Os excessos do passado, o regabofe dos dinheiros públicos devassados.

politicos vivem á grande povo paga
  Aguenta, tens que pagar a bodega que fizemos 
"Estamos a pagar por termos andado a viver à grande e à francesa", é esta a ideia que os nossos governos têm andado a vender aos cidadãos, gerando neles a culpa pelo buraco das contas do estado. É imperioso que os portugueses interiorizem essa culpa, para permitir acatar pacificamente os sacrifícios impostos.
E as pessoas compraram e interiorizaram esta ideia idiota, de que o povo viveu à grande... e é culpado. Acatam e divulgam ecoando aos 7 ventos que "fomos abusadores, pois tínhamos telemóveis, carros e TV!!!"
O mais irónico é que esta frase manipulada, oculta toda verdade, alguém viveu à grande, e em boa verdade alguém está a pagar por isso. 
A frase mente por omissão. Omite o sujeito... Vejamos como deveria ser proferida - Nós, políticos e gestores públicos, andamos a viver à grande e à francesa e agora vocês, povo vão ter de pagar por isso. 
Cavaco Silva, em várias intervenções públicas fez questão de difundir esta ideia... para que o povo a interiorize bem...
"O Presidente da República diz que os portugueses foram “demasiado negligentes” e estão hoje a sofrer as consequências de “uma vida fácil” Sapo 
Correcção - Os políticos e gestores públicos foram demasiado negligentes e com uma vida fácil, e o povo está hoje a sofrer as consequências. 




Estes são apenas alguns exemplos da negligência e abuso, dos governos, pelas quais nós teremos muito que pagar e penar. 
Tendo em conta que este é um quadro que se pratica em todas as empresas públicas, resta multiplicar estes exemplos por muitos.
Pode ainda consultar a lista aqui no blog, ao lado direito a coluna onde se divulgam muitos outros casos de negligência... é só somar e perceberá o que teremos que pagar.

1 - A REN, Redes Energéticas Nacionais, convém lembrar, é uma empresa criada artificialmente à custa da EDP como outras que por aí pululam que nem pipocas, que passou a assumir a responsabilidade da rede eléctrica (os postes e as linhas). Pelo caminho criam-se mais umas dezenas de "tachos" para os amigos. É uma empresa que opera - e operará - sem qualquer concorrência. Mesmo assim, segundo o "Correio da Manhã", os cinco administradores executivos da REN receberam, em 2008, quase 1,34 milhões de euros em prémios de gestão!
2 - "Apesar de já ter deixado a presidência da REN, cargo agora ocupado por Rui Cartaxo, José Penedos teve direito a prémio na empresa pública. O arguido no processo "Face Oculta" recebeu 243 750 euros de bónus no final do ano passado. A este valor soma-se ainda um salário de quase 27 mil euros por mês na companhia, o que totaliza 621 mil euros de remuneração.
No total, a REN atribuiu quase 3,2 milhões de euros em salários e prémios aos seus administradores, quer executivos quer não executivos, embora estes últimos não tenham direito a bónus. Só em prémios, os gestores receberam, na totalidade, mais de um milhão de euros. DN
3 - "Visão" noticiava que a remuneração dos gestores das maiores empresas nacionais havia aumentado. O salário médio de cada administrador foi de 810.891 euros, ao longo de 2008. Um rendimento 136 vezes superior ao de uma pessoa que tivesse auferido o salário mínimo em vigor durante o mesmo ano.
4 - Administradores aumentados 65%, mesmo quando dão milhões de prejuízo? Presidente da Carris e seus vogais foi quem teve o maior aumento salarial, 65%.
Presidente passa a receber 6923,26 euros os vogais 6028,52 euros. Em 2008, a Carris apresentou um prejuízo de 17 milhões de euros e em 2009 esse montante ascendeu aos 41 milhões de euros.
Na CP, os prejuízos ascenderam em 2008 aos 190 milhões de euros.
Na Administração do Porto de Lisboa, os aumentos foram menores, mas igualmente milionários. Natércia Cabral, a presidente, passou a ganhar 6357,48 euros e os vogais 5438,52 euros, uma subida de 34% e de 29%, respectivamente. CM
5 - Ana Maria Fernandes a CEO (directora executiva) da EDP renováveis, auferia um salário milionário.
Com uma remuneração anual fixa de 384 mil euros para 2008, à qual acrescia uma contribuição para o plano de pensão e ainda um prémio anual e um prémio plurianual para períodos de três anos, cada um dos quais até uma verba máxima de 100% do salário base.
Ou seja, se todos os seus objectivos de desempenho forem cumpridos, Ana Maria Fernandes receberá mais de 1,1 milhão de euros no seu primeiro ano como presidente de EDP Renováveis.
São quase 2.000 salários mínimos ou seja o trabalho de 143 anos pelo salário mínimo. Como é possível?
Recebeu um bónus anual de 209 mil euros em 2010 e mais que duplicou o vencimento face a 2009. FONTE
6 - Portugal paga muito bem, para nos falirem.
"...  os portugueses comuns (os que têm trabalho) ganham pouco mais de metade (55%) do que se ganha na zona euro, mas os nossos gestores recebem, em média:
- mais 32% do que os americanos;
- mais 22,5% do que os franceses;
- mais 55 % do que os finlandeses;
- mais 56,5% do que os suecos"
(dados de Manuel António Pina, JN) fonte
7 - "Estado gasta mil milhões com 14 empresas públicas entre 1993 e 2009, onde se incluem várias Polís, Sociedades de Reabilitação Urbana (SRU) e o Grupo Parque Expo 98, refere uma auditoria do Tribunal de Contas. fonte
9 - O TC estranha que numa situação económico-financeira débil se façam gastos de 4,8 milhões de euros com viaturas de serviço, prémios de incentivo, 478 mil dos quais respeitantes a combustível. fonte
10 - Jorge Coelho‘deu’ à Mota-Engil maiores negócios das SCUT e posteriormente tornou-se presidente executivo da Mota-Engil. e muitas mais folias....
11 - 121 Milhões de euros seria quanto teria poupado o estado se em vez de comprar licenças de software à Microsoft optasse por software livre. fonte
12 - PAULO CAMPOS DEVIA RECEBER O PRÉMIO DA GENEROSIDADE EXTREMA. DISTRIBUI CARGOS PÚBLICOS E DINHEIRO PÚBLICO SEM DÓ NEM PIEDADE. fonte
13 - BPN / SLN eram uma teia que continua a destruir tudo que envolva dinheiro do estado. BPN/SLN foi a forma mais disfarçada e simultaneamente mais descarada, que os políticos encontraram, de colocar o dinheiro do ESTADO, ao serviço do enriquecimento ilícito, da nossa elite de políticos e companhia. fonte
14 - O GOVERNO CONSTRUIU O AEROPORTO EM BEJA, UM INVESTIMENTO PREVISTO DE 35 MILHÕES que já ascendeu os 74 milhões!? AGORA ESTÁ ÁS MOSCAS E SÓ ABRE AO DOMINGO DE MANHÃ!!! RENTÁVEL HEIN...fonte
15 - 400 viaturas topo de gama, usadas para luxos dos que gerem as AP. Incluindo despesas de combustível que só um deles atinge 7 mil euros por ano!!!! fonte
16 - Imaginem quantos cartões de credito são distribuídos por este país fora, a funcionários sem moral e ética, imagine quantos dinheiros públicos são usados para se viver vidas de luxos e ainda distribuir por amigos e empregados. 
Dinheiro publico usado para obras em casa, livros, jantaradas, viagens amigos, prendas, etc etc
A IMPUNIDADE A PROMISCUIDADE E O ABUSO EM TODO O SEU ESPLENDOR. a lista do abuso
17 - Compra propriedade ao estado por 11 milhões e vende-a logo a seguir por 21 milhões. continuar a ler
18 - 32 milhões de aumento para os deputados.
19 - As ridículas regalias de um império que vive num oásis surreal, aparte do resto do país que se desmorona na miséria para sustentar palácios de ostentação - Banco de Portugal!
20 - As mordomias ofensivas "conquistadas" numa luta desleal entre políticos e o vazio jurídico, e que em nenhum outro sector laboral se aplicam, no primeiro minuto deste video.

Não me alongarei mais, pois todos os links da coluna ao lado, são exemplos do que se tenta provar... 
Eles viveram à grande e à francesa, geriram com negligência um país e um povo, e agora e sempre, o povo paga.
Marques Mendes escreveu "Diz-se que determinada empresa é tutelada pelo Estado, mas o Estado não tem meios para tutelar nem fiscalizar nada. As empresas estão em auto-gestão, por isso é que há grandes orçamentos não controlados e um grande regabofe nas empresas públicas". fonte

3 comentários:

  1. E o que estamos à espera para acabar com isto tudo?????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. BASTAVA O POVO SABER COMO SE VOTA CONTRA OS PARTIDOS CORRUPTOS E PORTUGAL SERIA LIMPO DA CORRUPÇÃO. VOTEM EM PARTIDOS SEM ASSENTO PARLAMENTAR SÓ ISSO TEM VALOR E PUNE OS PARTIDOS CORRUPTOS. Nos paises menos corruptos do mundo a democracia funciona porque as pessoas sabem votar e usam o voto, 90% votam... aqui só temos eleitores ignorantes por isso quem não funciona são os eleitores e não a democracia.
      A abstenção afinal obtém um resultado contrário, ao que pretendem os abstencionistas
      Por isso, o que me chateia na vossa abstenção é a falta de colaboração num trabalho importante. Não é uma questão de direitos ou deveres cívicos em abstracto. O problema é concreto. Temos uma tarefa difícil, da qual depende o nosso futuro, e vocês ficam encostados sem fazer nada.
      Isto tem consequências graves para a democracia. Quando a maioria não quer saber das propostas dos partidos, está-se nas tintas para o desempenho dos candidatos e nem se importa se cumprem os programas ou não, o melhor que os partidos podem fazer para conquistar votos é dar espectáculo. Insultarem-se para aparecerem mais tempo na televisão mentirem para agradar. Vocês dizem que se abstêm porque a política é uma palhaçada mas a política é uma palhaçada porque vocês não votam. Vocês não exercem o vosso dever de votar contra quem faz mal ao país. O vosso de dever e direito de punir os que lesam o país nas urnas.
      A culpa é vossa porque não é preciso muita gente votar em palhaços para os palhaços ganharem. Basta que a maioria não vote.. Basta abanar o pano da cor certa e, se mais ninguém vota, eles ficam na maioria. Mas se vocês colaborassem e se dessem ao trabalho de avaliar as propostas, julgar e punir os partidos que há 40 anos destroem o teu país, se os responsabilizassem pelas promessas que fazem e votassem contra os que mentiram, deixava de haver palhaços, interesseiros e imbecis na política.
      MAIS ARTIGOS SOBRE CIDADANIA E EDUCAÇÃO CIVICA, NESTE LINK, APRENDA A VIVER EM DEMOCRACIA SE QUER QUE ELA FUNCIONE::.. INFORME-SE VEJA ESTE LINK http://apodrecetuga.blogspot.pt/2015/10/percebam-que-abstencao-afinal-obtem-um.html#.WM_ogfmLTIU

      ARTIGO COMPLETO: http://apodrecetuga.blogspot.com/2012/03/aristocratas-arrogantes-e-petulantes.html#ixzz4cBcYCbtr

      Eliminar
  2. Ernesto de Vasconcelos19 setembro, 2012 15:15

    Segundo dizem e já é uma frase feita "O 25 de Abril foi mto bom pois temos liberdade de expressão."e de que nos serve (ao povo)ninguêm nos ouve!!;a pergunta é "e a liberdade de acção e intervenção onde está??"Estamos num beco sem saída e concordo na integra com o artigo e sei por infelizmente por ouvir q mta gente pensa de forma manipulada que estamos a pagar um erro de todo um povo quando a verdade é que o dinheiro está na mão de meia duzia,vivemos de justificações quando precisamos é de soluções q no fundo sabemos quais são!!vivêmos açaimados e com redea curta,onde cada um pensa em si somente,têmos censura,perseguição laboral e intelectual como dizem q só acontecia no regime;A solução seria de todo um povo implementar medidas de aústeridade a todos os colarinhos brancos com as devidas consequências.

    ResponderEliminar

Olá caro leitor, obrigada por comentar... sei que apetece insultar os corruptos, mas não é permitido. Já não podemos odiar quem nos apetece... (enfim) Insultem, mas com suavidade.
Incentivos ao ódio, à violência, ao racismo, etc serão apagados, pois o Google não permite.