2 - O que se deveria questionar era saber e conhecer os detalhes do plano de reestruturação que até agora ninguém conhece.
3 - Qual era a dívida total da TAP, antes da Pandemia?
4 - Como se vai processar exactamente o fim da TAP SGPS? Quem vai pagar? E quanto?
5 - Onde está o relatório de contas do ano de 2020, da TAP SGPS ? Não é conhecido nem foi publicado.
Na realidade o que o PNS está a fazer não é uma reestruturação, é apenas o que uma pessoa que nada percebe da TAP nem de aviação, faz para fingir que sabe o que anda a fazer. PNS percebe imenso de manipulação mas de gestão, muito pouco. Porque para ele reestruturação é cortar no pessoal. E isso significa uma despesa gigante em indemnizações, só para obedecer a Bruxelas, e após o ok de Bruxelas, lá teremos o habitual cenário, em poucos anos a TAP estará de novo com excesso de pessoal. Uma saga que vem de longe e que acontece em todos os sectores públicos, os tachos e os boys, são uma arma poderosa de poder dos partidos.
Como ficou a TAP em 1994 quando recebeu 1450 milhões do Estado?Um corte de 40% no número de trabalhadores, reduções de 10% nas rotas europeias e menos seis aviões.
O primeiro passo para uma gestão limpa e séria da TAP, seria a transparência, algo que o partido socialista abomina. Esconde a verdade dos dados da TAP, para impedir que o cidadão e os peritos, avaliem o mau desempenho do PS publicamente.
Neste video podemos ver PNS a afirmar o que é, para ele, reestruturar.. cortar pessoal?
Reestruturar passa por muito mais que isso. É preciso tornar a TAP competitiva que é fazer o que fizeram todas as companhias de bandeira, há anos, como se explica no final do texto em vários vídeos, e Miguel Sousa Tavares pergunta isso mesmo neste Video.
TAP: uma empresa económica, financeira e comercialmente falida
A dama de ferro da Comissão Europeia, Margreth Vestager, deu à Ryanair o que esta exigia em nome das regras comunitárias sobre a concorrência: 18 slots sub-utilizados pela TAP. À geringonça de António Costa, Pedro Nuno Santos, Jerónimo de Sousa e Francisco Louçã, impôs uma reestruturação draconiana da companhia aérea portuguesa, permitindo a esta, sob vigilânca apertada, um segundo e último fôlego, antes de se integrar, sem dívidas, com uma gestão saudável e dimensão adequada, num dos quatro grandes grupos europeus de aviação— International Airlines, Lufthansa, Air-France-KLM, SAS—, ou desaparecer.A TAP Air Portugal e a TAP SGPS foram ontem, dia 21 de dezembro, separadas para sempre.
Na primeira, permanece o essencial do negócio da TAP, isto é, transportar passageiros por via aérea e manutenção das aeronaves na Portela, e conta com a autorização de Bruxelas para novo endividamento, mas desta vez com vista à sua salvação, para o que dispõe de dois anos. Uma verdadeira corrida contra o tempo, sobretudo porque a TAP continua sem modelo estratégico credível.
Na segunda, a TAP SGPS, cujo Relatório & Contas de 2020 continua por publicar, sem que o nosso indigente jornalismo se preocupe com a bizarria, estão ativos e prejuízos que deixam de contar nos livros da TAP Air Portugal (1): a TAP Maintenance & Engineering do Brasil (um buraco negro que a TAP de Fernando Pinto comprou em troca do mercado brasileiro da TAP), a PGA Portugália Airlines, a Groundforce, a Cateringpor, e outras empresas maispequenas.
Pergunta-se, naturalmente, como irão implodir as empresas que desde ontem passam a estar fora do perímetro de salvação da TAP. O ministro da tutela, um dos principais ideólogos da reversão da privatização da TAP, com António Costa e Jerónimo de Sousa, já começou a por-se de fora do problema que alegremente criou. Agora o seu negócio é mais comboios e casas para o povo. Sócrates fez realmente escola!
No âmbito estrito da TAP Portugal Airlines ficam também algumas perguntas no ar: como irá a empresa assegurar o catering e o handling depois da falência previsível da Groundforce e da Cateringpor? Quantos aviões terá que alienar em função das evidentes dificuldades de tesouraria da empresa, uma vez que a recuperação do mercado europeu poderá só ocorrer em 2023 ou 2024? Sem a PGA, como tenciona manter as ligações para o Porto, Faro e Tires? Será que sem estas ligações poderá manter o famoso hub de Lisboa? Como?
Por fim, que dirá o PCP sobre este lindo serviço durante a campanha eleitoral? E os sindicatos?
Ironia amarga: foi Michael O'Leary, o CEO da Ryanair, quem deferiu os mais assertivos ataques à gestão criminosa da TAP por parte do governo PS. O silêncio da indigente impresa e de todos os partidos do regime foi ensurdecedor. Quando alguns acordaram era tarde demais.
Epílogo: a TAP está em queda livre, mas a indigente imprensa que serve de megafone do governo que a subsidia irá cumprir a ordem de António Costa: o preto é branco, e a TAP tem futuro, não se fala mais nisso. Importante mesmo é a COVID e a proibição dos saldo, de 25 de dezembro até 9 de janeiro!
DO COMUNICADO DA COMISSÃO EUROPEIA
«As medidas hoje aprovadas permitirão a Portugal compensar a TAP pelos prejuízos diretamente sofridos em consequência das restrições de viagem aplicadas para limitar a propagação do coronavírus. Ao mesmo tempo, o plano aprovado para a reestruturação da TAP assegurará a viabilidade da companhia aérea no longo
prazo. O importante apoio público terá salvaguardas destinadas a limitar distorções da concorrência. Em especial, a TAP comprometeu-se a disponibilizar faixas horárias no aeroporto de Lisboa, um aeroporto congestionado onde a TAP detém um poder de mercado significativo. Deste modo, as transportadoras concorrentes têm a possibilidade de expandir as suas atividades neste aeroporto, garantindo preços justos e uma escolha acrescida aos consumidores europeus.»
Na sequência da sua investigação aprofundada e das observações das partes interessadas e de Portugal, a Comissão aprovou o plano de reestruturação proposto. O apoio assumirá a forma de medidas de capital e de quase capital no montante de 2,55 mil milhões de EUR, incluindo a conversão do empréstimo de emergência de 1,2 mil milhões de EUR em capital próprio.
O plano prevê uma divisão das atividades em i) companhias aéreas TAP Air Portugal e Portugália (que serão apoiadas e reestruturadas) e ii) perímetro de ativos não essenciais a alienar durante a reestruturação, designadamente filiais em atividades adjacentes de manutenção (no Brasil), restauração e assistência em escala. Além disso, a TAP SGPS e a TAP Air Portugal ficarão inibidas de efetuar quaisquer aquisições e reduzirão a frota até ao final do plano de reestruturação, racionalizando a sua rede e ajustando-se às previsões mais recentes que estimam que a procura não irá recuperar antes de 2023 devido à pandemia de coronavírus.
A TAP disponibilizará até 18 faixas horárias por dia no aeroporto de Lisboa a uma transportadora concorrente. Estas medidas permitirão a entrada ou a expansão duradouras neste aeroporto de uma transportadora concorrente, o que redundará em benefício dos consumidores. A Comissão organizará um processo de seleção transparente e não discriminatório (com o apoio de um mandatário responsável pelo acompanhamento) para selecionar a transportadora concorrente. O primeiro convite à apresentação de propostas terá lugar antes da época de inverno da IATA de 2022-23.
Resta saber quem assumirá o buraco da TAP SGPS sem a TAP Portugal Airlines. Eu creio que sei quem é... Só não sei de que Orçamento de Estado vai sair.
ENTRETANTO... PNS afirma ao Expesso que a reprivatização não está agora em cima da mesa...
O António Maria baba-se sempre que os ministros deste país seguem (ainda que tardiamente) os seus conselhos. No caso, PNS afirma: "Estamos a trabalhar para que a TAP possa estar num grupo grande de aviação porque é a forma mais sólida para a viabilização a longo prazo". A TAP até poderá lá estar (no grupo da Lufthansa, da Iberia-British Airways, ou da Air France-KLM) como uma empresa 100% pública. Basta para tal comportar-se como um sócio silencioso, cuja presença visa apenas garantir que a TAP mantém uma determinada especialização no grupo, nomeadamente nas ligações aos PALOP.
Já agora, quem é que vai despedir o pessoal da PGA, Groundforce, Cateringport, etc, quando estas empresas falidas deixarem de ter acesso ao dinheiro dos contribuintes? E quem irá, entretanto, tapar os buracos da TAP SGPS?
Barraqueiro, fora TAP Air Portugal, diz que vai para a Alta Velocidade!
No dia em que comunica que está fora da TAP Air Portugal, Humberto Pedrosa, anuncia o interesse da Barraqueiro na Alta Velocidade. E nós que fazemos? Rimos às gargalhadas! Qual Alta Velocidade?!!!
Poiares teme cisão do PS depois das eleições
A possibilidade de uma cisão no PS é uma hipótese que adiantei por diversas vezes, mas que na eventual derrota de António Costa se tornará ainda mais verosímil e necessária para salvar o país duma bipolarização populista extrema. Resta saber quem sai, se Costa e as suas tropas de má memória, se PNS e os Jotas todos que o apoiam e salivam por viver à sombra da bananeira do poder.
LISTA DE VIDEOS SOBRE AS MENTIRAS QUE O GOVERNO IMPINGE SOBRE A TAP.
GOMES FERREIRA REVELA QUE LUVAS MOVEM O GOVERNO A AFUNDAR A TAP. SOLUÇÃO PARA SALVAR A TAP
GOMES FERREIRA MOSTRA QUE CEO DA RYANAIR TEM RAZÃO E NUNO SANTOS MENTE AO PAÍS (LUVAS NA TAP)
NUNO SANTOS ESTÁ A MENTIR E A ROUBAR O PAÍS ALERTA O CEO da RYANAIR, E DEIXA LIÇÕES DE BOA GESTÃO
LEIS ANTI CORRUPÇÃO CHUMBAM SEMPRE PELO PS. TRAVÃO NA INVESTIGAÇÃO DAS LUVAS DA TAP DE SÓCRATES
CEO DA RYANAIR RESPONDE A BIRRA DE NUNO SANTOS, O PINÓQUIO QUE DEITA IMPOSTOS À SANITA (TAP)
CHORRO DE MENTIRAS DO GOVERNO SOBRE A TAP, PARA ENGANAR TOTOS. PS TRATA PORTUGUESES COMO BURROS
PORTUGUESES NEM USAM A TAP, MAS TEMOS QUE PAGAR OS BURACOS E MENTIRAS DO GOVERNO
TAP PRENDA DE NATAL DO PS, VOARAM 800 EUROS DO BOLSO DE CADA CONTRIBUINTE! 75 ANOS DE PREJUÍZO
80% DO IRC DE 2020 VÃO PARA O ESGOTO TAP, QUEM GOSTA DE DOAR IMPOSTOS PARA CORRUPÇÃO, VOTA PS
"Eu nâo quero os votos do eleitorado do Chega".
ResponderEliminarRui Rio a 28/12/2021 em entrevista à CNN Portugal.
E eu contraponho...
Um candidato a Primeiro Ministro tem que saber representar todo um Povo.
Para governar para todo um País.
Não deve nem pode ser um chefe de facção.
A 30 de Janeiro que o Povo não esqueça as palavras de rio...em mera versão de regedor local.
Que o eleitorado não esqueça que rio em vez de unir sempre quis separar, dividir, excluir.
rio não sabe ser lider. Porque rio não tem as necessárias capacidades para o ser.
Não há eleitores de 1ª e de 2ª.
Que o eleitor faça ouvir a sua legítima indignação!
E o Costa tem ainda menos capacidades para tirar o país do lodo em que está atolado...
EliminarPelo menos o Rio é economista e só isso já faz toda a diferença. Com juristas como o Costa e seus compadres, com nepotismo, amiguismo e corrupção por todo o lado vamos cair novamente em mais uma bancarrota. Seremos daqui a pouco o país mais pobre da Europa!!!