A construção da Ponte Vasco da Gama, a primeira parceria público-privada, foi um negócio ruinoso para o estado português.
1º Tudo começou Com base numa mentira, convenceram o povo que o estado não tinha dinheiro para construir a ponte e tinham que ser os privados a fazê-la.
(Já é hábito mentir aos portugueses, como foi o caso BPN (Ponto 34) quando fizeram crer que era forçoso, para bem do país, nacionalizar/ oferecer o buraco BPN ao povo, com base em estudos falsos.)
2º No entanto o estado é que entrou com a maior parte do dinheiro, os privados entraram com apenas 1/4 dos 897 milhões de euros. Com a ajuda do Fundo de Coesão da União Europeia (36%), mais a receita das portagens da Ponte 25 de Abril (6,0%) e mais um empréstimo do Banco Europeu de Investimentos (33%).
3º Quem acabou por investir foi o estado. E o privado com a sua pequena contribuição obteve os frutos todos da colheita. Ou não tivesse sido um ex-ministro das obras a negociar.... Que depois ficou a trabalhar para o "inimigo".
4º Só em 2010, as receitas das portagens atingiram quase 75 milhões de euros. Para o estado... nada.
5º Mas não contente com os lucros e com a desculpa de que era necessário "a reposição de reequilíbrio financeiro" os concessionários privados aproveitaram para exigir mais vantagens e o estado aceitava!
6º Ainda antes da assinatura do contrato de concessão, já o estado atribuía uma verba de 42 milhões de euros à Lusoponte para a compensar por um aumento de taxas de juro. Mas os benefícios de taxas mais baratas, esses reverteram sempre e apenas para a Lusoponte. Segundo aquele contrato, a concessão não incide sobre as pontes existentes mas sobre a travessia do Tejo (como o nome da empresa reflecte: Lusoponte - Concessionária para a Travessia do Tejo, S.A.), isto é, a LUSOPONTE TEM DIREITOS SOBRE QUALQUER FUTURA TRAVESSIA.
7º Sem razão aparente, o estado prolongou ainda a concessão por sete anos, provocando perdas que foram superiores a mil milhões. E muito mais prejuízos decorrentes de favorecimentos à Lusoponte.
8º " Aqui chegados, só há agora uma solução justa: a expropriação da Ponte Vasco da Gama, devolvendo aos privados o que lá investiram. As portagens chegam e sobram para tal. Não se pode é continuar a permitir que, por pouco mais de duzentos milhões de euros, uns tantos senhores feudais se tornem donos de uma ponte que não pagaram, cativem as receitas da "25 de Abril" e sejam donos do estuário do Tejo por toda uma geração." Artigo baseado neste de Paulo Morais
9º Aquando das respectivas inaugurações, o Estado Português comprometera-se a abolir as portagens quando as pontes estivessem completamente pagas, isto é, completado o serviço de dívida às instituições financiadoras. Ainda antes do 25 de Abril, e paga a ponte de Vila Franca, o Estado cumpriu a promessa: foram abolidas as suas portagens.
Em Lisboa, cumprido o serviço de dívida já depois do 25 de Abril, ESTES SENHORES NÃO SÓ IGNORARAM A PROMESSA DO ESTADO PORTUGUÊS COMO USARAM A PONTE COMO FONTE DE ESCANDALOSO RENDIMENTO PARA A LUSOPONTE.
9º Aquando das respectivas inaugurações, o Estado Português comprometera-se a abolir as portagens quando as pontes estivessem completamente pagas, isto é, completado o serviço de dívida às instituições financiadoras. Ainda antes do 25 de Abril, e paga a ponte de Vila Franca, o Estado cumpriu a promessa: foram abolidas as suas portagens.
Em Lisboa, cumprido o serviço de dívida já depois do 25 de Abril, ESTES SENHORES NÃO SÓ IGNORARAM A PROMESSA DO ESTADO PORTUGUÊS COMO USARAM A PONTE COMO FONTE DE ESCANDALOSO RENDIMENTO PARA A LUSOPONTE.
PAULO MORAIS EXPLICA COMO OS GOVERNOS DÃO DINHEIRO DOS PORTUGUESES, AOS PRIVADOS, ATRAVÉS DAS PPP
Na realidade as PPP não são mais do que o colocar o dinheiro do estado à disposição dos amigos, para eles construírem mega obras. Mais grave ainda.... serve de desculpa para que o estado pague prejuízos e lucros aos ditos parceiros, que exploram essa mega obra... Parceiros que não passam de parasitas e larápios.
Um exemplo, simplista, para se entender o ridículo... o abuso... o descaramento.
Um amigo dizia que queria construir uma ponte que custava 900 milhões mas ele só tinha 200. Esse amigo, sugeria então que tu entrasses com o que faltava aos 200 milhões. Tu aceitas...
Depois de construída, tu, o sócio que entrou com 700 milhões não tens direito a nada de positivo que advenha do negócio. Já o que entrou com apenas 200 milhões, tem direito ao lucro todo. Tu estado, ficas com os empréstimos para pagar, as flutuações dos juros, os prejuízos, as rendas, prémios, a manutenção... tudo o que o privado se lembrar de meter no contrato.
Entretanto o sócio dos 200 milhões, encomenda um estudo falsificado onde mostra que a estrada vai ter um tráfico de 10 mil carros e que portanto vai dar X de lucro... o estado compromete-se a pagar ao privado directamente esse valor(renda fixa)..
Depois da estrada construída descobre-se que afinal nem metade dos carros a usam e portanto o negócio dá pouco lucro ou até prejuízo, por isso o privado, tem direito de exigir, a ti, o amigo sócio burro (estado), que lhe pagues o prejuízo... e já agora 14% ou 18% de lucro garantido. Mesmo que não passe um carro na ponte, tu, o amigo otário (estado) pagas-lhe o lucro que ele exigiu!!!
Qual era o sócio que aceitava estas condições? Pois claro que nenhum sócio aceitava estas condições e o estado apenas as aceita porque é gerido pelo inimigo. Porque é gerido por abusadores que não dão valor ao dinheiro e sacrifícios do povo. Como diz Caiado Guerreiro, neste video, só um deficiente ou um criminoso, assinava um contrato destes.
E é assim com os hospitais, com as autoestradas, com as pontes, barragens, etc etc
Este esquema tem-se revelado a forma mais eficaz de transferir dinheiro do estado para os amigos.
Mais sobre o tema
- video-que-desvenda-como-o-estado distribui os nossos impostos
- tribunal-de-contas-conclui-que-os negócios do governo lesam estado
- 10-mil-milhões-de-euros-duvidosos
- Exclusividade ofensiva
SE EU FOSSE DITADOR, ERA TUDO INVESTIGADO, E PRESO, E OS CONTRATOS UMA TRIÇÃO AO PAIS E SERIAM PUNIDOS COMO TAL...
ResponderEliminarE MARIO SOARES,, ALIAS, AS FAMILIAS CONHECEM-SE BEM,
ResponderEliminarDESDE O BLOCO DE ESQUERDA,A TE AO BLOCO DIREITA,
TUDO APRASITAS...
PARTIDOS É APENAS UMA FACHADA,
NAO SEI COMO POLITICOS SE ASSENTAM TODA A VIDA NA ASS DA REPUBLICA E FAZEM DAQUI8LO "TRABALHO".
AFINAL ELES NEM GESTORES SAO OU TEM CAPACIDADE PARA TAL..
PORTUGAL UM APIS DO TERCEIRO MUNDO, E UM PAIS DAS BANANAS.
QUEM ESTA A DAR CABO DO PAIS
ResponderEliminarSAO OS "FUNCIONARIOS" PUBLICOS...E OS PARASITAS QUE LA ANDAM TODA A VIDA E OS QUE FAZEM NEGOCIOS RUINOSOS PARA O ESTADO...
Viva a república das e dos bananas!...Decadência deste regime corrupto e podre...Volta Salazar(vai ter de haver um por freguesia!!!), estás perdoado!!!!
ResponderEliminarBASTAVA O POVO SABER COMO SE VOTA CONTRA OS PARTIDOS CORRUPTOS E PORTUGAL SERIA LIMPO DA CORRUPÇÃO. VOTEM EM PARTIDOS SEM ASSENTO PARLAMENTAR SÓ ISSO TEM VALOR E PUNE OS PARTIDOS CORRUPTOS. Nos paises menos corruptos do mundo a democracia funciona porque as pessoas sabem votar e usam o voto, 90% votam... aqui só temos eleitores ignorantes por isso quem não funciona são os eleitores e não a democracia.
EliminarA abstenção afinal obtém um resultado contrário, ao que pretendem os abstencionistas
Por isso, o que me chateia na vossa abstenção é a falta de colaboração num trabalho importante. Não é uma questão de direitos ou deveres cívicos em abstracto. O problema é concreto. Temos uma tarefa difícil, da qual depende o nosso futuro, e vocês ficam encostados sem fazer nada.
Isto tem consequências graves para a democracia. Quando a maioria não quer saber das propostas dos partidos, está-se nas tintas para o desempenho dos candidatos e nem se importa se cumprem os programas ou não, o melhor que os partidos podem fazer para conquistar votos é dar espectáculo. Insultarem-se para aparecerem mais tempo na televisão mentirem para agradar. Vocês dizem que se abstêm porque a política é uma palhaçada mas a política é uma palhaçada porque vocês não votam. Vocês não exercem o vosso dever de votar contra quem faz mal ao país. O vosso de dever e direito de punir os que lesam o país nas urnas.
A culpa é vossa porque não é preciso muita gente votar em palhaços para os palhaços ganharem. Basta que a maioria não vote.. Basta abanar o pano da cor certa e, se mais ninguém vota, eles ficam na maioria. Mas se vocês colaborassem e se dessem ao trabalho de avaliar as propostas, julgar e punir os partidos que há 40 anos destroem o teu país, se os responsabilizassem pelas promessas que fazem e votassem contra os que mentiram, deixava de haver palhaços, interesseiros e imbecis na política.
MAIS ARTIGOS SOBRE CIDADANIA E EDUCAÇÃO CIVICA, NESTE LINK, APRENDA A VIVER EM DEMOCRACIA SE QUER QUE ELA FUNCIONE::.. INFORME-SE VEJA ESTE LINK http://apodrecetuga.blogspot.pt/2015/10/percebam-que-abstencao-afinal-obtem-um.html#.WM_ogfmLTIU
BASTAVA O POVO SABER COMO SE VOTA CONTRA OS PARTIDOS CORRUPTOS E PORTUGAL SERIA LIMPO DA CORRUPÇÃO. VOTEM EM PARTIDOS SEM ASSENTO PARLAMENTAR SÓ ISSO TEM VALOR E PUNE OS PARTIDOS CORRUPTOS. Nos paises menos corruptos do mundo a democracia funciona porque as pessoas sabem votar e usam o voto, 90% votam... aqui só temos eleitores ignorantes por isso quem não funciona são os eleitores e não a democracia.
ResponderEliminarA abstenção afinal obtém um resultado contrário, ao que pretendem os abstencionistas
Por isso, o que me chateia na vossa abstenção é a falta de colaboração num trabalho importante. Não é uma questão de direitos ou deveres cívicos em abstracto. O problema é concreto. Temos uma tarefa difícil, da qual depende o nosso futuro, e vocês ficam encostados sem fazer nada.
Isto tem consequências graves para a democracia. Quando a maioria não quer saber das propostas dos partidos, está-se nas tintas para o desempenho dos candidatos e nem se importa se cumprem os programas ou não, o melhor que os partidos podem fazer para conquistar votos é dar espectáculo. Insultarem-se para aparecerem mais tempo na televisão mentirem para agradar. Vocês dizem que se abstêm porque a política é uma palhaçada mas a política é uma palhaçada porque vocês não votam. Vocês não exercem o vosso dever de votar contra quem faz mal ao país. O vosso de dever e direito de punir os que lesam o país nas urnas.
A culpa é vossa porque não é preciso muita gente votar em palhaços para os palhaços ganharem. Basta que a maioria não vote.. Basta abanar o pano da cor certa e, se mais ninguém vota, eles ficam na maioria. Mas se vocês colaborassem e se dessem ao trabalho de avaliar as propostas, julgar e punir os partidos que há 40 anos destroem o teu país, se os responsabilizassem pelas promessas que fazem e votassem contra os que mentiram, deixava de haver palhaços, interesseiros e imbecis na política.
MAIS ARTIGOS SOBRE CIDADANIA E EDUCAÇÃO CIVICA, NESTE LINK, APRENDA A VIVER EM DEMOCRACIA SE QUER QUE ELA FUNCIONE::.. INFORME-SE VEJA ESTE LINK http://apodrecetuga.blogspot.pt/2015/10/percebam-que-abstencao-afinal-obtem-um.html#.WM_ogfmLTIU
BASTAVA O POVO SABER COMO SE VOTA CONTRA OS PARTIDOS CORRUPTOS E PORTUGAL SERIA LIMPO DA CORRUPÇÃO. VOTEM EM PARTIDOS SEM ASSENTO PARLAMENTAR SÓ ISSO TEM VALOR E PUNE OS PARTIDOS CORRUPTOS. Nos paises menos corruptos do mundo a democracia funciona porque as pessoas sabem votar e usam o voto, 90% votam... aqui só temos eleitores ignorantes por isso quem não funciona são os eleitores e não a democracia.
ResponderEliminarA abstenção afinal obtém um resultado contrário, ao que pretendem os abstencionistas
Por isso, o que me chateia na vossa abstenção é a falta de colaboração num trabalho importante. Não é uma questão de direitos ou deveres cívicos em abstracto. O problema é concreto. Temos uma tarefa difícil, da qual depende o nosso futuro, e vocês ficam encostados sem fazer nada.
Isto tem consequências graves para a democracia. Quando a maioria não quer saber das propostas dos partidos, está-se nas tintas para o desempenho dos candidatos e nem se importa se cumprem os programas ou não, o melhor que os partidos podem fazer para conquistar votos é dar espectáculo. Insultarem-se para aparecerem mais tempo na televisão mentirem para agradar. Vocês dizem que se abstêm porque a política é uma palhaçada mas a política é uma palhaçada porque vocês não votam. Vocês não exercem o vosso dever de votar contra quem faz mal ao país. O vosso de dever e direito de punir os que lesam o país nas urnas.
A culpa é vossa porque não é preciso muita gente votar em palhaços para os palhaços ganharem. Basta que a maioria não vote.. Basta abanar o pano da cor certa e, se mais ninguém vota, eles ficam na maioria. Mas se vocês colaborassem e se dessem ao trabalho de avaliar as propostas, julgar e punir os partidos que há 40 anos destroem o teu país, se os responsabilizassem pelas promessas que fazem e votassem contra os que mentiram, deixava de haver palhaços, interesseiros e imbecis na política.
MAIS ARTIGOS SOBRE CIDADANIA E EDUCAÇÃO CIVICA, NESTE LINK, APRENDA A VIVER EM DEMOCRACIA SE QUER QUE ELA FUNCIONE::.. INFORME-SE VEJA ESTE LINK http://apodrecetuga.blogspot.pt/2015/10/percebam-que-abstencao-afinal-obtem-um.html#.WM_ogfmLTIU
BASTAVA O POVO SABER COMO SE VOTA CONTRA OS PARTIDOS CORRUPTOS E PORTUGAL SERIA LIMPO DA CORRUPÇÃO. VOTEM EM PARTIDOS SEM ASSENTO PARLAMENTAR SÓ ISSO TEM VALOR E PUNE OS PARTIDOS CORRUPTOS. Nos paises menos corruptos do mundo a democracia funciona porque as pessoas sabem votar e usam o voto, 90% votam... aqui só temos eleitores ignorantes por isso quem não funciona são os eleitores e não a democracia.
ResponderEliminarA abstenção afinal obtém um resultado contrário, ao que pretendem os abstencionistas
Por isso, o que me chateia na vossa abstenção é a falta de colaboração num trabalho importante. Não é uma questão de direitos ou deveres cívicos em abstracto. O problema é concreto. Temos uma tarefa difícil, da qual depende o nosso futuro, e vocês ficam encostados sem fazer nada.
Isto tem consequências graves para a democracia. Quando a maioria não quer saber das propostas dos partidos, está-se nas tintas para o desempenho dos candidatos e nem se importa se cumprem os programas ou não, o melhor que os partidos podem fazer para conquistar votos é dar espectáculo. Insultarem-se para aparecerem mais tempo na televisão mentirem para agradar. Vocês dizem que se abstêm porque a política é uma palhaçada mas a política é uma palhaçada porque vocês não votam. Vocês não exercem o vosso dever de votar contra quem faz mal ao país. O vosso de dever e direito de punir os que lesam o país nas urnas.
A culpa é vossa porque não é preciso muita gente votar em palhaços para os palhaços ganharem. Basta que a maioria não vote.. Basta abanar o pano da cor certa e, se mais ninguém vota, eles ficam na maioria. Mas se vocês colaborassem e se dessem ao trabalho de avaliar as propostas, julgar e punir os partidos que há 40 anos destroem o teu país, se os responsabilizassem pelas promessas que fazem e votassem contra os que mentiram, deixava de haver palhaços, interesseiros e imbecis na política.
MAIS ARTIGOS SOBRE CIDADANIA E EDUCAÇÃO CIVICA, NESTE LINK, APRENDA A VIVER EM DEMOCRACIA SE QUER QUE ELA FUNCIONE::.. INFORME-SE VEJA ESTE LINK http://apodrecetuga.blogspot.pt/2015/10/percebam-que-abstencao-afinal-obtem-um.html#.WM_ogfmLTIU