A corrupção no urbanismo em Portugal, é mais lucrativa que o tráfico de droga.

Neste video Paulo Morais explica como funciona a corrupção no urbanismo, uma autêntica máfia sincronizada e estruturada, para lesar o estado.



A Bolha
Os pelouros de urbanismo nas câmaras municipais deveriam planear o território e autorizar apenas construções que respeitassem os planos. Mas, na prática, isto nunca acontece. Como os vereadores de urbanismo estão subjugados aos promotores imobiliários que dominam os partidos, estes ‘patos bravos’ compram por tuta e meia terrenos agrícolas e, através de um despacho administrativo obtido na câmara, transformam-nos em urbanizáveis.
Com esta simples operação, esquecem o interesse do povo, multiplicam o investimento dez e mais vezes e garantem lucros obscenos, apenas equivalentes aos do tráfico de droga. O rendimento fica desde logo assegurado. Porque, das três, uma. Ou constroem, vendem apartamentos a preços inflacionados e ganham fortunas. Ou acabam por vender caro ao Estado, porque sobre o terreno, hipervalorizado, vai edificar-se um qualquer equipamento público.

Assim foi com as Scut, cujo custo resultou em metade das expropriações de terrenos. Há ainda uma terceira forma de garantir o lucro. Consiste em obter financiamento junto da Banca para os empreendimentos que os promotores… não vão construir. Com a cumplicidade de um administrador corrupto, devidamente colocado em bancos de práticas mafiosas como o BPN, o banco financia todo o valor do projecto, mas recebe como garantia apenas o terreno original… um campo de couves. Estas práticas reiteradas levaram a que, nas últimas duas décadas, tenha inchado uma bolha imobiliária gigantesca. Esta resulta da disparidade de valores entre o que os bancos financiaram e o real preço das casas. Sendo que este, em muitos casos, é perto de zero, pois as casas nem construídas foram. As imparidades da Banca portuguesa resultam da falta de garantias dos empréstimos, sendo que cerca de setenta por cento da dívida privada nacional resulta de operações de especulação imobiliária. No início da crise, em 2008, o crédito imobiliário representava já 168,7 mil milhões de euros. O Estado português vai agora endividar-nos a todos para pagar os prejuízos dos bancos, que resultam maioritariamente do tráfico de solos levado a cabo por essas tríades constituída por promotores imobiliários, vereadores de urbanismo e banqueiros. Paulo Morais

Os que mais enriqueceram com a corrupção são os que mais estão a ser poupados à crise



Um exemplo de um milionário que enriqueceu com o negócio do urbanismo, à sombra de Mesquita Machado.... A sua fortuna foi construída em Braga paralelamente ao reinado de de 37 anos, de Mesquita Machado na Câmara de Braga. Comprava terrenos agrícolas baratos, pedia à câmara licenciamentos de projectos de urbanização, que a câmara aprovava, e fazia disparar o valor dos terrenos. E assim mais um vez sem produzir nada, apenas especulando e enfim... nasceu mais um milionário?




Ao minuto 5 do video em baixo, Paulo Morais explica que acabar com a isenção de IMI dos grandes especuladores imobiliários, seria uma alternativa, (entre outras que refere), para atenuar os efeitos devastadores da austeridade infligida à classe média e baixa. Mas estas medidas que são a alternativa à austeridade, apenas não são aplicadas porque os governos são corruptos e não defendem o interesse público, mas sim os interesses dos grandes grupos.





4 comentários:

  1. Vou tomar a liberdade de publicar parte do seu artigo no meu blogue (octopedia.blogspot.com).

    Espero que não se importe, caso contrário, irei retirar-lo.

    Obrigado pela sua citadania.

    ResponderEliminar
  2. Uma boa maneira de ser activo contra a corrupção, é votar sempre e manter-se informado. No meu concelho 64% dos eleitores não votaram; a camara eleita com maioria absoluta com 19% dos votos, pode falar com voz grossa a todas as críticas. Se os nossos co eleitores não fossem tão pouco interessados e quando sabem duma maningancia ,as reeviassem aos amigos e conhecidos teriamos uma Camara mais "saudável"; aqui como no resto do país.

    ResponderEliminar
  3. Documentos para 4Out15: esta manhã na secretaria da Junta de Freguesia. À procura da Social-Democracia perdida, aliás roubada, pelos figurões arrebentas das oligarquias do Bloco Central. Alguns pp, transformados em associações de malfeitores.
    Em Outubro 2015, e depois nas Presidenciais de 2016.

    ResponderEliminar

Olá caro leitor, obrigada por comentar... sei que apetece insultar os corruptos, mas não é permitido. Já não podemos odiar quem nos apetece... (enfim) Insultem, mas com suavidade.
Incentivos ao ódio, à violência, ao racismo, etc serão apagados, pois o Google não permite.