AS LOUCURAS DE ALBERTO JOÃO JARDIM QUE TODOS PAGAMOS
Na adversidade entre a Madeira e o continente, imperam rasgos de desafio do Srº Alberto João Jardim. Pretende provar que faz o que quer dono e senhor do seu império, e afirma mesmo que gasta para colocar os Madeirenses ao mesmo nível que os continentais, e que isso não é roubar.
Omite, contudo, que toda a sua obra foi feita sem rigor e sem contexto e não coloca os madeirenses ao nível de nada pois não desenvolveu a economia, apenas construiu infraestruturas de luxo, para pobres.
Omite ainda que grande parte dos milhões, que ele assegura que não roubou, esgotaram-se em obras que acabaram por não servir ninguém. Importou apenas exibir que tem poder e que fez obra, campos de golfe, heliportos as moscas, marinas ás moscas, estádios ás moscas, pavilhões ás moscas, piscinas ás moscas, estradas e túneis ás moscas e o povo à fome e ao relento... Quem paga estas loucuras impunes, é o mesmo de sempre... o Zé Povinho.
Avançou cego de poder, instigado pela fúria de gastar tanto como os continentais, mostrando que pode... pode, mas não sabe.
Alberto J. Jardim dispara em todas as direcções, irracional e devastador, eis a sua obra:
1- Construiu 2 heliportos (2 milhões+700 mil euros) a poucos km um do outro pois o espaço é pequeno e o dinheiro é muito... já os voos foram zero.
2- Estádios sem valor oficial, o ultimo pavilhão desportivo custou 5,2 milhões para um clube de 2ª divisão mas com infraestruturas de luxo; 5 milhões de euros por ano são oferecidos pelo governo aos 3 clubes profissionais. Existe 1 estádio por cada 20 mil habitantes e foram construídos 12 nos últimos anos.
3- Piscina de 2 milhões de euros, com 25 m2, obra que deu lugar a expropriações despesista, no entanto está quase sempre fechada.
4- Fóruns sem comércio e sem clientes com infraestruturas para uma grande cidade mas está ás moscas. (70 milhões).
5- Marinas sem barcos o caso da Marina do Lugar de Baixo, que já terá custado 105 milhões de euros, "tem capacidade para 291 embarcações" mas "está às moscas".
Para agravar todos os invernos esta marina é semi destruida pelo mar, situação que não foi acautelada por incompetência, o que resulta em manutençoes anuais despesistas, para uma marina deserta... cujo único utilizador são as ondas que a destroem e os técnicos que persistemente a reconstroem. ACTUALIZAÇÃO/2015.- Marina vai ser destruída, 100 milhões de impostos para o lixo. "A Marina do Lugar de Baixo, com um orçamento inicial estimado em 29,7 milhões de euros, o valor final fixou-se nos 100 milhões devido a constantes intervenções que foram necessárias. O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, revelou ao jornal Público que vai “desmantelar” a Marina do Lugar de Baixo.
Segundo a mesma fonte, o empreendimento foi construído apesar de vários estudos indicarem que a sua construção não seria viável, tendo em conta as condições do mar naquele local.
6- Túneis colossais para desviar transito de vilas sem transito, o Túnel no Seixal (Madeira) feito para desviar o trânsito de uma freguesia com 700 habitantes, rompeu um lençol freático que desde há cinco anos corre directamente para o mar. Água doce que até então ficava retida no solo.
7- Escolas básicas com conservatório de música, A Escola Básica da Ribeira Brava vai construir um Centro de Apoio Psico-Pedagógico e um Conservatório de Música. A obra está orçada em aproximadamente cinco milhões de euros e está preparada para acolher cerca de 300 alunos. A infra-estrutura contemplou, ainda, a construção de um campo polidesportivo exterior, zonas de recreio, jardins, parque de estacionamento coberto e no exterior.
8- Ainda na polémica Marina, sorvedouro de dinheiro, surge a necessidade de construir uma barreira de protecção das ondas, que vai custar 6,9 milhões de euros». 1,3 milhões de euros é o «valor das obras de recuperação já executadas na Marina do Lugar de Baixo, devastada pela ondulação. Mais 4,5 milhões de euros para consolidar a escarpa sobranceira à Marina do Lugar de Baixo, de onde se têm soltado pedras.
9 - Campo de golfe que usa 7 milhões de empresa pública para construir campo de golfe .O governo regional da Madeira autorizou uma transferência de fundos da falida Sociedade de Desenvolvimento do Porto Santo para a da Zona Oeste para financiar o Campo de Golfe. Bloco defende a extinção de todas as Sociedades de Desenvolvimento: “Apenas contribuem para o aumento da dívida da região”.
O campo de golfe no Porto Santo custou 25 milhões de euros e tem apenas 30 sócios.
10 - Para o jornal madeira saem do orçamento 5 milhões de euros/ ano, segundo Alberto J. Jardim serve para combater os que são contra ele e que o criticam... declaradamente uma forma de auto-promoção.
11 - Túnel de 27 milhões para servir um parque industrial com 44 lotes de terrreno quase todos por ocupar... ou seja ás moscas.
12 - Obras numa praia custaram 3 milhões de euros, para colocar pouco mais de cem metros de areal dourado, colocado artificialmente, esgotam milhões... o que daria esse dinheiro para fazer nos areais de tantos KM de praias naturais?
13 - Igreja inaugurada na Madeira custou ao estado 2,6 milhões, aos quais devemos adicionar as isenções de impostos de que beneficiaram em toda a obra, e posteriormente, no seu usufruto. Esta quantia ascenderá a mais uns milhões... pagos pelo povo, para não variar. Os cortes têm que ser feitos mas apenas se assiste a esbanjamento, agravado pelo facto de ser realizado em nome de um credo que não é de todos... num estado supostamente democrático, somos forçados a apoiar financeiramente um credo.
15 - 4 mil euros por 1 computador.
16 - 3 milhões em enfeites de Natal
17 - Museu da Baleia no Caniçal que começou por ser adjudicado pelo governo regional por 1,5 milhões de euros e "já vai em 11,5 milhões, ou seja, sete vezes mais", escreveu o jornal i.
18 - Matadouro municipal da Ribeira Brava. Foi construído na década de 90 e disponível apenas um ano e meio. “Pertence a uma série de dez matadouros que foram construídos num período em que já era evidente a diminuição da produção de carne regional”, aponta o mesmo jornal.
19 - A empresa que gere os parques empresariais - Madeira Parques Empresariais - está a gastar cerca de 250 mil euros (sem IVA) para consolidar taludes no Parque Empresarial de São Vicente, nas Ginjas. Uma obra que faz aumentar o custo para os 2 milhões e 439 mil euros.
Cinco anos depois de ter sido criado, não tem nenhuma empresa ali sediada.
“O que dizemos é que o processo de multiplicação de berbicachos é proporcional ao processo de endividamento da região”, afirmou Edgar Silva, lamentando que “o endividamento da região, mais do que servir a população da Madeira, tenha servido para satisfazer o triângulo do betão”“o triângulo do betão é constituído por Alberto João Jardim, Jaime Ramos e Santos Costa”, respectivamente presidente do governo regional, deputado e secretário-geral do PSD-Madeira, e secretário regional do Equipamento Social.
20 - Meio milhão para uma rotunda? Sim, na Madeira. A construção da rotunda do Estreito da Calheta está a custar 461 mil euros. A inauguração está quase à porta.
21 - O governo regional da Madeira acaba de anunciar que vai gastar 2,2 milhões de euros na construção dos balneários e das bancadas no Campo de Futebol dos Prazeres. Para o estrela da Calheta, uma equipa da 3ª divisão. O anúncio foi feito dias depois de a troika ter detectado um desvio nas contas da Madeira na ordem dos 277 milhões de euros.
22 - Já depois de anunciada a agravada austeridade para a Madeira, a Câmara Municipal do Funchal, uma das mais endividadas do país, gastou 11500 euros num coktail/jantar. Tudo à grande.
23 - Igreja inaugurada na Madeira custou ao estado 2,6 milhões, aos quais devemos adicionar as isenções de impostos de que beneficiaram em toda a obra, e posteriormente, no seu usufruto. Esta quantia ascenderá a mais uns milhões... pagos pelo povo, para não variar.
24 - Museu da baleia, milhões suspeitos e obra fechada. Obra de equipamento lançada pelo governo regional com preço-base de 1,6 milhões de euros custou quase 12 milhões e teve um financiamento comunitário de cerca de um milhão. A construção do museu no Caniçal foi adjudicada ao consórcio formado pela empresa madeirense Avelino Farinha & Agrela . A obra foi considerada pela oposição um exemplo de "má gestão dos dinheiros públicos", tendo o PCP requerido um inquérito parlamentar à respectiva derrapagem financeira, que foi rejeitado pelo PSD-Madeira. .publico
25 - "um ponto de visualização panorâmica de aço e vidro empoleirado sobre o que afirma ser o mais alto da Europa falésia em Cabo Girão, Portugal. O preço para a plataforma, e café foi de € 2,5 milhões. Isso é um gasto elevado para um arquipélago quase falido de cerca de 250.000 pessoas que tem 6,3 bilhões de euros em dívida pública, precisava de um resgate 1500000000 € no ano passado e prometeu ser frugal. Fonte
26 - 7/12/12 "Mais 50 mil euros para uma piscina que só funcionou uma semana.
O líder da CDU, Edgar Silva, denunciou no Curral das Freiras, aquilo que designou como “um novo berbicacho” do Governo Regional: a piscina local, que foi inaugurada há cerca de ano e meio, só funcionou durante uma semana e no próximo ano vai necessitar de mais obras no valor de 50 mil euros.
“Com a inauguração, em Abril de 2011, decidiram-se pela instalação do aquecimento das piscinas a gás. Um ano e pouco depois dão-se conta que o investimento feito é insuficiente e então agora decidem-se gastar mais dinheiro e mais outra instalação de painéis solares para aquecer esta piscina”. fonte
27 - 5/12/12 "A Madeira tem 21 piscinas construídas com dinheiros públicos e o Governo Regional inscreveu nove milhões de euros no Orçamento de 2013 para construir mais quatro. "Isto não faz sentido, isto é uma loucura, num tempo de crise, decidir construir mais quatro piscinas quando já existem 21 e só três estão abertas". fonte
28 - Madeira gastou cinco milhões em projecto de hospital que não construiu. Hospital ia custar cerca de 125 milhões. A auditoria revela também que houve pagamentos acima dos valores acordados. O TC considera que estes factos são aptos a originar responsabilidade financeira sancionatória. E recomenda ao governo madeirense “maior rigor no planeamento das prestações de serviços(...) Fonte
22 - Já depois de anunciada a agravada austeridade para a Madeira, a Câmara Municipal do Funchal, uma das mais endividadas do país, gastou 11500 euros num coktail/jantar. Tudo à grande.
23 - Igreja inaugurada na Madeira custou ao estado 2,6 milhões, aos quais devemos adicionar as isenções de impostos de que beneficiaram em toda a obra, e posteriormente, no seu usufruto. Esta quantia ascenderá a mais uns milhões... pagos pelo povo, para não variar.
24 - Museu da baleia, milhões suspeitos e obra fechada. Obra de equipamento lançada pelo governo regional com preço-base de 1,6 milhões de euros custou quase 12 milhões e teve um financiamento comunitário de cerca de um milhão. A construção do museu no Caniçal foi adjudicada ao consórcio formado pela empresa madeirense Avelino Farinha & Agrela . A obra foi considerada pela oposição um exemplo de "má gestão dos dinheiros públicos", tendo o PCP requerido um inquérito parlamentar à respectiva derrapagem financeira, que foi rejeitado pelo PSD-Madeira. .publico
25 - "um ponto de visualização panorâmica de aço e vidro empoleirado sobre o que afirma ser o mais alto da Europa falésia em Cabo Girão, Portugal. O preço para a plataforma, e café foi de € 2,5 milhões. Isso é um gasto elevado para um arquipélago quase falido de cerca de 250.000 pessoas que tem 6,3 bilhões de euros em dívida pública, precisava de um resgate 1500000000 € no ano passado e prometeu ser frugal. Fonte
26 - 7/12/12 "Mais 50 mil euros para uma piscina que só funcionou uma semana.
O líder da CDU, Edgar Silva, denunciou no Curral das Freiras, aquilo que designou como “um novo berbicacho” do Governo Regional: a piscina local, que foi inaugurada há cerca de ano e meio, só funcionou durante uma semana e no próximo ano vai necessitar de mais obras no valor de 50 mil euros.
“Com a inauguração, em Abril de 2011, decidiram-se pela instalação do aquecimento das piscinas a gás. Um ano e pouco depois dão-se conta que o investimento feito é insuficiente e então agora decidem-se gastar mais dinheiro e mais outra instalação de painéis solares para aquecer esta piscina”. fonte
27 - 5/12/12 "A Madeira tem 21 piscinas construídas com dinheiros públicos e o Governo Regional inscreveu nove milhões de euros no Orçamento de 2013 para construir mais quatro. "Isto não faz sentido, isto é uma loucura, num tempo de crise, decidir construir mais quatro piscinas quando já existem 21 e só três estão abertas". fonte
28 - Madeira gastou cinco milhões em projecto de hospital que não construiu. Hospital ia custar cerca de 125 milhões. A auditoria revela também que houve pagamentos acima dos valores acordados. O TC considera que estes factos são aptos a originar responsabilidade financeira sancionatória. E recomenda ao governo madeirense “maior rigor no planeamento das prestações de serviços(...) Fonte
4.500 OBRAS INAUGURADAS POR JOÃO JARDIM, EM 33 ANOS, mas não se vislumbram hospitais, nem escolas, nem infraestruturas de apoios sociais, úteis a um região pobre. Não impulsionou a economia... Apenas constrói para ricos? Madeira ou Dubai??
FONTES: Expresso, Forum Expresso/Visão, imagens, Público, Sábado
Isto (Imagem) é a Vila do Machico, que não terá mais de 3.00 habitantes. Nesta localidade , como podem ver pela foto foram construídos 2 Estádios de Futebol, um ao lado do outro , um de terra batida e outro de relva (com pista de tartan) e ambos com bancadas. Em qualquer um deles, cabe lá a população toda da Vila. Por fim e ao lado, um belo e enorme Pavilhão Desportivo. Atletas .....0
Claro... "Tribunal de Contas detectou 3,85 mil milhões de ilegalidades nas contas da Madeira" 13 Junho 2013, por Lusa
PARA FINALIZAR, E PARA OS MAIS CURIOSOS, ANEXO despesas e obras
11th revision - December 2004
Legenda: Red: under costruction Pink: in project
ER: Estrada Regionale (in Madeira)
Warm thanks to: José Manuel, Pedro Gonçalves
Legenda:Red: under costruction Pink: in project
ER: Estrada Regionale (in Madeira) FONTE, FONTE
Grandes Obras de Estradas Fonte (lamento que tenham apagado a página do site de onde copiei estas informações, não entendo o porquê!) Resta um novo site, sem valores aqui
FONTES: Expresso, Forum Expresso/Visão, imagens, Público, Sábado
Isto (Imagem) é a Vila do Machico, que não terá mais de 3.00 habitantes. Nesta localidade , como podem ver pela foto foram construídos 2 Estádios de Futebol, um ao lado do outro , um de terra batida e outro de relva (com pista de tartan) e ambos com bancadas. Em qualquer um deles, cabe lá a população toda da Vila. Por fim e ao lado, um belo e enorme Pavilhão Desportivo. Atletas .....0
Claro... "Tribunal de Contas detectou 3,85 mil milhões de ilegalidades nas contas da Madeira" 13 Junho 2013, por Lusa
PARA FINALIZAR, E PARA OS MAIS CURIOSOS, ANEXO despesas e obras
11th revision - December 2004
Tunnel | Length (m) | Year of opening | District | Notes | Road |
Piquinho | 465 | 08.10.2004 | FU | Second tube: 442 m. Machico - Caniçal Motorway | |
Achada | 464 | 2004 | FU | Machico - Faial. Island Madeira | |
Caniço - Camacha I | 455 | 2004 | FU | Island Madeira | ER205 |
Faial | 435 | 15.10.2004 | FU | Faial – São Jorge. Island Madeira | ER101 |
Ribeira do Inferno | 425 | 10.09.2000 | FU | São Vicente - Porto Moniz. Island Madeira | ER101 |
Ladeira da Vinha | 420 | 10.09.2000 | FU | São Vicente - Porto Moniz. Island Madeira | ER101 |
Fajã da Pedra* | 400 | FU | São Vicente - Porto Moniz. Island Madeira | ER101 | |
Tunel VI | 380 | PRJ | FU | São Vicente - Porto Moniz. Island Madeira | ER101 |
Meia Légua | 380 | PRJ | FU | Ribeira Brava bypass. Island Madeira | ER101 |
Caniço - Camacha II | 377 | 2004 | FU | Island Madeira | ER205 |
Rego | 363 | 2005 | LI | Town Lisboa | |
Ribeira de São Jorge | 358 | 15.10.2004 | FU | Faial - São Jorge. Island Madeira | |
Baracao | 355 | GU | Second tube: 355 m | A23 | |
E. Unidos | 353 | LI | Town Lisboa | ||
Abegoaria Leste | 346 | 09.2000 | FU | Shortest tube: 293 m. Via Rápida Funchal - Aeroporto. Island Madeira | |
Machico Sud |
344
|
08.10.2004
|
FU
| Machico - Caniçal Motorway | |
Aguas Santas | 340 | PO | Second tube: 340 m. First motorway tunnel | A4 | |
Varosa | 340 | VI | Second tube: 340 m | A24 | |
Cancela | 330 | FU | Via Rápida Funchal - Aeroporto. 2 tubes | ER101 | |
Faja do Barro |
325
|
10.09.2000
|
FU
| São Vicente - Porto Moniz. Island Madeira | ER101 |
Abegoaria Oeste | 315 | 09.2000 | FU | Shortest tube: 295 m. Via Rápida Funchal-Aeroporto | ER101 |
Pinheiro Grande | 310 | FU | Via Rápida Funchal - Aeroporto. 2 tubes | ER101 | |
Quinta | 310 | PRJ | FU | Terça - Ribeira Grande | |
Gardunha 2 | 300 | 2000 | CB | Second tube: 300 m | A23 |
Ramela | 300 | GU | Second tube: 300 m | A23 | |
Tunel I | 300 | PRJ | FU | São Vicente – Porto Moniz. Island Madeira | ER101 |
Moinhos | 290 | 01.07.2004 | FU | Calheta - Prazeres. Island Madeira | |
Carenque | 285 | LI | Second tube: 285 m. CREL | A9 | |
Mato Forte | 250 | Second tube: 250 m | A10 | ||
Cruz da Guarda | 243 | 10.2000 | FU | Via Expresso Machico – Faial. Island Madeira | |
Fajã do Pacheco* | 240 | FU | São Vicente - Porto Moniz. Island Madeira | ER101 | |
Pr. de Touros | 235 | LI | Town Lisboa | ||
Tunel 2 (troço V) | 235 | PRJ | FU | Rosario – São Vicente. Island Madeira | ER104 |
Abegoaria Este | 230 | 09.2000 | FU | Second tube: 230 m. Via Rápida Funchal - Aeroporto. Island Madeira | ER101 |
Mãe de Deus | 230 | 09.2000 | FU | Shortest tube : 210 m. Via Rápida Funchal - Aeroporto. Island Madeira | ER101 |
Sà Carneiro - Forças Armadas | 220 | 15.09.2003 | Town Bragança | ||
Rocha do Navio | 210 | 15.10.2004 | FU | Faial - São Jorge. Island Madeira | |
Fazenda East | 208 | 08.10.2004 | FU | Machico - Caniçal Motorway. Island Madeira | |
Pr. Do Impero | 200 | PO | Town Oporto | ||
Fazenda West | 182 | 08.10.2004 | FU | Shortest tube: 162 m.Machico - Caniçal Motorway. Island Madeira | |
Av. Roma | 176 | LI | Town Lisboa | ||
Saramago | 165 | 21.09.2003 | FU | Rosario – São Vicente. Island Madeira | ER104 |
Gaula | 160 | 09.2000 | FU | Second tube: 160 m. Via Rápida Funchal - Aeroporto. Island Madeira | ER101 |
Santa Cruz Oeste | 150 | 09.2000 | FU | Second tube:150 m. Via Rápida Funchal - Aeroporto. Island Madeira | ER101 |
Alferes Veiga Pestana | 140 | PRJ | FU | Pestana Junior. Island Madeira | |
Serrado | 129 | 10.2000 | FU | Via Expresso Machico – Faial. Island Madeira | |
San Pedro | 125 | 09.2000 | FU | Second tube: 125 m. Via Rápida Funchal - Aeroporto. Island Madeira | ER101 |
Ameixoeira | 120 | PRJ | LI | Second tube: 120 m. Lisboa inner ring | |
Santa Cruz Este | 110 | 09.2000 | FU | Second tube: 110 m. Via Rápida Funchal - Aeroporto. Island Madeira | ER101 |
Santana |
106
|
15.10.2004
|
FU
| Faial - S.Jorge road | |
Ponte Vermelha | 75 | PRJ | FU | Ribeira Brava bypass. Island Madeira | ER101 |
Regua | ? | VR | IP3 |
ER: Estrada Regionale (in Madeira)
13th revision - January 2008 |
Tunnel | Length (m) | Date of opening | District | Notes | Road |
Serra da Estrela | 8 600 | PRJ | GU | Manteigas - IC 7 | |
Marao | 6 000 | PRJ | VR | Padronelo-Campea | A4-IP4 |
Do Cortado | 3 167 | 15.10.2004 | FU | Faial - São Jorge. Island Madeira | ER101 |
Encumeada | 3 086 | 08.10.2000 | FU | Ribeira Brava - São Vicente. Island Madeira | ER104 |
Ponta do Sol | 2 700 | 26.03.2004 | FU | Ponta do Sol-Madalena do Mar. Island Madeira | ER104 |
Jardim do Mar | 2 511 | 2001 | FU | Jardim do Mar - Paul do Mar. Island Madeira | ER223 |
Curral das Freiras | 2 383 | 10.06.2004 | FU | Road to Curral das Freiras. Island Madeira | ER107 |
Poio de Oliveira* | 2 200 | PRJ | CB-GU | Teixoso - Manteigas | |
Caniçal | 2 140 | 08.10.2004 | FU | Second tube: 2103 m. Machico - Caniçal Motorway. Island Madeira | |
Norte | 2 097 | 2001 | FU | Island Madeira | |
Porto Leixoes (Leca - Matosinhos) | 2 000 | PRJ | LI | Subsea tunnel | |
Madalena do Mar 1* | 1 910 | PRJ | FU | Madalena do Mar bypass | |
Ribeira Brava | 1 806 | FU | Second tube: 1800 m. Ribeira Brava-Airport. Island Madeira | ER101 | |
Teixoso* | 1 800 | PRJ | CB | Teixoso - Manteigas | |
Boaventura-São Vicente* III | 1 780 | PRJ | FU | Boaventura-São Vicente | |
Mount Galeão | 1 700 | PRJ | VC | Viana do Castelo Harbour link | IC2 |
São Jorge* 1 | 1 590 | PRJ | FU | Ribeira de São Jorge - Arco de São Jorge | |
Gardunha | 1 580 | CB | Alpedrinha - Fundao. Second tube: 1580 m (19.12.2003) | IP2-A23 | |
Madalena do Mar 2* | 1 535 | PRJ | FU | Madalena do Mar bypass | |
Da Ribeira Brava - Tabua | 1 397 | 12.10.2003 | FU | Ribeira Brava bypass. Island Madeira | ER101 |
São Jorge* 2 | 1 360 | PRJ | FU | Ribeira de São Jorge - Arco de São Jorge | |
Tunel III | 1 350 | PRJ | FU | São Vicente - Porto Moniz. Island Madeira | ER101 |
Marques de Pombal | 1 275 | 25.04.2007 | LI | Town Lisboa | |
Seixal | 1 269 | 18.09.2005 | FU | São Vicente - Porto Moniz. Island Madeira | ER101 |
Cabo Girão | 1 205 | FU | Shortest tube: 1190 m. Island Madeira | ER101 | |
São Jorge* 3 | 1 180 | PRJ | FU | Ribeira de São Jorge - Arco de São Jorge | |
Calheta III |
1 160
|
10.10.2004
|
FU
| Vila da Calheta bypass | ER101 |
Tunel V | 1 140 | PRJ | FU | São Vicente - Porto Moniz. Island Madeira | ER101 |
Calheta IV | 1 127 | 10.10.2004 | FU | Vila da Calheta bypass | ER101 |
Boaventura-São Vicente* I | 1 122 | PRJ | FU | Boaventura-São Vicente | |
João XXI | 1 100 | 1998 | LI | Town Lisboa | |
João Delgado | 1 085 | 10.09.2000 | FU | São Vicente - Porto Moniz. Island Madeira | ER101 |
Boaventura-São Vicente* II | 1 054 | PRJ | FU | Boaventura - São Vicente | |
Tunel IV | 1 040 | PRJ | FU | São Vicente - Porto Moniz. Island Madeira | ER101 |
Jardim Pelado | 1 020 | 01.07.2004 | FU | Calheta - Prazeres. Island Madeira | |
Amoreiras | 950 | PRJ | LI | Second tube: 950 m. Town Lisboa | |
Da Quinta Grande | 940 | FU | Calheta bypass | ER101 | |
Lombo* | 920 | FU | São Vicente - Porto Moniz. Island Madeira | ER101 | |
Palmeira | 880 | 08.10.2004 | FU | Second tube: 870 m. Machico - Caniçal Motorway. Island Madeira | ER106 |
Caniço - Camacha III | 876 | 2005 | FU | Island Madeira | ER205 |
Cales | 836 | 10.2000 | FU | Via Expresso Machico – Faial. Island Madeira | |
Castro De Aire | 818 | 31.08.2002 | VI | Second tube: 818 m | A24 |
Montemor | 750 | 1995 | LI | Second tube: 750 m | CREL- A9 |
Queimada II | 747 | 08.10.2004 | FU | Machico - Caniçal Motorway. Island Madeira | ER106 |
Caniço - Camacha IV | 712 | 2005 | FU | Island Madeira | ER205 |
Queimada I | 700 | 08.12.2001 | FU | Machico - Caniçal Motorway. Island Madeira | ER106 |
Ceuta -Carregal | 700 | uc | PO | Town Oporto | |
Portais | 700 | 08.10.2004 | FU | Second tube: 690 m. Machico - Caniçal Motorway. Island Madeira | |
Pinheiro |
693
|
15.10.2004
|
FU
| Faial - Ribeira S.Jorge road | |
Tunel F* | 685 | PRJ | FU | Vasco Gil-Fundoa | ER109 |
Cruz | 654 | 30.11.2003 | FU | Machico - Faial. Serrado (Porto da Cruz)-Lungueira (Faial) section | ER101 |
Cruz de Carvalho* I | 650 | PRJ | FU | Cruz de Carvalho - Funchal harbour | |
Tunel 1 (troço III) | 605 | PRJ | FU | Rosario – São Vicente. Island Madeira | ER104 |
Tunel VII | 580 | PRJ | FU | São Vicente - Porto Moniz. Island Madeira | ER101 |
Cabouqueira | 580 | PRJ | FU | Second tube: 580 m / R.Dr. Pita – Av.C.Gulbenkian | |
Madalena do Mar | 580 | 17.06.2003 | FU | Madalena do Mar - Arco da Calheta | ER101 |
Agua d'Alto | 575 | 10.09.2000 | FU | S.Vicente - Porto Moniz | ER101 |
Funchal harbour | 565 | PRJ | FU | ||
Grilo | 520 | 1998 | LI | Second tube: 520 m / Whidest in Portugal, 4 lanes each tube | IC7 |
Tunel II | 500 | PRJ | FU | São Vicente - Porto Moniz. Island Madeira | ER101 |
Tunel 3 (troço V) | 500 | PRJ | FU | Rosario – São Vicente. Island Madeira | ER104 |
Legenda:Red: under costruction Pink: in project
ER: Estrada Regionale (in Madeira) FONTE, FONTE
Grandes Obras de Estradas Fonte (lamento que tenham apagado a página do site de onde copiei estas informações, não entendo o porquê!) Resta um novo site, sem valores aqui
CONSTRUÇÃO DA E.R.101 CALHETA - PRAZERES 1ª FASE + 2ª FASE (TÚNEIS) + 3ª FASE | |
CLIENTE: Secretaria Regional do E.S e Transportes - Governo Reg da Madeira
VALOR DOS TRABALHOS: 56 669 102,18 €
|
CONSTRUÇÃO DA VIA RÁPIDA CÂMARA LOBOS - RIBEIRA BRAVA 2º TROÇO - 1ª e 2ª FASES | |
CLIENTE: Secretaria Regional do E.S. Transportes - Governo Regional da Madeira
VALOR DOS TRABALHOS: 64 562 617,88 €
|
CONSTRUÇÃO DA E.R.101 CALHETA - PRAZERES 1ª FASE + 2ª FASE (TÚNEIS) + 3ª FASE | |
CLIENTE: Secretaria R. do Equipamento S. e T. - Governo Regional da Madeira
VALOR DOS TRABALHOS: 56 669 102,18 €
|
CONSTRUÇÃO DA CIRCULAR À CIDADE DO FUNCHAL COTA 200 - 2ª FASE | |
CLIENTE: Secretaria R.do E. e T.- Governo Regional da Madeira
VALOR DOS TRABALHOS: 43 814 598,29 €
|
CONSTRUÇÃO DA VARIANTE À E.R. 107 TÚNEL ENTRE RIBEIRA DA LAPA - CURRAL DAS FREIRAS | |
CLIENTE: S.R.E. Social e Transportes - Governo Regional da Madeira
VALOR DOS TRABALHOS: 27 067 619,78 €
|
CONSTRUÇÃO DA VARIANTE À VILA DA PONTA DO SOL TÚNEL | |
CLIENTE: S.R.E. Social e Transportes - Governo Regional da Madeira
VALOR DOS TRABALHOS: 22 634 893,44 €
|
CONSTRUÇÃO DA VARIANTE À VILA DA CALHETA 1ª FASE - TÚNEIS + 2ª FASE | |
CLIENTE: S.R.E.Social e Transportes - Governo Regional da Madeira
VALOR DOS TRABALHOS: 51 259 970,00 €
|
CONSTRUÇÃO DA VIA EXPRESSO FAIAL - SANTANA 1ª FASE - TÚNEIS + 2ª FASE | |
CLIENTE: S.R.E. Social e Transportes - Governo Regional da Madeira
VALOR DOS TRABALHOS: 87 622 310,00 €
|
VARIANTE À E.R. 104 - VILA DA RIBEIRA BRAVA 2ª FASE - TROÇO II | |
CLIENTE: S.R.E. Social e Transportes - Governo Regional da Madeira
VALOR DOS TRABALHOS: 35 970 000,00 €
|
BENEFICIAÇÃO DO TRAÇADO DA E.R. 101 SÃO VICENTE - PORTO MONIZ - 4ª FASE | |
CLIENTE: S.R.E. Social e Transportes - Governo Regional da Madeira
VALOR DOS TRABALHOS: 65 000 000,00 €
|
CONSTRUÇÃO DA E.R. 101 ENTRE PRAZERES - RAPOSEIRA | |
CLIENTE: S.R.E.Social e Transportes - Governo Regional da Madeira
VALOR DOS TRABALHOS: 28 579 000,00 €
|
ACESSO AO PARQUE EMPRESARIAL DA RIBEIRA BRAVA 1ª e 2ª FASES | |
CLIENTE: S.R.E. Social - Governo Regional da Madeira
VALOR DOS TRABALHOS: 28 828 000,00 €
|
VIA EXPRESSO FAJÃ DA OVELHA - PONTA DO PARGO 1ª FASE - TÚNEIS | |
CLIENTE: VIAMADEIRA, S.A.
VALOR DOS TRABALHOS: 37 950 000,00 €
|
CONSTRUÇÃO DA VARIANTE À MADALENA DO MAR FASE 1 - TÚNEIS | |
CLIENTE: VIAMADEIRA, S.A.
VALOR DOS TRABALHOS: 53 592 500,00 €
|
NOVA LIGAÇÃO RODOVIÁRIA AO JARDIM DA SERRA | |
CLIENTE: S.R.E. Social - Governo Regional da Madeira
VALOR DOS TRABALHOS: 34 510 000,00 €
|
NOVA LIGAÇÃO VASCO GIL - FUNDOA À COTA 500 1ª FASE | |
CLIENTE: Consórcio Mota-Engil / Somague VALOR DOS TRABALHOS: 15 391 490,00 € |
CONSTRUÇÃO E.R. 101 - VIA EXPRESSO MACHICO - FAIAL (ACESSO SUL AO TÚNEL DO NORTE) | |
CLIENTE: S.R.E Social e Transportes - Governo Regional da Madeira
VALOR DOS TRABALHOS: 19 756 190,00 €
|
Não tenho palavras para descrever a situação que se vive na Madeira (e não só), tanto se diz que as vezes é melhor ficar calado, pois o povinho não ouve. Mesmo assim aproveito este excelente artigo para divulgar através da internet, pode ser que algumas pessoas fiquem finalmente mais informadas desta pouca vergonha que se vive neste pais, onde as aparências valem muito mais do que o ser.
ResponderEliminarEste blogue já está nos meus favoritos, no que depender de mim vais estar nos favoritos de muitos mais...
ResponderEliminarÉ preciso divulgar esta roubalheira!!!!!!
Cpts
Sérgio
...devias inscrever-te no flatrr.com...
ResponderEliminarQuestiono-me frequentemente, que tipo de poder oculto este homem tem sobre os sucessivos governos que nunca tiveram a coragem de travar este despesismo sem classificação? Que trunfo tão poderoso, pode levar a esta personagem, a pensar que está imune a tudo e a todos.
ResponderEliminarSegredos
EliminarOs votos do PSD Madeira são muito importantes para o PSD a nível nacional e o PSD Madeira vive muito à custa de Alberto João da Madeira
EliminarNão tenho nada contra o homem mas acho que ele devia arranjar um tacho que não servisse só os amigos e o pessoal do partido...
ResponderEliminar"Meus amigos, quem não chora não mama!"-A.J.J" Gozava eu, com um ex-colega meu da escola, enquanto nas vésperas de eleições, ele andava a colar cartazes, quando andava com a bandeira de fora no carro de campanha/som do PSD e este meu colega, nem ficava chateado com as minhas "bocas", só sorria! Porquê? Hoje em dia, é função publica, anda com um carrinho da camara, de casa em casa a tirar conta da água! ok, não deve ganhar muito, mas tem um trabalhinho limpo e em principio seguro e porquê?
ResponderEliminarEnquanto andava eu a gozar, e vocês a porem defeitos, que tal fazermos parte também da carruagem. Meus amigos, quem não pede/tem cunhas, não se safa. Olhem o Coelho! É daqueles que só diz mal, chamar nomes, a VERDADE é que arranjou um tachinho para ele e família como deputados. Não digo que, o Coelho diz não seja verdade, até acho que ele não fala sem ter a certeza, agora se este Sr.Coelho tivesse umas aulas de etiqueta, aprendesse a falar, as pessoas talvez o levassem a serio e conseguíamos começar outro rumo, mas a falar desta maneira, autentico comportamento de palhaço perante as pessoas, mesmo estando a revelar verdades, mesmo ele sendo o primeiro politico que promete e faz, assim não tem hipótese. É assim, enquanto escrevemos aqui por defeitos, outros estão a safar, é a lei da vida, a do mais forte, neste caso
queria dizer... que neste caso, na nossa sociedade, a lei da vida é: "QUEM NÃO CHORA NÃO MAMA" dito pelo próprio A.J.J. Por outro lado, não vamos fazer um drama sobre o "buraco", caso igual ou pior ao continente. Vamos deixar de ser uns "ANJINHOS" e os políticos, os "malfeitores", porque a verdade e deve ser a única opinião que concordo com o nosso presidente, é que evoluímos muito, comparado a 15/20 anos atrás, nem tanto! Por exemplo, o troço funchal-P.Moniz, era feito em mais de 3H, via-encumeada e sempre curva, contracurva! Agora, fazemos uma média 40m/45m, de noite, sem movimento, consegue-se em 32m, saímos na via-rápida, entrámos na via-expresso até destino. Exemplos assim é de LOUVAR, e para quem passou muita vez pela chamada estrada velha, a "rocha de S.Vicente, dá muitas graças por agora haver esta alternativa, mesmo sabendo, que por um lado, o beneficio foi mais de outros!. Mas, nem tudo são rosas, há mesmo muita obra feita, quem nem lembra ao ceguinho, passar por lá. Desde o famoso heliporto, C.C.Viva, Aquário! Digo sim, são infraestruturas que até podiam ter alguma utilidade/beneficio, mas fazerem em P.Moniz, talvez alguém lembrou que podia ser um ponto de íman para atrair turismo, tudo bem, mas já existia pontos muitos fortes de atração neste concelho, e para completar a ideia, até um burro percebe isto, O GRANDE CÉREBO que tentava atrair turismo (ou branquear dinheiro) pensou que, acabando/tirando o P.Campismo, que situava mesmo no centro da vila, ao pé das piscinas, MEU CABEÇA DE GIZ, ERA O PARQUE QUE TRAZIA ALGUM MOVIMENTO À NOITE, LUCRO AOS CAFÉS, AOS SUPERMERCADOS, Á PISCINA, O PARQUE SIM, ERA A ÚNICO CHAMARIZ E "AMIGO DO AMBIENTE" que podia haver para o concelho, e NÃO!!!, AO GASTAR PARA O DEMOLIR E FAZER UM NOVO, TODO ARTIFICIAL, de natural só mesmo talvez os patos a nadar no lago.
Eliminarjá volto para acabar hehe
EliminarDenunciar os buracos da Madeira, não significa que se concorde ou defenda os do continente.
Eliminar(continuando p/terminar)
EliminarQuando referi que era "único chamariz" referia à noite, porque atualmente, seja inverno ou verão, 9H30/10H está tudo fechado naquela zona, existe no Seixal um pub, que ao fim de semana ainda aguenta um pouco até mais tarde. Concordo que o demolido P.Campismo, já merecia umas obras de recuperação, mas de certeza que não iam gastar tanto como o fizeram. Até mesmo com um abaixo-assinado dos "campistas assíduos", não desistiram da ideia. Agora quem passa na R.Janela, onde situa agora o parque, só dá pena vê-lo sempre às "moscas", uma tenda aqui, outra ali, no máximo 3 no total. Em pleno verão, são sempre poucas as tendas e são mais estrangeiros os aventurar-se, claro, é que nem o fizeram numa zona verde, foi feito debaixo de rocha, mesmo ao lado de uma central elétrica e com uma pequena mercearia que raramente está aberta, e depois observamos estrangeiros andar a pé dentro dos tuneis, a respirar os gazes dos carros, continuando, nada comparando ao antigo, grandes tendas pertencidas a famílias inteiras,
10/12 pessoas, o parque sempre lotado de verão. À noite, iam dar também o seu mergulho, jogavam às cartas nas mesas em frente... agora, esta geração nova residente no concelho, como vão engatar algumas miúdas(as filhas dos campistas)não é nada relevante, mas recordei que durante a minha infância, passei muitos bons momentos na zona, muita gente conheci, eram outros tempos.
ResponderEliminarSe, no lugar do parque, ainda houvesse algo de beneficio para o concelho, até tentava aceitar do tipo, "não temos isto, mas temos agora isto" mas não! Por causa dos grandes génios, temos um C.Ciência Viva que está às moscas, já despediram uma cartada de funcionários desde a sua inauguração, e ficamos com uma frente-mar, que até não ficou má, mas, pelo menos a calçada em pedra que abunda em toda frente-mar, foi dada a uma empresa continental(sobre empreitada talvez)sei e conheci alguns, vieram de prepósito á Madeira para fazer o trabalho, e também sei que estes homens não estavam a ganhar nada mal. Já que fosse para dar trabalho, que dessem às firmas da região, e não sempre para as mesmas, e não venham com a conversa do "ganha quem fizer mais barato" porque neste caso, a mão de obra foi caríssima, alojamento incluído, e o material de trabalho, a calçada, foi toda comprada e obtida na região. Vejamos, se
para uma firma daqui não dá fazer por X valor, vai dar para uma do continente, a pagar tudo incluído aos funcionários. Acho que já ninguém cai nessa cantiga, acredito que muitas firmas não têm ferramenta ou material para uma obra considerada grande, mas também não é preciso inventar muito, se uma firma não consegue, que façam por partes, façam o concurso para 3/4 firmas, porque de certeza juntas, arranjam uma solução.
ResponderEliminarAQUÁRIO foi mais uma... sem remédio. É bom, claro que sim, termos o único aquário, mas para quê, para dar despesa? Estas grandes obras públicas feitas em P.Moniz só com boas intenções, não serve para ali. Pode até chamar algum turismo, contratos feitos com agências, mas são obras para uma cidade ou uma localidade mais movimentada. Alí, só dá mesmo na hora do almoço para os restaurantes, e a piscina no verão, e com a rapidez que vamos de um lado para outro da ilha, não dá para mais, e nem existe população suficiente para mais do que ir tomar um café.
Só para acabar este meu desabafo, o que falei não é nada novidade para alguém, só queria deixar o meu descontentamento com a autarquia, é só tristes feitos pela parte desta e todas no geral. Comento sobre as lindas e naturais piscinas situadas ao pé do restaurante Cachalote. Tiveram a brilhante ideia de retirar/abrir/acabar com o que há mais de natural, e pior ainda, tiveram esta iniciativa sem ninguém queixar-se, quando mandaram "abrir" ou "aumentar" o espaço interior da piscina, ou seja, retirar as rochas que estavam no meio desta, mas estavam ali desde o inicio e mais importante, eram da natureza, não foi o homem que as colocou, tudo
isto para a piscina ficar, tipo lago?, quando mandaram as escavadoras picar as ditas rochas, com o tremer das maquinas, acabaram por rompe-la, e esta se não estar com motor sempre a por agua dentro, esta piscina natural,(considerada por muitos, até a mais natural das duas) não aguenta cheia. Acontece e já a um tempo considerável (+-5anos) que os nossos visitantes, questionam o porque de estar vazia, e se não arranjam! Acho uma vergonha, para os munícipes, para a camara, ter uma linda obra de arte da natureza(claro sempre com alguma mão do homem, nem que seja os acessos) e nem tentarem fazer algo para remediar o estrago ou o ataque à natureza que foi feito??? Não deve ser assim tão difícil ver onde está o derrame, e a camara ainda fica ainda pior na fotografia porque, se arranjaram, aumentaram usaram as mesmas máquinas para o efeito na piscina municipal, também conseguem solução para esta que até é mais pequena de área, e para não deixar mencionar que, os acessos à volta foram recuperados e tudo suportado pela autarquia, com o principal ninguém quer saber!
ResponderEliminarRealmente, estes nossos homens da politica, que supostamente são e têm estudos(alguns hehe) e quando chegam ao cargo politico, ficam tao burros, que o próprio burro nem consegue perceber tanta ideia inventada, eu penso que das duas, uma: é mesmo tipo uma doença, prometem, prometem, quando já estão, ninguém os percebe e nenhum cumpre o k prometeu, ou só tenho mais uma hipótese, trabalham assim, porque é o método raiz principal de trabalho deles, têm de pensar maneira completamente diferente/contrário do "povo" porque a confirmar, agem todos assim, por exemplo neste caso uma pessoa normal, do povo talvez pensaria, é urgente resolver este problema, se a solução for por pararmos tudo até resolver, assim seja, fazia estudos, fazia barreiras e enchia a piscina por partes até ver onde está o rombo, não dá, é preciso um deitar um chão em quase tudo, assim seja, é preciso vestir o muro todo à volta, assim seja! Estamos em crise
não conseguimos suportar o motor a trabalhar, visto que é uma piscina acesso livre, quando o mar está mais mexido, a piscina fica cheia, então aproveitamos e fazemos os testes nessas alturas.
ResponderEliminarAcho que o grande problema da autarquia pode passar por isto, sendo uma zona balnear de acesso livre, não podem (na verdade não querem) gastar orçamento visto não havendo retorno, o tempo agora é das vacas magricelas, não há tanta margem manobra, há mais controlo. Mas não esqueçam que a ideia de alargar a piscina e asneira de rompe-la foi da autarquia sem ninguém pedir nada, sabendo na altura que não iam receber nada, ou então a ideia era essa mesmo, aumentar, recuperar para por portagem à entrada.
Meus amigos desculpem pela confusão da escrita, que a paz esteja convosco em nome...
QUANTO AO BURACO da minha ilha, acho que foi feito muita publicidade ao tema, derivado o A.J.J ter a relação que tem com eles. Se for para comparar, o continente está minado de buracos. Mas vamos ser realistas, estamos numa era de muita liberdade de expressão, daí ficarmos saber pormenores que era proibido tempo atras, Concordo e ainda bem que foi construído muita coisa que fazia falta, os acessos, acho foi o que todos podemos ficamos a ganhar, mas muita coisa foi feita sem pés nem cabeça, só mesmo servir de "diversão" para ficarem com algum. Agora, se estivesse no lugar deles, será que não fazíamos a mesma coisa? Ninguém é santo, quando chega hora d verdade, não sabemos o que fazer. agora quanto ao nosso PM ja devia estar na rua, está agindo sem piedade de ninguém, ainda falam do AJJ e continua ai a cortar-nos no nosso ordenado
ResponderEliminarferdinando_marco@hotmail.com
tens certeza de que estais a falar de portugal, me parece muito mais que é de brasil, apenas os valores são menores e as obras ficaram prontas.
ResponderEliminarO Bossaka da Madeira sempre fez o que bem quis e até tratar mal os seus correligionários como o 'Sr. Silva'. Sou daquelas pessoas de adoraria que a Madeira fosse independente e íamos ver este alcóolico a 'cair de podre' da sua poltrona onde está instalado há dezenas de anos. O que soi ao contribuinte haver pessoas capazes de lhe fazer frente e obrigá-lo a devolver o que tem destruído e estoirado grande parte erário público português..
ResponderEliminarNão há mais comentários a fazer, o Povo é que deve fazer justiça pelas usas próprias mãos, sejam realistas e saiam à rua com paus e pedras e dêem cabo dessa cambada toda como fazem os muçulmanos radicais, eu tambem alinho, passem a palavra e reunem-se e já agora ninguém vai votar nas autárquicas porque estes gajos querem é tacho.
ResponderEliminarUm militante da revolução
Absolutamente anedótico. O texto Vê-se que é de alguém completamente ignorante sobre a Madeira. A dos heliportos é de hilariante. O governo construiu 2 realmente. Um no Hospital do Funchal, por motivos óbvios e o outro na outra extremidade da ilha. Realmente, medindo no Google Earth fica a cerca de 35 km do primeiro; mas, na época em que foi construído (antes das vias rápidas e túneis) ficava a 3 horas de automóvel do hospital e quando havia mau tempo e derrocadas, o norte da ilha ficava completamente isolado, sem acesso a socorro e transporte de feridos, doentes ou grávidas de risco para o Hospital. A decisão da construção desse heliporto foi após uma situação dramáticas de mortes por falta de socorro atempado. Não estou aqui para lavar a cabeça a burros, já que para explicar todas as inexactidões do texto levaria muito tempo e espaço. À parte um ou outro ponto que está correcto e com razão, o resto é um autêntico chorrilho de asneiras. Uma anedota! Só para terem uma ideia, eis alguns troços da "excelente" estrada que servia a população da costa Norte da Madeira, antes do Alberto João fazer as novas estradas e túneis que o autor deste texto tanto critica.
ResponderEliminarhttp://mw2.google.com/mw-panoramio/photos/medium/7335883.jpg http://2.bp.blogspot.com/_99DycwaZ1zg/S4ewXJMYXtI/AAAAAAAAMzc/A5xTZqvd7Ss/s400/20061013235923_wMadeiraSeixal-4.jpg
http://farm4.staticflickr.com/3022/2558282062_465c77bd15.jpg
https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/s720x720/1175027_571357989567244_1361031430_n.jpg
Obrigada pelo seu esclarecimento, no entanto devo adiantar-lhe que os factos aqui divulgados correm na imprensa e não foram desmentidos, nem os jornalistas acusados de mentir ou de difamar. Mas o sr comentador anónimo é livre de abrir e ir ás fontes e dizer-lhes, aos jornalistas que investigaram estes factos, que são completamente ignorantes.
Eliminar... o link da sua imagem não aparece.
Mas deixo-lhe aqui mais algumas fontes que provam o em cima denunciado , em video
http://www.youtube.com/watch?v=-jLLHIOAAeE
BASTAVA O POVO SABER COMO SE VOTA CONTRA OS PARTIDOS CORRUPTOS E PORTUGAL SERIA LIMPO DA CORRUPÇÃO. VOTEM EM PARTIDOS SEM ASSENTO PARLAMENTAR SÓ ISSO TEM VALOR E PUNE OS PARTIDOS CORRUPTOS. Nos paises menos corruptos do mundo a democracia funciona porque as pessoas sabem votar e usam o voto, 90% votam... aqui só temos eleitores ignorantes por isso quem não funciona são os eleitores e não a democracia.
ResponderEliminarA abstenção afinal obtém um resultado contrário, ao que pretendem os abstencionistas
Por isso, o que me chateia na vossa abstenção é a falta de colaboração num trabalho importante. Não é uma questão de direitos ou deveres cívicos em abstracto. O problema é concreto. Temos uma tarefa difícil, da qual depende o nosso futuro, e vocês ficam encostados sem fazer nada.
Isto tem consequências graves para a democracia. Quando a maioria não quer saber das propostas dos partidos, está-se nas tintas para o desempenho dos candidatos e nem se importa se cumprem os programas ou não, o melhor que os partidos podem fazer para conquistar votos é dar espectáculo. Insultarem-se para aparecerem mais tempo na televisão mentirem para agradar. Vocês dizem que se abstêm porque a política é uma palhaçada mas a política é uma palhaçada porque vocês não votam. Vocês não exercem o vosso dever de votar contra quem faz mal ao país. O vosso de dever e direito de punir os que lesam o país nas urnas.
A culpa é vossa porque não é preciso muita gente votar em palhaços para os palhaços ganharem. Basta que a maioria não vote.. Basta abanar o pano da cor certa e, se mais ninguém vota, eles ficam na maioria. Mas se vocês colaborassem e se dessem ao trabalho de avaliar as propostas, julgar e punir os partidos que há 40 anos destroem o teu país, se os responsabilizassem pelas promessas que fazem e votassem contra os que mentiram, deixava de haver palhaços, interesseiros e imbecis na política.
MAIS ARTIGOS SOBRE CIDADANIA E EDUCAÇÃO CIVICA, NESTE LINK, APRENDA A VIVER EM DEMOCRACIA SE QUER QUE ELA FUNCIONE::.. INFORME-SE VEJA ESTE LINK http://apodrecetuga.blogspot.pt/2015/10/percebam-que-abstencao-afinal-obtem-um.html#.WM_ogfmLTIU
BASTAVA O POVO SABER COMO SE VOTA CONTRA OS PARTIDOS CORRUPTOS E PORTUGAL SERIA LIMPO DA CORRUPÇÃO. VOTEM EM PARTIDOS SEM ASSENTO PARLAMENTAR SÓ ISSO TEM VALOR E PUNE OS PARTIDOS CORRUPTOS. Nos paises menos corruptos do mundo a democracia funciona porque as pessoas sabem votar e usam o voto, 90% votam... aqui só temos eleitores ignorantes por isso quem não funciona são os eleitores e não a democracia.
ResponderEliminarA abstenção afinal obtém um resultado contrário, ao que pretendem os abstencionistas
Por isso, o que me chateia na vossa abstenção é a falta de colaboração num trabalho importante. Não é uma questão de direitos ou deveres cívicos em abstracto. O problema é concreto. Temos uma tarefa difícil, da qual depende o nosso futuro, e vocês ficam encostados sem fazer nada.
Isto tem consequências graves para a democracia. Quando a maioria não quer saber das propostas dos partidos, está-se nas tintas para o desempenho dos candidatos e nem se importa se cumprem os programas ou não, o melhor que os partidos podem fazer para conquistar votos é dar espectáculo. Insultarem-se para aparecerem mais tempo na televisão mentirem para agradar. Vocês dizem que se abstêm porque a política é uma palhaçada mas a política é uma palhaçada porque vocês não votam. Vocês não exercem o vosso dever de votar contra quem faz mal ao país. O vosso de dever e direito de punir os que lesam o país nas urnas.
A culpa é vossa porque não é preciso muita gente votar em palhaços para os palhaços ganharem. Basta que a maioria não vote.. Basta abanar o pano da cor certa e, se mais ninguém vota, eles ficam na maioria. Mas se vocês colaborassem e se dessem ao trabalho de avaliar as propostas, julgar e punir os partidos que há 40 anos destroem o teu país, se os responsabilizassem pelas promessas que fazem e votassem contra os que mentiram, deixava de haver palhaços, interesseiros e imbecis na política.
MAIS ARTIGOS SOBRE CIDADANIA E EDUCAÇÃO CIVICA, NESTE LINK, APRENDA A VIVER EM DEMOCRACIA SE QUER QUE ELA FUNCIONE::.. INFORME-SE VEJA ESTE LINK http://apodrecetuga.blogspot.pt/2015/10/percebam-que-abstencao-afinal-obtem-um.html#.WM_ogfmLTIU