O império Bracarense, do século XXI, sob o domínio das elites corruptas.

corrupção apodrecetuga milionários autarcas

Mário Louro, chefe da Divisão do Planeamento Urbanístico na Câmara de Braga, tem uma vida de luxo.
(...)Em dez anos na autarquia (entre 1992 e 2002) recebeu 331 mil euros de salário bruto. Um valor bastante inferior ao preço da casa (sem o terreno), que custa seguramente mais de um milhão de euros.

Nuno Alpoim, 45 anos, é o número dois de Mesquita Machado na Câmara Municipal de Braga tem uma vida de luxo - (...) Entre 1997 e 2002, Alpoim registou dois barcos de recreio e ainda uma lancha C2. Já no campo automóvel, um Rover 414 SI, um Alfa Romeo 1565 e um Grand Cherokee Z6 foram as aquisições do edil.

Mesquita Machado, presidente da Câmara de Braga há 32 anos, tem uma considerável fortuna pessoal - (...) 34 Contas!!! 2.500.000€ em 10 anos... (...) Prendas de Casamento para os filhos dados por Empreiteiros... Cheques de 10.000€.... Será pela competência, que merece tanto
(2014)Mesquita Machado tem milhões em bens
Mesquita Machado tem quinta em Vila Verde, onde produz vinho, e moradia de luxo em Braga.
Tem um património avaliado em vários milhões de euros, mas na última declaração de rendimentos, referente a 2012, garantiu que num ano ganhou apenas 116 mil euros, valor que dizia respeito a salários e pensões. Mas possui parte da Quinta do Salgueirô, localizada em Cabanelas, Vila Verde, que foi herdada pela mulher. A quinta destina-se sobretudo à produção e comercialização de vinho, o que dará lucros muito elevados ao ex-autarca. A propriedade vale mais do que um milhão de euros.
Mesquita Machado tem ainda uma luxuosa moradia situada na rua Bernardino Machado, no centro de Braga. É lá que reside com a mulher. Também esta casa e os terrenos envolventes valem mais de um milhão de euros, apurou o Correio da Manhã.
A fortuna do antigo presidente de Braga – que esteve na câmara durante 37 anos – estende-se também aos filhos Ana Catarina Machado, Cláudia e Francisco. Possuem diversos apartamento e carros.
Nos últimos anos, investiram também na compra de estabelecimentos comerciais no centro da cidade. Alguns deles acabaram por não ter os lucros desejados pelos filhos do ex-autarca e o encerramento foi um passo inevitável.
Filha compra farmácia por 450 mil euros
Ana Catarina, filha de Mesquita Machado, é dona da farmácia Coelho, na praça do Município, em Braga. A filha do antigo autarca pagou a pronto 150 mil dos 450 mil euros que custou a farmácia. Ana Catarina tem ainda dois andares com lojas na mesma rua. Possui ainda um escritório num outro prédio de Braga.
O antigo presidente da câmara municipal e a mulher vivem numa luxuosa moradia na rua Bernardino Machado. A casa é rodeada por terrenos e chama a atenção de quem por ali passa. Para além do património imobiliário, o ex-autarca revelou ainda na última declaração de rendimentos que tem 256 mil euros em poupanças. Garantiu, em agosto deste ano ao Correio da Manhã, que leva uma "vida desafogada".

Os filhinhos:
ANA MARIA– Mora na rua de Bernardino Machado, 7. Outro prédio urbano em Braga.
CLÁUDIA (nascida em 1970) – Uma casa em Braga e uma em Quarteira.
FRANCISCO MIGUEL (nascido em 1973) – Duas casas em Braga e uma em Quarteira. Faz a primeira declaração de impostos em 1999 e declara 14 500 euros. No início do ano seguinte, compra o café Astória por 400 mil euros, para serem pagos em dez anos.
ANA CATARINA (nascida em 1977) – Compra por 450 mil euros a farmácia Coelho, na praça do Município, mais dois andares com lojas e águas-furtadas na mesma rua, entradas 65/66/67. Tem ainda em seu nome um escritório na rua Conselheiro Lobato, em Braga. Na compra da farmácia, Ana Catarina paga 150 mil euros a pronto. Fonte, fonte

MAIS CASOS CURIOSOS, EM BRAGA!! 


7 comentários:

  1. A cidade de Braga é um perigo para quem denunciA CASOS LIGADOS A fAMILIA MESQUITA E EMPRETEIROS. A PJ TEM UM MEDO DELES QUE SABE DE CASOS E NEM LHES TOCA.

    ResponderEliminar
  2. braga? de braga percebo eu. nao deve haver cidade mais corrupta em portugal (continental claro, porque a madeira eh um caso aparte)
    se queres mais apontadores escabrosos, deixo-te algumas referencias para futura consulta:

    1) quinta do milho, aka quinta dos peoes, propriedade do estado, vendida a presa e as escondidas no fim do cavaquistao, por um preco irrisorio a rodrigues e nevoa, idealizada para o futuro hospital de braga e parque mas posteriormente reclasificada no pdm de terreno agricola e area protegida para "vale tudo" i.e. para ja macdonalds e hotel (R&N):
    http://www.dn.pt/inicio/interior.aspx?content_id=989070&page=1
    http://bracara2009.blogspot.pt/2007/12/quinta-dos-pees.html
    http://braga.bloco.org/index.php?option=com_content&task=view&id=179&Itemid=1
    http://bragamaldita.blogspot.pt/2010/01/quinta-dos-peoes-nao-ha-bela-ideia-sem.html
    http://bragaparks.blogspot.pt/2007/11/xeque-quinta-dos-pees.html
    (links relativamente recentes, porque tudo isto aconteceu pre era internet)

    2) relativamente recente, a polemica com a fabrica confianca, de onde saliento o facto que a oposicao, uma vez que ja preve victoria facil, lava as maos e prepara o encaixe para quando tiver o poder:
    http://bragamaldita.blogspot.pt/2011/11/confianca-proposito-da-confianca-o.html
    http://bragamaldita.blogspot.pt/2011/12/muito-mais-confianca-sobre-o-negocio-da.htm
    http://formigueiro-berbere.blogspot.pt/2011/12/fabrica-da-desconfianca.html

    3) pseudo tentativa de investigar o mesquita, quando ele manda em tudo, inclusive pj braga, que ao fim de 10 anos diz que eh tudo inconclusivo:
    http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?channelid=00000009-0000-0000-0000-000000000009&contentid=89A714C8-15C8-4EB2-A90F-00282EFC73CF
    http://www.avanteplobenfica.com/2011/01/braga-depositos-de-milhoes-nas-conta-de.html
    http://franciscotrindade.blogspot.pt/2009/02/mesquita-machado-o-rei-dos-bracarenses.html

    3) o ze do terceiro (como eh conhecido para os amigos o proprietario de mais 3os andares de todo o pais, curiosamente em predios que so tem licensa para 3 andares mas que foram construidos com 5,6,7,8).
    aparentemente, esta nao eh conhecida por muita gente porque nao encontrei referencias na net

    4) amigos de sempre, rodrigues e nevoa, aka bragaparques:
    http://antigo.esquerda.net/content/view/11442/68/
    http://expresso.sapo.pt/supremo-condena-domingos-nevoa-por-corrupcao=f700596
    http://www.publico.pt/Sociedade/supremo-condena-domingos-nevoa-por-corrupcao-na-permuta-de-terrenos-do-parque-mayer-1530023
    http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=2254351
    http://www.ionline.pt/portugal/governo-pressionado-dar-mais-proteccao-whistleblowers

    5) um dos muitos "genros"
    http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Braga&Concelho=Braga&Option=Interior&content_id=1167285

    6) o seu vice, vitor sousa:
    http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/sociedade/autarca-suspeito-de-corrupcao
    http://bragabraga2013.blogspot.pt/2012/06/ainda-nao-e-claro-quem-sera-o-candidato.html

    7) mais uma daquelas antigas pre internet: quando os homes da camara iam ter com os labradores e diziam "vamos ter que expropriar a 100 escudos o metro quadrado", e passado um bocado aparecia o rodriques ou o nevoa a comprar por 200 escudos o que na realidade valia 1000. muitos foram os inocentes que venderam para passado pouco tempo verem construidos predios em vez da prometida estrada ou "insert excuse here".

    e podia continuar durante horas, ou quiza, dias... algumas coisas tao na net, outras nao, mas quem anda por braga ha 30 anos e tem estado atento o rol nunca acaba...

    PS: anonimo #1: mesquita machado = megaloxulos rex? :D
    PS2: ve la se nao apagas este...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. TEMOS OS POLITICOS QUE MERECEMOS SOMOS NÓS QUE OS MOLDAMOS
      UM POVO QUE NÃO VOTA NEM SABE USAR O VOTO JAMAIS SERÁ REPRESENTADO, TEMIDO OU SEQUER RESPEITADO E JAMAIS SABOREARÁ AS VANTAGENS DA DEMOCRACIA...
      Em Portugal vence sempre a abstenção e a ignorância e os corruptos.
      O povo não sabe que o voto não serve apenas para votar a favor dos que mais se apoiam, serve também para votar contra os que mais roubam e mentem.
      O critério decisivo da democracia é a possibilidade de votar contra os partidos que há 40 anos destroem o país
      Karl Popper, sobre democracia, responsabilidade e liberdade.
      (…)
      Inicialmente, em Atenas, a democracia foi uma tentativa de não deixar chegar ao poder déspotas, ditadores, tiranos. Esse aspecto é essencial. Não se tratava, pois, de poder popular, mas de controlo popular. O critério decisivo da democracia é – e já era assim em Atenas – a possibilidade de votar contra pessoas, e não a possibilidade de votar a favor de pessoas.
      Foi o que se fez em Atenas com o ostracismo. (…)
      Desde o início que o problema da democracia foi o de encontrar uma via que não permitisse a
      ninguém tornar-se demasiado poderoso. E esse continua a ser o problema da democracia. (…)

      ARTIGO COMPLETO: http://apodrecetuga.blogspot.com/2015/09/o-criterio-decisivo-da-democracia-e.html#ixzz3qcV7Aoi8

      Eliminar
  3. MARAVILHOSO E ESSA SARAPICOS AINDA ME MANDA CALAR ........DESAVERGONHADA
    M. ISABEL DIAS FERNANDES LOPES
    UMA CIDADÃ DE BRAGA

    ResponderEliminar
  4. Acreditem que já tive ameaças veladas por ter partilhado
    isabel lopes

    ResponderEliminar
  5. BASTAVA O POVO SABER COMO SE VOTA CONTRA OS PARTIDOS CORRUPTOS E PORTUGAL SERIA LIMPO DA CORRUPÇÃO. VOTEM EM PARTIDOS SEM ASSENTO PARLAMENTAR SÓ ISSO TEM VALOR E PUNE OS PARTIDOS CORRUPTOS. Nos paises menos corruptos do mundo a democracia funciona porque as pessoas sabem votar e usam o voto, 90% votam... aqui só temos eleitores ignorantes por isso quem não funciona são os eleitores e não a democracia.
    A abstenção afinal obtém um resultado contrário, ao que pretendem os abstencionistas
    Por isso, o que me chateia na vossa abstenção é a falta de colaboração num trabalho importante. Não é uma questão de direitos ou deveres cívicos em abstracto. O problema é concreto. Temos uma tarefa difícil, da qual depende o nosso futuro, e vocês ficam encostados sem fazer nada.
    Isto tem consequências graves para a democracia. Quando a maioria não quer saber das propostas dos partidos, está-se nas tintas para o desempenho dos candidatos e nem se importa se cumprem os programas ou não, o melhor que os partidos podem fazer para conquistar votos é dar espectáculo. Insultarem-se para aparecerem mais tempo na televisão mentirem para agradar. Vocês dizem que se abstêm porque a política é uma palhaçada mas a política é uma palhaçada porque vocês não votam. Vocês não exercem o vosso dever de votar contra quem faz mal ao país. O vosso de dever e direito de punir os que lesam o país nas urnas.
    A culpa é vossa porque não é preciso muita gente votar em palhaços para os palhaços ganharem. Basta que a maioria não vote.. Basta abanar o pano da cor certa e, se mais ninguém vota, eles ficam na maioria. Mas se vocês colaborassem e se dessem ao trabalho de avaliar as propostas, julgar e punir os partidos que há 40 anos destroem o teu país, se os responsabilizassem pelas promessas que fazem e votassem contra os que mentiram, deixava de haver palhaços, interesseiros e imbecis na política.
    MAIS ARTIGOS SOBRE CIDADANIA E EDUCAÇÃO CIVICA, NESTE LINK, APRENDA A VIVER EM DEMOCRACIA SE QUER QUE ELA FUNCIONE::.. INFORME-SE VEJA ESTE LINK http://apodrecetuga.blogspot.pt/2015/10/percebam-que-abstencao-afinal-obtem-um.html#.WM_ogfmLTIU

    ResponderEliminar
  6. BASTAVA O POVO SABER COMO SE VOTA CONTRA OS PARTIDOS CORRUPTOS E PORTUGAL SERIA LIMPO DA CORRUPÇÃO. VOTEM EM PARTIDOS SEM ASSENTO PARLAMENTAR SÓ ISSO TEM VALOR E PUNE OS PARTIDOS CORRUPTOS. Nos paises menos corruptos do mundo a democracia funciona porque as pessoas sabem votar e usam o voto, 90% votam... aqui só temos eleitores ignorantes por isso quem não funciona são os eleitores e não a democracia.
    A abstenção afinal obtém um resultado contrário, ao que pretendem os abstencionistas
    Por isso, o que me chateia na vossa abstenção é a falta de colaboração num trabalho importante. Não é uma questão de direitos ou deveres cívicos em abstracto. O problema é concreto. Temos uma tarefa difícil, da qual depende o nosso futuro, e vocês ficam encostados sem fazer nada.
    Isto tem consequências graves para a democracia. Quando a maioria não quer saber das propostas dos partidos, está-se nas tintas para o desempenho dos candidatos e nem se importa se cumprem os programas ou não, o melhor que os partidos podem fazer para conquistar votos é dar espectáculo. Insultarem-se para aparecerem mais tempo na televisão mentirem para agradar. Vocês dizem que se abstêm porque a política é uma palhaçada mas a política é uma palhaçada porque vocês não votam. Vocês não exercem o vosso dever de votar contra quem faz mal ao país. O vosso de dever e direito de punir os que lesam o país nas urnas.
    A culpa é vossa porque não é preciso muita gente votar em palhaços para os palhaços ganharem. Basta que a maioria não vote.. Basta abanar o pano da cor certa e, se mais ninguém vota, eles ficam na maioria. Mas se vocês colaborassem e se dessem ao trabalho de avaliar as propostas, julgar e punir os partidos que há 40 anos destroem o teu país, se os responsabilizassem pelas promessas que fazem e votassem contra os que mentiram, deixava de haver palhaços, interesseiros e imbecis na política.
    MAIS ARTIGOS SOBRE CIDADANIA E EDUCAÇÃO CIVICA, NESTE LINK, APRENDA A VIVER EM DEMOCRACIA SE QUER QUE ELA FUNCIONE::.. INFORME-SE VEJA ESTE LINK http://apodrecetuga.blogspot.pt/2015/10/percebam-que-abstencao-afinal-obtem-um.html#.WM_ogfmLTIU

    ResponderEliminar

Olá caro leitor, obrigada por comentar... sei que apetece insultar os corruptos, mas não é permitido. Já não podemos odiar quem nos apetece... (enfim) Insultem, mas com suavidade.
Incentivos ao ódio, à violência, ao racismo, etc serão apagados, pois o Google não permite.