TDT lesa o cidadão e oferece 715 mil clientes à MEO.


TDT foi feita para favorecer a PT
«Há fortes indícios de corrupção na implementação da TDT»
Investigador diz que PT foi de longe a mais beneficiada e lança suspeitas sobre isenção da Anacom no processo.
O investigador da Universidade do Minho Sergio Denicoli afirmou que há «fortes indícios» de corrupção na implementação da Televisão Digital Terrestre (TDT) em Portugal e sublinhou que o processo foi conduzido de forma a «não funcionar».

«Houve uma TDT planeada muito diferente da que foi implementada. Foram prometidos, por exemplo, muitos canais, mas ficou-se apenas pelos quatro que já existiam no analógico. Isso ocorreu por interferências políticas e económicas, o que nos leva a crer que pode ter havido a captura do regulador pela PT, ou seja, a Anacom teria trabalhado em favor da PT», disse à Lusa o investigador.

O investigador sublinhou que a PT foi, «de longe, a principal beneficiada» com a TDT, tendo conseguido 715 mil novos clientes para a MEO.
«Naturalmente, não interessava à PT que a TDT tivesse muitos canais e a entidade reguladora [Anacom] permitiu isso, beneficiando grupos económicos em detrimento do interesse público», referiu.
E acrescentou que, segundo a organização não-governamental Transparência Internacional, esta atuação configura «uma espécie de corrupção, pois utiliza algo público de forma a garantir lucros privados». 
O investigador disse que as questões técnicas não foram devidamente explicadas à população, numa estratégia «deliberada ou não» que serviu para «legitimar decisões contrárias ao interesse público», beneficiando sobretudo «grupos económicos, cujos laços com o poder político são evidentes». 

«No caso da PT  que receberia o direito de utilização de frequências da TDT, a ligação era mesmo simbiótica, oficializada por meio de golden shares do Estado na empresa e também através de ações da PT detidas pelo banco público Caixa Geral de Depósitos», afirmou.
Segundo Sergio Denicoli, a TDT que existe hoje em Portugal «foi feita para não funcionar, para apresentar falhas, para oferecer poucos canais e serviços interativos limitados, de forma a incentivar a migração da população para serviços de TV por subscrição». 

O investigador referiu que, somente no período de implementação da TDT (2009 a 2012), a TV paga em Portugal cresceu mais de 32,3%.
corrupção TDT investigação«E estamos a falar de um período de crise económica. Isso, certamente, deve-se à fraca oferta da TDT. Hoje, o que verificamos é que o sinal da TDT apresenta falhas constantes, devido a erros técnicos que poderiam ser evitados», apontou.
O país «não aproveitou a tecnologia disponível para proporcionar às pessoas uma televisão em sinal aberto de qualidade equiparável aos serviços de TV por subscrição, mesmo havendo plenas condições para tal», considerou.
«Os lóbis económicos, que, no caso português, parecem ser intrínsecos aos lóbis políticos, conseguiram fazer com que fosse estabelecido um modelo de TDT de qualidade muito inferior ao apresentado pela maioria dos países da União Europeia e muito aquém do que os operadores de TV paga ofereciam aos seus clientes», criticou." Fonte

Pais do Amaral “Considero, claramente, que há um conflito de interesses, em que a distribuição do sinal da televisão digital terrestre seja operado por uma operador de uma plataforma de ‘pay tv’. É um claro conflito de interesses, porque esse operador, obviamente, não estará interessado em potenciar a televisão digital terrestre”, afirmou Pais do Amaral, esta quinta-feira, à margem do 22º Congresso das Comunicações, em Lisboa." fonte

"PT confirma processo contra investigador da Universidade do Minho"fonte
Como nem podia deixar de ser, os poderosos, com o dinheiro que extorquíram aos fracos, sentem-se sempre com o poder de silenciar tudo e todos. Aliás, não é preciso grande esforço para perceber que a MEO lucrou demasiado com esta situação, mas a justiça é cega.
Um pobre estudante e cidadão jamais terá hipóteses de se defender deste gigantes milionários, e ao mesmo tempo da injustiça da justiça portuguesa. Quem se atreve a enfrentar os lobies instalados?

Uma manobra de diversão para a PT, que trouxe 50 milhões de prejuízo aos portugueses, e muito lucro à PT.


OBTER TDT GRÁTIS - VIDEO

5 comentários:

  1. Muitos parabéns pelo tema!
    A chamada TDT quando chega a Portugal já tinha falido em vários países da Europa.
    Toda a propaganda positiva feita à volta da TDT, visava a aceitação pacífica da vigarice e depois, quando se verificasse que era, como é, uma fraude apenas, as pessoas ver-se-iam obrigadas a PAGAR a tv por CABO - ou via satélite - provocando um desejável boom, nesses negócios que derrapavam há vários anos.

    Aliás, os triste governos que temos tido, ao invés de colocarem funcionários públicos - ditos a mais - a exercerem a desejável função reguladora do estado, criaram "Autoridades" que encheram de amigos, com ordenados escandalosos, sugados dos impostos que nos obrigam a pagar nas facturas da edp, água, gás...

    Mais: a criação dessas entidades reguladoras foi de tal modo golpista, que os alguns dos seus estatutos permitiam aos membros dos seus conselhos de administração, tomarem a iniciativa de pedirem a demissão e, mesmo assim, terem direito a indemnizações milionárias...

    Vergonhas à Portuguesa... e à grega...

    http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1681022

    ResponderEliminar
  2. Quantos televisores antigos foram deitados ao lixo por causa deste ineficiente sistema?

    A apresentação no mercado de convertores de péssima qualidade, obrigou pessoas, por mero desgaste, a investir nos de plasma e LCD já equipados para TDT , mas muito mais caros e nada ecológicos em consumo energético.

    Negócios duvidosos em todas as frontes.

    ResponderEliminar
  3. Mas ... isso estava aos olhos de toda a gente. No fim no fim só comprou quem realmente quis. Já há uns anos que me lembre que a única coisa que vou vendo na TV Portuguesa é as notícias ... Nesses 3 canais miseráveis que têm mais audiências ... é servir palha ...

    O outro canal, aproveita-se uma ou outra coisa.

    Estando fora de PT, num país algo remoto, de dizer que tenho sinal aberto a uns quantos canais, nem sei ao certo, incluindo um ou outro de país vizinho.

    Enfim, os Portugueses têm o que merecem. Conheço casos em que casais se queixa que não podem comprar isto ou aquilo ... mas a tv cabo com canais que raramente vêem lá está ...

    Escolhas.

    ResponderEliminar
  4. Porque será que olho para a estrada N 125 e a Via do Infante A 22 e me faz lembrar a TDT.

    ResponderEliminar
  5. BASTAVA O POVO SABER COMO SE VOTA CONTRA OS PARTIDOS CORRUPTOS E PORTUGAL SERIA LIMPO DA CORRUPÇÃO. VOTEM EM PARTIDOS SEM ASSENTO PARLAMENTAR SÓ ISSO TEM VALOR E PUNE OS PARTIDOS CORRUPTOS. Nos paises menos corruptos do mundo a democracia funciona porque as pessoas sabem votar e usam o voto, 90% votam... aqui só temos eleitores ignorantes por isso quem não funciona são os eleitores e não a democracia.
    A abstenção afinal obtém um resultado contrário, ao que pretendem os abstencionistas
    Por isso, o que me chateia na vossa abstenção é a falta de colaboração num trabalho importante. Não é uma questão de direitos ou deveres cívicos em abstracto. O problema é concreto. Temos uma tarefa difícil, da qual depende o nosso futuro, e vocês ficam encostados sem fazer nada.
    Isto tem consequências graves para a democracia. Quando a maioria não quer saber das propostas dos partidos, está-se nas tintas para o desempenho dos candidatos e nem se importa se cumprem os programas ou não, o melhor que os partidos podem fazer para conquistar votos é dar espectáculo. Insultarem-se para aparecerem mais tempo na televisão mentirem para agradar. Vocês dizem que se abstêm porque a política é uma palhaçada mas a política é uma palhaçada porque vocês não votam. Vocês não exercem o vosso dever de votar contra quem faz mal ao país. O vosso de dever e direito de punir os que lesam o país nas urnas.
    A culpa é vossa porque não é preciso muita gente votar em palhaços para os palhaços ganharem. Basta que a maioria não vote.. Basta abanar o pano da cor certa e, se mais ninguém vota, eles ficam na maioria. Mas se vocês colaborassem e se dessem ao trabalho de avaliar as propostas, julgar e punir os partidos que há 40 anos destroem o teu país, se os responsabilizassem pelas promessas que fazem e votassem contra os que mentiram, deixava de haver palhaços, interesseiros e imbecis na política.
    MAIS ARTIGOS SOBRE CIDADANIA E EDUCAÇÃO CIVICA, NESTE LINK, APRENDA A VIVER EM DEMOCRACIA SE QUER QUE ELA FUNCIONE::.. INFORME-SE VEJA ESTE LINK
    http://apodrecetuga.blogspot.pt/2015/10/percebam-que-abstencao-afinal-obtem-um.html#.WM_ogfmLTIU

    ResponderEliminar

Olá caro leitor, obrigada por comentar... sei que apetece insultar os corruptos, mas não é permitido. Já não podemos odiar quem nos apetece... (enfim) Insultem, mas com suavidade.
Incentivos ao ódio, à violência, ao racismo, etc serão apagados, pois o Google não permite.