Amorim e Isabel dos Santos, nova dona do BPN devem dinheiro ao BPN??

Isabel Santos BPN Angola deve dinheiro
Isabel dos Santos/BIC/BPN
A noticia...
"O homem mais rico de Portugal e a Isabel Dos Santos, também foram ao “pote” do BPN, buscar 1,6 mil milhões de euros, que ainda não pagaram.
O BE diz que tomou conhecimento do crédito recentemente através da comunicação social, pelo jornal i, onde foi revelado que «o crédito, na ordem dos 1,6 mil milhões de euros, teria sido concedido pelo BPN à Amorim Energia em 2006», acrescentava ainda «que o empréstimo não chegou a ser pago pela 'holding' ao BPN, mantendo-se assim a dívida de 1,6 mil milhões de euros» durante o período em que o banco esteve na posse do Estado. A Amorim Energia é uma 'holding' detida «não apenas por Américo Amorim» e que tem como accionistas a Santoro Holding Financial, de Isabel dos Santos, e a Sonagol. «Como é conhecido, a Santoro Holding Financial, além de accionista da Amorim Energia, é também accionista maioritária do Banco Internacional de Crédito (BIC), a quem o Estado irá vender o BPN», notam os bloquistas. «Desta forma, a venda do BPN, com os seus créditos, ao BIC, poderá implicar que o crédito de 1,6 mil milhões de euros seja pago pela Amorim Energia a um banco que tem como principal accionista a própria devedora», escreve o deputado João Semedo, para quem o caso, a confirmar-se, «acrescenta mais um episódio inaceitável de falta de transparência associado a todo o processo de reprivatização do BPN». 
 fonte

O desmentido da noticia que publico, para que todos possam julgar por si.

"Américo Amorim volta a explicar que não tem dívidas por liquidar no BPN"
Face a notícias, totalmente falsas e sem qualquer tipo de fundamento, que nos últimos dias têm sido veiculadas de forma leviana e sem qualquer base de sustentação real, sobre o endividamento, no passado, entre o grupo Amorim, a minha pessoa ou de empresas a que estou ligado, e o grupo BPN, nomeadamente o seu banco, venho por esta forma desmentir categoricamente tais insinuações", diz.
Américo Amorim responde assim ao deputado do Bloco de Esquerda, João Semedo, que ontem apelidou a venda do BPN ao Banco BIC, da qual Américo Amorim é accionista, de "venda por favor". DN

ACTUALIZAÇÃO - 18 OUTUBRO, 2013
BIC comprou BPN com crédito do próprio banco
O crédito depois foi anulado pelos acionistas que receberam o “empréstimo”, numa “redução de capital”. Manobras efetuadas são detalhadas numa reportagem da “Visão”, que seguiu as pistas de uma questão levantada por João Semedo.

A questão fora feita pelo deputado e coordenador do Bloco à ministra Maria Luís Albuquerque em julho deste ano: o banco BIC, que comprou o BPN por 40 milhões de euros, usou o dinheiro do próprio BPN para pagar a conta? A pergunta justificava-se: pouco depois da transação, houve uma fusão entre os dois bancos onde ocorreu uma redução de capital de... 40 milhões de euros. Por outras palavras, os seus acionistas – os maiores são Américo Amorim (25% do capital), Isabel dos Santos (25%), Fernando Teles, CEO do BIC Angola (20%) – retiraram esse valor do banco.
Uma reportagem desta semana da revista Visão procura dar uma resposta a esta questão, fazendo o ponto da situação de uma “daquelas histórias cujo enredo se complica sempre”.

Antes da venda, Estado português injetou 600 milhões
Os factos são estes: antes de vender o BPN, o Estado português injetou nele 600 milhões de euros para “recapitalizá-lo”. Note-se que esse valor foi exagerado até para as exigências da Comissão Europeia, porque colocou os rácios de capital num patamar “significativamente superior ao mínimo regulamentar”. Para se ter uma ideia do que isto representa, os novos cortes salariais dos funcionários públicos previstos no Orçamento de 2014 representam 646 milhões de euros.

30+370=400, certo? Errado!
Depois desta recapitalização, o banco foi vendido ao BIC por 40 milhões. Logo em seguida, os seus acionista decidiram comprar o total das ações do BPN e pediram-lhe emprestado o dinheiro para as comprar; em seguida, os dois bancos fundiram-se; o BIC tinha cerca de 30 milhões de capital próprio e o BPN 370. Total: 30+370=400, certo? Errado: o resultado é 360 milhões, porque os acionistas fizeram uma redução de capital de 40 milhões, extinguindo o crédito feito aos acionistas para comprar o BPN.

Por trás das manobras complexas, parecem restar poucas dúvidas de que os acionistas do BIC usaram o dinheiro que o Estado português depositou no BPN para o comprar. As contas são claras, e o resto são, digamos, subterfúgios técnicos.

A Visão ouviu o comissário europeu da Concorrência, que afirma que “a redução do capital não resultou num pagamento aos acionistas... mas essa avaliação requer uma análise mais detalhada das circunstâncias exatas”.

Buraco maior
Entretanto, o buraco não fica por aí: as cláusulas da venda, que segundo a Visão, são secretas, obrigam o Estado a continuar a pagar parcelas substanciais da atividade do novo banco. A conta, segundo a revista, já está em 24 milhões, mas a ministra das Finanças estimou em julho que o Estado ainda terá de gastar 158 milhões de euros com responsabilidades contingentes e mais 41 milhões de euros com potenciais custos com litígios judiciais. Um total de 199 milhões de euros, a que se soma mais um buraco de cem milhões de duas linhas de crédito do BPN ao BPN Crédito e ao banco Efisa, que o BIC rejeitou quando comprou o banco.
Até agora, o buraco do BPN já custou 5,3 mil milhões de euros – muito mais que os cortes orçamentais de 3,9 mil milhões do OE'2014. Mas a novela não chegou ao fim. O buraco pode chegar aos 8 mil milhões. FONTE

3 comentários:

  1. Sabiam que os angolanos, que compraram o semanário sol, 15% da Cofina, já já praticamente donos da Contolinvest - Diário de Noticias, Jornal de Noticias e TS - Para já, ainda não são maioritários, mas esse o segundo e derradeiro golpe - Fazem isto, com descrição, para que continuemos a engolir o gato da media por lebre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. por isso o semanário SOL apagou a noticia sobre o link em cima

      Eliminar
  2. País Onde Roubar, Tirar, Usurpar, Gamar e Aldrabar é Legal...será PORTUGAL...

    ResponderEliminar

Olá caro leitor, obrigada por comentar... sei que apetece insultar os corruptos, mas não é permitido. Já não podemos odiar quem nos apetece... (enfim) Insultem, mas com suavidade.
Incentivos ao ódio, à violência, ao racismo, etc serão apagados, pois o Google não permite.