Portugal já não é bem um Estado. Soberania não tem, governo tem pouco, e o próprio povo já começou a ir embora.


ricardo araujo pereira corrupção angola portugalNão resisti a partilhar este artigo do genial Ricardo Araújo Pereira, que com o seu humor brilhante, consegue levar a politica a mais portugueses. Consegue salpica-la de humor e de intriga, de tal forma que a torna mais apetecível. Algo que, evidentemente, é urgente ser feito. É urgente que os portugueses se interessem pelo que os políticos são e fazem.
Ricardo Araújo Pereira, possui o dom de expor a politica realçando os ingredientes mais apreciados pelos portugueses. Mostra que a politica tem tanto de humor, intriga, crime, drama, inveja, falsidade, mentira, corrupção, etc como qualquer reles novela ou campeonato de futebol, e até mesmo, reality shows, que tantos portugueses apreciam. Portanto portugueses apreciem... 

Corta!
Primeiro foi o corte nos salários, depois o corte nas prestações sociais, a seguir o corte nas reformas, mais tarde o corte nas pensões de sobrevivência. 
Como não percebo nada de economia, pensei que o próximo corte seria nos pulsos. Afinal, é outra vez nos salários e nas pensões.
Sinceramente, não sei se foi melhor assim. Não só revela falta de imaginação como parece adiar o inevitável.
Além disso, a insistência nos cortes já parece denunciar uma patologia. Passos Coelho é o Estripador de São Bento. E, tal como o outro, não me parece que a polícia vá conseguir apanhá-lo.
Ao mesmo tempo que o governo corta nos salários dos portugueses, Angola parece interessada em cortar com o governo.
Deus não dorme. O ministro dos Negócios Estrangeiros bem pediu desculpa, mas o crime que o nosso país cometeu é indesculpável. A demissão de Rui Machete é obrigatória. É preciso ser muito incompetente para, num país cuja especialidade tem sido a subserviência aos estrangeiros, não conseguir atingir um nível de sabujice minimamente satisfatório.

A culpa, no entanto, não é só dele.
Parece que a pouca democracia que temos ainda é demais para o gosto do presidente angolano. 
Mantém-se a separação de poderes, e os tribunais podem julgar impunemente os amigos de José Eduardo dos Santos. É incrível, mas o regime do Estado português não agrada a ninguém.
Como resolver todos estes problemas? Mantenho uma esperança muito grande no guião da reforma do Estado, que Paulo Portas irá apresentar, supõe-se, na mesma manhã de nevoeiro em que D. Sebastião regressará.
Julgo que há qualquer coisa sobre isso nas trovas do Bandarra, embora ele preveja que D. Sebastião apareça primeiro. Como guionista, creio que o atraso na entrega do guião é inadmissível, sobretudo por se tratar de um documento muito fácil de escrever.
Em primeiro lugar, Portugal já não é bem um Estado. Soberania não tem, governo tem pouco, e o próprio povo já começou a ir embora. Não havendo já quase nada para reformar, é difícil compreender a demora.
Em segundo lugar, o guião tem pouca acção, nenhum diálogo e a cena é sempre a mesma. É um guião de uma palavra só, aquela que se costuma escrever no final: corta! Não deve dar muito trabalho.
Ricardo Araújo Pereira

"Falta pouco para ministra virar pessoas a ver se caem trocos"
O humorista Ricardo Araújo Pereira, autor do livro ‘Novíssimas crónicas da boca do inferno’, comentou na antena da SIC Notícias, a actualidade política nacional. No tom corrosivo que lhe é apanágio, e falando sério a brincar, alertou: “Falta pouco para a ministra das Finanças andar na rua com dois homens encorpados a virar as pessoas ao contrário para ver se caem trocos”.

1 comentário:

  1. bem destacado este A.Pereira leva o humor bem a sério o que obviamente temos que lhe agradecer pelos bons momentos que passamos a ver o que ele cria.

    ResponderEliminar

Olá caro leitor, obrigada por comentar... sei que apetece insultar os corruptos, mas não é permitido. Já não podemos odiar quem nos apetece... (enfim) Insultem, mas com suavidade.
Incentivos ao ódio, à violência, ao racismo, etc serão apagados, pois o Google não permite.