Areia para os olhos na luta contra a corrupção. Com 250 euros acabava-se com a corrupção. Mas eles não querem.





Pontos mais marcantes deste video, em resumo.
1- O fiscalista Tiago Caiado Guerreiro afirma que "bastava pegar em 250 euros pagar a um advogado e tradutor para traduzir as normas, anti corrupção, de um país decente e acabava-se com a corrupção por cá. Na verdade as que se fazem cá, é só atirar areia para os olhos."
2 - Os governos fazem sempre uma confusão e depois não dá em nada. Vem com  um conjunto enorme de medidas em vez de normas claras e transparentes sobre o que é que é a corrupção.
3 - A luta contra a corrupção não é difícil de fazer, bastando para tal copiar o que existe, por exemplo, nos cinco países menos corruptos do mundo, são normas que são muito transparentes, são normas que, ao contrário do que aqui está previsto, não se aplicam a toda a população portuguesa.
Aplicam-se só a detentores de cargos políticos, por isso são muito mais focadas naqueles que têm o risco de praticar a corrupção e permite, por isso, um enfoque muito mais fácil da polícia judiciária, do ministério público, dos tribunais e dos outros órgãos de fiscalização.
4 - em Portugal, as leis são feitas exatamente para não ser possível apanhar as pessoas em situação de corrupção... e não se conseguir provar em tribunal.
5 - Todos estes casos, que estão em tribunal, não vão dar em nada, porque a norma, mesmo que eles fossem filmados no acto de corrupção, seria difícil provar em tribunal com as normas que temos, quanto mais com advogados competentes (do lado dos corruptos).
Um caso escandaloso, quando se grava e denuncia actos de corrupção, é-se punido? " Gravar conversa com Domingos Névoa vai custar 1200 euros a Sá Fernandes" fonte 
6- Por outro lado, temos o Ministério Público que está organizado, (e que sem culpa disso), para não conseguir investigar a corrupção.
7 - Também a polícia judiciária não tem meios para investigar a corrupção.
8 - Se juntarmos a isto, tribunais pouco treinados e normas que não funcionam, então isto é o paraíso dos corruptos.
9 - Aliás, todos nós conhecemos casos, ao longo do país todo, de fortunas inexplicáveis que continuam inexplicáveis e que apareceram de repente, após o exercício de cargos políticos ou em ligação com o Poder.
10 - Todos nós sabemos que muita gente sai dos cargos públicos, políticos, e depois vai para a frente de grandes empresas e alguns deles criam grandes fortunas, quer dizer, tudo coisas que são inexplicáveis e inaceitáveis em sociedades civilizadas, excepto neste país, onde se pode bater sempre no contribuinte mas tratamos maravilhosamente bem os corruptos…
11- Eu espero que isto não seja mais uma vez o que tem sido feito, que sempre que eles alteram as normas de corrupção, tornam-nas mais incompreensíveis e mais impossíveis de aplicar pelos tribunais e pela investigação.
12 -Nós não temos um combate à corrupção.Temos normas de branqueamento, que é uma coisa diferente. Temos normas que permitem aos corruptos saírem de um julgamento todos praticamente ilibados...
13 - Há casos que eu acho terríveis: as parcerias público-privadas e o BPN são de certeza casos de polícia, são dois casos paradigmáticos em Portugal.
"PARECER DA TIAC SOBRE OS PROJECTOS DE LEI DA TRANSPARÊNCIA ACTIVA DA INFORMAÇÃO PÚBLICA E DO REFORÇO DOS DEVERES E DA FISCALIZAÇÃO SOBRE OS RENDIMENTOS DOS TITULARES DE CARGOS POLÍTICOS," A NÃO PERDER, PRINCIPALMENTE A PÁGINA 8. 

Jorge Miranda, um dos ‘pais’ da Constituição da República, considera «horroroso» o processo de nomeação de três juízes para o Tribunal Constitucional (TC), feito esta semana pelo PS, PSD e CDS. «É a partidarização mais completa do TC. É um sistema horroroso e um precedente gravíssimo» – diz ao SOL o constitucionalista e professor da Faculdade de Direito de Lisboa, sobre o facto de Conde Rodrigues, Saragoça da Matta e Fátima Mata-Mouros terem sido anunciados à vez, pelo PS, PSD e CDS, respectivamente. «É inadmissível que estas propostas de eleição pela AR apareçam como propostas de partidos. Antes, o que havia era uma proposta conjunta, em lista, um acordo tácito dos dois maiores partidos, embora se pudesse saber mais tarde quem tinha indicado quem», recorda Jorge Miranda.
A indicação de Conde Rodrigues – a mais polémica, pela falta de currículo como juiz – levanta também problemas de legalidade. O ex-secretário de Estado da Justiça de José Sócrates foi apontado pelo PS para preencher a quota de magistrados de carreira. Mas além de ter cumprido apenas um ano e meio como juiz de primeira instância no Tribunal Administrativo (onde entrou em 2003 através de um curso especial para agentes da Administração Pública), o candidato encontra-se também em licença prolongada. Entretanto, ontem, Saragoça da Matta anunciou a sua desistência por «motivos de ordem pessoal». Os sociais-democratas reagiram em comunicado: «Nesta circunstância o PSD decide apresentar a professora doutora Maria José Rangel Mesquita como candidata a juíza do TC».sol.sapo






10 comentários:

  1. maior parte da corrupção em Portugal é por conta da classe política e dos seus amiguinhos dos grandes poderes económicos. é claro que nenhum partido vai fazer leis para combater a corrupção..isso só acontece em países civilizados, e portugal está a anos-luz de ser um desses países

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. BASTAVA O POVO SABER COMO SE VOTA CONTRA OS PARTIDOS CORRUPTOS E PORTUGAL SERIA LIMPO DA CORRUPÇÃO. VOTEM EM PARTIDOS SEM ASSENTO PARLAMENTAR SÓ ISSO TEM VALOR E PUNE OS PARTIDOS CORRUPTOS. Nos paises menos corruptos do mundo a democracia funciona porque as pessoas sabem votar e usam o voto, 90% votam... aqui só temos eleitores ignorantes por isso quem não funciona são os eleitores e não a democracia.
      A abstenção afinal obtém um resultado contrário, ao que pretendem os abstencionistas
      Por isso, o que me chateia na vossa abstenção é a falta de colaboração num trabalho importante. Não é uma questão de direitos ou deveres cívicos em abstracto. O problema é concreto. Temos uma tarefa difícil, da qual depende o nosso futuro, e vocês ficam encostados sem fazer nada.
      Isto tem consequências graves para a democracia. Quando a maioria não quer saber das propostas dos partidos, está-se nas tintas para o desempenho dos candidatos e nem se importa se cumprem os programas ou não, o melhor que os partidos podem fazer para conquistar votos é dar espectáculo. Insultarem-se para aparecerem mais tempo na televisão mentirem para agradar. Vocês dizem que se abstêm porque a política é uma palhaçada mas a política é uma palhaçada porque vocês não votam. Vocês não exercem o vosso dever de votar contra quem faz mal ao país. O vosso de dever e direito de punir os que lesam o país nas urnas.
      A culpa é vossa porque não é preciso muita gente votar em palhaços para os palhaços ganharem. Basta que a maioria não vote.. Basta abanar o pano da cor certa e, se mais ninguém vota, eles ficam na maioria. Mas se vocês colaborassem e se dessem ao trabalho de avaliar as propostas, julgar e punir os partidos que há 40 anos destroem o teu país, se os responsabilizassem pelas promessas que fazem e votassem contra os que mentiram, deixava de haver palhaços, interesseiros e imbecis na política.
      MAIS ARTIGOS SOBRE CIDADANIA E EDUCAÇÃO CIVICA, NESTE LINK, APRENDA A VIVER EM DEMOCRACIA SE QUER QUE ELA FUNCIONE::.. INFORME-SE VEJA ESTE LINK http://apodrecetuga.blogspot.pt/2015/10/percebam-que-abstencao-afinal-obtem-um.html#.WM_ogfmLTIU

      Eliminar
  2. PORTUGAL MERECE UM MELHOR FUTURO!!!

    Para combater a corrupção em Portugal...

    Temos de ter mais SUPER JUÍZES "....e fazer penas exemplares de certos crimes...

    PARA MOSTRAR AO POVO E AOS NOSSOS FILHOS QUE O CRIME NÃO PAGA???

    Dar direito ao arguido a recorrer somente duas vezes máximo aos tribunais da sua escolha...Depois de condenado duas vezes acabou!!! PRISÃO .


    Chateia é nunca dar em nada !!! EM PORTUGAL NÃO EXISTE JUSTIÇA ???

    Na minha opinião metade dos JUÍZES em Portugal deviam de lhes ser retirados o mandado de Julgar.

    Muitos foram para lá novos de mais ...outros pertencem a uma SEITA invisível .. a Justiça Portuguesa hoje em dia está controlada por um aparato de Juízes revolucionários pró comunistas e os que não são Comunistas estão controlados por uma SEITA invisível .todos a vingar SALAZAR...

    Os de ideais comunistas frustrados por nunca terem levado AVANTE para a frente, programas prós Comunistas como Eles queriam que o Pais fosse.

    Mesmo hoje não levem a mal, cada um faz a barba e corta o cabelo como quer, mas os Bastonários muitos deles foram ardentes Comunistas e tem quase sempre a PERITA a Lenine como o Noronha , o bastonário da medicina etc.

    Eu acho que estas pessoas estão a vingar o passado SALAZARISTA e não a julgar imparcialmente como devia ser.

    Posso estar enganado mas é a grande impressão que me dá !!!

    Com tudo isto existem Juízes que fazem um maravilhoso trabalho ...mas outros deixa a duvidar se talvezes os seus julgamentos não sejam uma parte de vingança por causa da sua frustração ???

    ResponderEliminar
  3. As Massas Populares vão acabar por atirar com a albarda ao ar e enforcar umas centenas de corruptos e a partir dessa altura se poderá ver a luz ao fundo do túnel...

    ResponderEliminar
  4. Julgo ser a única forma, a nossa réstia de esperança, acreditar num Portugal diferente, justo, é mais solidário, interventivo, informado, participativo onde o povo tem palavra e a defende sempre, com força, luta, coragem, para bem da Pátria.

    ResponderEliminar
  5. Sou democrata viva a democraçia sem mortos nada se pode fazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. NOS PAISES CIVILIZADOS A LUTA CONTRA OS CORRUPTOS FAZ-SE NAS URNAS

      Eliminar
  6. sinceramente NÃO SEI O QUE DIGA, OU FAÇA MAS VONTADE NÃO ME FALTA DE METER TODOS OS POLÍTICOS NUM BARCO SEM MOTOR E LEME NO MEIO DAS CATARATAS DE NI AGARA. PENSO QUE É ASSIM QUE SE ESCREVE SE NÃO FOR DA PARA ENTENDER O MEU OBJETIVO COM ESTA CORJA DE TRAIDORES A patria

    ResponderEliminar
  7. Cada povo tem o governo que merece e há eleiçôes para podermos escolher os governos. logo, quem se queixa da corrupção não se esqueça de na altura de colocar a cruzinha voltar a eleger os corruptos, Eles agradecem e dizem que somos um povo de brandos costumes, o que na realidade quer dizer que somos um povo de carneiros. que adoram ser tosquiados.

    ResponderEliminar
  8. BASTAVA O POVO SABER COMO SE VOTA CONTRA OS PARTIDOS CORRUPTOS E PORTUGAL SERIA LIMPO DA CORRUPÇÃO. VOTEM EM PARTIDOS SEM ASSENTO PARLAMENTAR SÓ ISSO TEM VALOR E PUNE OS PARTIDOS CORRUPTOS. Nos paises menos corruptos do mundo a democracia funciona porque as pessoas sabem votar e usam o voto, 90% votam... aqui só temos eleitores ignorantes por isso quem não funciona são os eleitores e não a democracia.
    A abstenção afinal obtém um resultado contrário, ao que pretendem os abstencionistas
    Por isso, o que me chateia na vossa abstenção é a falta de colaboração num trabalho importante. Não é uma questão de direitos ou deveres cívicos em abstracto. O problema é concreto. Temos uma tarefa difícil, da qual depende o nosso futuro, e vocês ficam encostados sem fazer nada.
    Isto tem consequências graves para a democracia. Quando a maioria não quer saber das propostas dos partidos, está-se nas tintas para o desempenho dos candidatos e nem se importa se cumprem os programas ou não, o melhor que os partidos podem fazer para conquistar votos é dar espectáculo. Insultarem-se para aparecerem mais tempo na televisão mentirem para agradar. Vocês dizem que se abstêm porque a política é uma palhaçada mas a política é uma palhaçada porque vocês não votam. Vocês não exercem o vosso dever de votar contra quem faz mal ao país. O vosso de dever e direito de punir os que lesam o país nas urnas.
    A culpa é vossa porque não é preciso muita gente votar em palhaços para os palhaços ganharem. Basta que a maioria não vote.. Basta abanar o pano da cor certa e, se mais ninguém vota, eles ficam na maioria. Mas se vocês colaborassem e se dessem ao trabalho de avaliar as propostas, julgar e punir os partidos que há 40 anos destroem o teu país, se os responsabilizassem pelas promessas que fazem e votassem contra os que mentiram, deixava de haver palhaços, interesseiros e imbecis na política.
    MAIS ARTIGOS SOBRE CIDADANIA E EDUCAÇÃO CIVICA, NESTE LINK, APRENDA A VIVER EM DEMOCRACIA SE QUER QUE ELA FUNCIONE::.. INFORME-SE VEJA ESTE LINK http://apodrecetuga.blogspot.pt/2015/10/percebam-que-abstencao-afinal-obtem-um.html#.WM_ogfmLTIU

    ResponderEliminar

Olá caro leitor, obrigada por comentar... sei que apetece insultar os corruptos, mas não é permitido. Já não podemos odiar quem nos apetece... (enfim) Insultem, mas com suavidade.
Incentivos ao ódio, à violência, ao racismo, etc serão apagados, pois o Google não permite.