENHO .

      ADV, I. GRANDE LISBOA

      Eliminar
    2. Anónimo, usando a sua identidade, e metendo aqui um pouco a foice em seara que nem sequer me é alheia, porque sente o meu bolso e os dos meus, as provas estão aí bem á vista: ele é um dos que arruinou Portugal com as sua políticas e ajudas aos amiguinhos, PPPs e por aí fora.

      Digo eu, dizem os meus filhos que estão sem emprego e até os meus Pais que estão reformados, reformas as quais já levaram com uma martelada de uns 20% para ajudarem a pagar o que esse e outros gatunos nos roubaram.

      Capishe? ...

      Eliminar
    3. Isto faz-me uma confusão que nem imaginam. Será assim tão dificil ver o óbvio, o timming escolhido para a prisão do Sócrates foi bastante oportuno, tratou-se obviamente de uma data escolhida para coincidir com a eleição do Costa.
      Mas agora não me venham dizer que o homem é inocente, andou a viver com grande luxo com empréstimos de um amigo, mas será que somos assim tão ingénuos.
      Esteve envolvido numa série de negociatas e escapou a todas, até as escutas onde ele se ouvia foram destruidas e ainda o acham inocente. Todos sabemos que caso a justiça em portugal funcionasse e os corruptos na politica fossem presos ele provavelmente não seria o preso 44 mas para ai o 144, mas as coisas não são como queremos.
      Agora defender uma pessoa que com outras do mesmo bando, Costa inclusive arruinaram o país, será que estas pessoas que defendem os politicos com unhas e dentes têm noção do que fazem, não acham estranho o que se passa na AR e com os interesses lá instalados, será que ainda acreditam que fomos nós o povo pagador de impostos que levou o país á miséria.
      A sério, como patriota que sou peço ás pessoas que olhem á sua volta, são pessoas a remexer o lixo em busca de alimento, crianças que só comem na escola pois em casa não têm nada, muitas vezes com frio pois nem um casaco têm para vestir, idosos a passar fome e abandonados por causa das reformas miseráveis e ainda existe gente que se preocupa com o Sócrates, é mesmo triste o nosso fado.

      Eliminar
    4. https://www.youtube.com/playlist?list=PLPAKyd_5x-2uKzGZZdNP0hJOLBB8f3Jz0

      Eliminar
    5. as pessoas vivem com a cabeça mergulhada na areia para não ver o que socrates fez, está dentro da prisão e todos os dias lhes está a ir ao bolso, mas esta gente defende-o com garram, preferem que os filhos passem fome do que verem o socrates sem um mercedes novo, em breve farão um peditório para oferecer um mercedes novo ao socrates.


      Informem-se em vez de defender a corrupção
      https://www.youtube.com/watch?v=3jABk06hDO8

      que mais provas precisam? Leiam o DR... como diz Paulo Morais.

      https://www.youtube.com/playlist?list=PLPAKyd_5x-2uKzGZZdNP0hJOLBB8f3Jz0

      Eliminar
    6. Zézito, o meu menino de ouro10 janeiro, 2015 00:01

      "patere quam ipse fecisti legem" - Suporta a lei que tu próprio fizeste

      Ai coitadinho do meu Zézito, assim com tanta gente importante contra ele ...o desgraçadito, valha-nos Deus...até os bandidos do PSD e do CDS/PP montaram uma "cavala" para o prender...ai jesus, logo ele um santo que estudou tanta filosofia em Paris...tanto sacrifício pelo País e pelos portugueses e esses malandros do PSD prenderam sem provas o homem. Deste o Freeport, depois a face oculta, que perseguem o nosso querido Zezito, o engenheiro, o filósofo, o humanista, o socialista, o democrata...uma infâmia criada por esses intrujões do PSD/CDS-PP que o odeiam de morte...canalha!!

      https://www.youtube.com/watch?v=dezvj8pIdW0#t=17

      “Nem sequer fomos contactados para representar José Sócrates”, assegurou Proença de Carvalho, afirmando, porém, que o ex-primeiro-ministro continua a ser seu cliente em vários outros casos – nos quais é queixoso, e não suspeito. Muitas destas acções são contra órgãos de comunicação social.

      O advogado Proença de Carvalho tem, porém, um currículo que ultrapassa a esfera da advocacia, tendo desempenhado vários cargos a nível político e empresarial. Foi ministro da Comunicação Social no Governo (1978/79) liderado por Mota Pinto (PSD), presidente da RTP entre 1980 e 1983 e presidente do conselho de administração da Arpad Szènes-Vieira da Silva (1993/2007). Actualmente é presidente da assembleia geral da Galp Energia, da Socitrel e da Renova. “ - Público

      “Sócrates. 'O Menino de Ouro do PS', biografia do primeiro-ministro da autoria da jornalista Eduarda Maio, foi ontem(01 julho 2008) lançada em Lisboa. Dias Loureiro, ex-ministro do PSD, conselheiro de Estado designado por Cavaco, multiplicou-se em elogios a Sócrates e ao seu "optimismo, que faz bem a Portugal"

      Loureiro acha que optimismo do PM faz bem ao País

      Manuel Dias Loureiro, empresário, "barão" do PSD, conselheiro de Estado indicado pelo Presidente da República, mais parecia, ontem, um fervoroso militante socialista.

      No lançamento de uma biografia de José Sócrates da autoria da jornalista Eduarda Maio, sob a chancela da Esfera dos Livros, o ex-ministro elogiou a autora do livro ("uma investigação exaustiva" que é "fácil de ler") mas em relação ao próprio biografado foi verdadeiramente hiperbólico(...)

      Mas Dias Loureiro elogiou também as características políticas de Sócrates. Por exemplo, a sua "atenção aos detalhes". "Só quem está atento aos detalhes pode fazer grandes coisas. Essa é uma característica dos grandes homens." Elogiou-lhe também a "sensatez" e a "prudência" e ainda o seu "optimismo": "O optimismo de Sócrates faz muito bem a Portugal". - Diário Notícias

      Aequalis aequalem delectat. - Igual com igual se apraz.
      Furem fur cognoscit, et lupum lupus. - Lobo não come lobo.

      "PIOR DO QUE TER UM EX-PRIMEIRO-MINISTRO PRESO É TER O ACTUAL À SOLTA!"


      Eliminar

Olá caro leitor, obrigada por comentar... sei que apetece insultar os corruptos, mas não é permitido. Já não podemos odiar quem nos apetece... (enfim) Insultem, mas com suavidade.
Incentivos ao ódio, à violência, ao racismo, etc serão apagados, pois o Google não permite.