REGALIAS SEM SENTIDO NA TAP E OUTRAS EMPRESAS PÚBLICAS

"A Soflusa dá mais de 100 mil viagens grátis por ano. 
Os filhos dos sete mil trabalhadores da TAP não pagam bilhetes de avião nesta operadora aérea até aos 25 anos e alguns mantêm a regalia mesmo depois de os pais já se terem reformado. Na Carris, estar de baixa compensa porque a empresa garante ao trabalhador o salário sem descontos.
Numa altura em que um relatório revela que as empresas públicas ou controladas pelo Estado devem mais de 38 mil milhões de euros, em que as administrações têm de reduzir as despesas em 15% e cortaram 10 % nos salários, a manutenção de algumas destas benesses é considerada ainda «mais escandalosa».«Há situações que são imorais. E que têm vindo a acumular-se ao longo dos anos», afirma Marques Mendes. Muitos desses privilégios foram herdados do antigo regime, adaptados e renegociados em acordos de empresa com os sindicatos: «A maior parte das administrações destas empresas foi conivente com a situação. Foram pactuando e acrescentando regalias», recorda o ex-líder do PSD.Marques Mendes defende, por isso, que este é o momento para se alterarem certos benefícios: «A situação é de emergência e as empresas não têm condições para continuarem a manter regalias que não são financeiramente suportáveis. Se se cortam salários, porque não se cortam regalias?».fonte

Actualizado (12/11/2013) Viagens financiadas para familiares de trabalhadores dos transportes
O ministro da Economia, António Pires de Lima, esclareceu que “não vai ser sonegado aos trabalhadores e familiares das empresas de transportes o direito a puderem ser financiados nas viagens que fazem”. Pires de Lima anunciou aliás que esse subsídio vai aumentar. fonte
Para conhecer a afronta de mais regalias, consulte este link a não perder.
(Acrescento que as regalias das viagens grátis também abrangem os maridos ou "namorados", não apenas os filhos. E dessa forma há muito mais pessoas que usufruem dessas viagens grátis, basta dizer que são namorados.
A somar aos salários dos funcionários existem vários subsídios que engordam o que se recebe, por exemplo o subsidio de aterragem, ou de pernoita, que contam a dobrar aos domingos e feriados.
A TAP, possui ainda acordos com hotéis de 5 estrelas, que oferecem descontos de 50% a todos os funcionários e acompanhantes, nas férias, desconheço as contrapartidas que a TAP tem que pagar para ter o desconto.)
Quanto ganha um piloto da TAP? Pilotos da TAP têm salário médio mensal bruto de 8.600 euros. 26/09/2009
"Segundo o jornal económico, os pilotos da TAP ganham em média 8600 euro por mês. Segundo outras fontes o salário médio de uma hospedeira ronda os 4500 euro.Um piloto entra para a Lufthansa com um salário aproximado de 3000 eur e no topo de carreira chega aos 8000. Aqui importa recordar que na TAP o salário médio é superior ao topo de carreira na maior companhia do mundo. Fora outras regalias como o prémio de reforma (20000 eur), etc."

NA CP, E ESTA SERVE APENAS DE EXEMPLO, QUE PERMITE DEDUZIR AS REGALIAS DAS RESTANTES E.P.
«O salário dos maquinistas, por exemplo, engloba abonos de produção, subsídios fiscais, ajudas de custo e subsídio de agente único», explica fonte oficial da empresa pública. «Só por se apresentar ao trabalho, cada maquinista recebe mais de seis euros por dia, devido ao subsídio de assiduidade».Os diversos subsídios são resultado das negociações entre as várias administrações que têm passado pela empresa e os sindicatos de trabalhadores ao longo dos anos. Ao todo, representam mais de metade – 54,3% – dos encargos totais com salários.Apenas em subsídios de condução, a CP gasta cerca de 4 milhões de euros, aos quais se juntam 2,4 milhões de euros em prémios de condução e 3,3 milhões de euros em prémios de chefia. Já as diuturnidades (antiguidade) custam 3,3 milhões de euros à empresa e os gastos o pagamento por trabalho em dias de descanso não compensados ascendem aos 4,5 milhões de euros.
Os trabalhadores da CP dispõem de 195 itens que contribuem para ‘engordar’ a sua remuneração variável no final do ano. O número atípico de apoios, ajudas e subsídios tem contribuído para que a empresa engrosse a factura com remunerações. Em 2009 foi de 104,5 milhões de euros anuais FONTE

OS JUÍZES TAMBÉM SOFREM
"Recebem um subsídio de renda de casa no valor de 700 EUR mensais, mesmo que residam em casa própria. E, se forem casados com outro magistrado, habitando em casa própria cada um deles recebe esse subsídio (logo, 1400 EUR). A situação atinge mesmo o absurdo já que até os magistrados aposentados incorporam esse subsídio nas suas reformas, nas mesmas condições dos que se encontram no activo. Mais ainda: O subsídio de renda de casa dos magistrados está isento de IRS, após acórdão do STA, ou seja, decisões dos magistrados." FONTE
Outras regalias em empresas públicas, apesar dos resultados ruinosos.

3 comentários:

  1. http://www.noticiasaominuto.com/economia/62202/trabalhadores-da-tap-saem-mais-baratos-que-os-das-low-cost

    Cara Zita, parece-me que pode ser interessante o artigo sobre os vencimentos da TAP (ver no link acima).


    P.S.: Em 2013 sairam da TAP algumas dezenas de funcionários com 10/15/20 anos de casa para companhias no estrangeiro concorrentes (Alemanha, Inglaterra, Suiça, Singapura, Dubai, Kuwait, Malásia, Austrália, etc). Parece-me que uma das razões que os levou a isso não teve nada a ver com o facto de terem regalias a mais!!!


    Abraços,

    AMC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os dados do link que me envia são de 2013, este texto aqui postado por mim é de 2011. Ou seja calcula-se que já tenha havido cortes, e o facto de ter havido saída de funcionários também altera a realidade de 2011.
      O assunto é importante, mas para elaborar um novo artigo, a este não altera nada, pois são realidades temporais diferentes.
      Mas obrigada, gosto sempre de saber dados novo sobre os assuntos.

      Eliminar
  2. TEMOS OS POLITICOS QUE MERECEMOS SOMOS NÓS QUE OS MOLDAMOS
    UM POVO QUE NÃO VOTA NEM SABE USAR O VOTO JAMAIS SERÁ REPRESENTADO, TEMIDO OU SEQUER RESPEITADO E JAMAIS SABOREARÁ AS VANTAGENS DA DEMOCRACIA...
    Em Portugal vence sempre a abstenção e a ignorância e os corruptos.
    O povo não sabe que o voto não serve apenas para votar a favor dos que mais se apoiam, serve também para votar contra os que mais roubam e mentem.
    O critério decisivo da democracia é a possibilidade de votar contra os partidos que há 40 anos destroem o país
    Karl Popper, sobre democracia, responsabilidade e liberdade.
    (…)
    Inicialmente, em Atenas, a democracia foi uma tentativa de não deixar chegar ao poder déspotas, ditadores, tiranos. Esse aspecto é essencial. Não se tratava, pois, de poder popular, mas de controlo popular. O critério decisivo da democracia é – e já era assim em Atenas – a possibilidade de votar contra pessoas, e não a possibilidade de votar a favor de pessoas.
    Foi o que se fez em Atenas com o ostracismo. (…)
    Desde o início que o problema da democracia foi o de encontrar uma via que não permitisse a
    ninguém tornar-se demasiado poderoso. E esse continua a ser o problema da democracia. (…)

    ARTIGO COMPLETO: http://apodrecetuga.blogspot.com/2015/09/o-criterio-decisivo-da-democracia-e.html#ixzz3qcV7Aoi8

    ResponderEliminar