AS IMAGENS DE MAIS UMA OBRA QUE TODOS PAGAMOS E AS MOSCAS USUFRUEM
Depois admiram-se que a dívida da REFER já se eleva a mais de 6 mil milhões de euros.
"O ‘stock' da dívida Refer atingiu 6,551 mil milhões de euros no final do ano passado, de acordo com o relatório e contas da empresa, a que o Diário Económico teve acesso, e que ainda aguarda aprovação do Governo. Em relação a 2010, verificou-se um acréscimo de 8,7%, o que supera o limite de 6% imposto ao Sector Empresarial do Estado (SEE)." fonte
Estação de Castanheira do Ribatejo (3 km de Vila Franca de Xira). Custou 30 milhões de euros e está às moscas. Foi um luxo!
2009 - "Em Castanheira do Ribatejo, um caso quase insólito. A REFER gastou 30 milhões de euros numa estação inaugurada em 2006, mas a adesão da população (10 mil habitantes) é manifestamente fraca.
Ainda assim, os luxos são vários mas como agora os tempos são de poupança e há que cortar nos gastos. Por exemplo, das várias escadas rolantes existentes na estação praticamente todas estão paradas, com o objectivo de poupar na electricidade.
Parece uma estação de uma grande metrópole mas na prática não é.
Vários elevadores, escadas rolantes, acabamentos quase luxuosas, esperando pelo desenvolvimento da plataforma logística do Ribatejo, que vai nascer mesmo em frente.
Três anos após a inauguração o tráfego continua muito abaixo do esperado.
Luís Cabral Silva, engenheiro e especialista em transportes, trabalhou durante 35 anos na CP e na REFER e não compreende os motivos que levaram a empresa pública a investir tanto dinheiro nesta estação. «É uma estação que me parece exagerada. Por maiores que sejam os planos e por muito boa que seja, não conseguem trazer as pessoas. É preciso existir mercado», afirma o engenheiro. A TVI contactou a REFER no sentido de obter esclarecimentos mas tal não foi possível." FONTE
Nos países ricos da Europa e onde há gente competente e responsável a gerir o dinheiro público, investem sobretudo no material circulante e na via férrea. Em Portugal, investem sobretudo nas estações e no betão. Gastar 30 milhões de euros para uma estação ficar às moscas é surpreendente.
EM 2009, DEVIDO AO ABANDONO, ERA ALVO DE VANDALISMO E ESTAVA EM DEGRADAÇÃO
"A estação de comboios de Castanheira do Ribatejo foi inaugurada em Dezembro de 2005, mas já parece “uma infra-estrutura degradada da linha de Sintra”, queixam-se os utilizadores.
Os utentes lamentam que o espaço, que serve a linha da Azambuja, esteja a ser alvo constante de acções criminosas. Tal como O MIRANTE constatou, a estação está repleta de graffitis." FONTE
Casos de demolição ou venda de património, sem respeito pelo contribuinte.
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Foi um esquema para sacar milhoes da europa, porque essas obras foram todas patrocioandas por fundos europeus.
ResponderEliminarO problema é que era preciso gastar para que a europa desse o resto em percentagem do que se gastou.
Conheci engenheiros dessas obras, e posso concluir que uma das empresa que lucrou com isto foi a Martinfer, entre outras das quais nao me lembro o nome.
Conclusão, os cidados portugueses deram dinheiro para que a obra fossse avante, mas a construçao apenas serviu o proposito de desviar dinheiro para determiandas empresas, porque as obras nao tiveram uma utilidade muito grande.