30 abril, 2012

Como é que os corruptos escolhem os gestores das suas "empresas" corruptas.

BPN roubo Vakil E mail
Clique para ampliar o jornal

Veja o E mail trocado entre os cabeças do gang BPN, para escolher os seus boys de recados. 

O famoso e-mail de Abdool Vakil, para Oliveira Costa...
"Meu caro,
No tocante a este assunto, para além do nome que sugeriu que foi o do Doutor Oliveira Martins que julgo não ser o mais provável porque não é para Presidente, lembrei-me de alguns outros nomes que lhe submeto para uma apreciação prévia e para estabelecermos uma hierarquização para que eu possa então seguir a lista por essa ordem.
Vera Jardim - advogado com nome na Praça, Deputado pelo PS e ex-Ministro da Justiça; muito próximo do actual PR (e também amigo do Neto Valente dado que este foi há anos colega do escritório Jardim, Sampaio e Caldas);
João Cravinho - nome bem conhecido, Deputado do PS e ex-Super Ministro do Equip Social, etc, conheço-o bem, já fez o favor de dar alguma colaboração ao Banco Efisa a título gracioso porque quando saiu do governo achou que não devia logo trabalhar para o banco que era prestador de serviços ao Ministério que comandou. Entretanto, como isso já foi há algum tempo, pode ser que já possa aceitar. (Disse-me na altura que tinha aceite um lugar no Conselho Consultivo do Banco do Rendeiro).
Prof. Augusto Mateus - PS muito bem inserido na máquina do Partido ; ex-Ministro da Economia; meu antigo aluno e com quem tenho excelente relação.
Dr. Fernando Castro- que foi Ch de Gabinete e ao que se diz o Mentor do então Ministro Pina Moura, muito bem inserido dentro dos meios políticos onde se move com muita discrição mas com grande eficácia. Dou-me bem com ele; veio há dias almoçar comigo ao banco; está de momento ligado à General des Eaux em Portugal.
Alberto Costa - Deputado pelo PS, advogado e muito ligado ao António Vitorino com quem também me dou bem. Foi Ministro da Administração Interna e é também uma pessoa discreta.
Também o Mário Cristina de Sousa poderia ser um bom nome mas está neste momento ligado à CGD e daí que, mesmo sendo um bom amigo, não possa. Mas fica aqui como uma mera sugestão mas que não me parece viável.
Podemos falar sobre este assunto quando entender conveniente.
("Para além de Oliveira Costa e de Dias Loureiro, pelo BPN passaram nomes como o de Daniel Sanches (ex-ministro da Administração Interna de Santana Lopes e antigo director dos serviços secretos no tempo em que Dias Loureiro era ministro), ou o de Lencastre Bernardo (ex-director dos serviços de estrangeiros e fronteiras). À frente do Conselho Superior esteve vários anos Rui Machete (presidente da Fundação Luso Americana) e dirigente do PSD. Entre os accionistas (e clientes), o grupo conta, por exemplo, com Joaquim Coimbra (da direcção de Manuela Ferreira Leite), Arlindo Carvalho (ex-ministro de saúde) ou Gilberto Madail.")  fonte 
O e-mail enviado a Oliveira e Costa por Vakil foi trocado quando era PM, António Guterres." 


Torna-se bem evidente, a corrupção, na forma como se escolhem as pessoas para os cargos... Neste caso a ideia era envolver, no BPN, pessoas do PS que "influenciassem".  Pessoas competentes para colocar o banco a dar lucro... nem se fala.
Currículo vitae exigido aos boys eleitos; Claramente marcado por interesses obscuros
- ter ocupado um cargo politico
- proximidade com políticos no activo
- provas dadas de gostar de fazer "favores"
- "bem inseridos na maquina do partido"
- "bem inseridos meio politico e discretos"
- boas "relações pessoais"
Em momento nenhum os intervenientes usam as palavras comuns, quando se trata de escolher profissionais para cargos honestos... Porque será que não se avaliaram os pretensos candidatos com palavras como;
- competência?
- experiência?
- capacidade ?
- formação académica... ?
- Mérito e provas dadas?
É desta forma que se arruína Portugal, pois é desta forma que se escolhem os gestores, que todos os dias provocam rombos nas finanças das empresas públicas, é desta forma que se escolhem ministros que provocam o caos social, é desta forma que se escolhem deputados, que decidem o futuro dos portugueses, é desta forma que se escolhem juízes... banqueiros que teimam em saquear o povo com o aval do governo ... etc ... etc 

Por palavras menos elegantes digamos que estamos perante a selecção de pessoal disposto a alinhar no assalto, que tenha perfil para ser discreto e não se "chibar à bofia", que tenha uns contactos porreiros, e que seja facilmente corrompido... 

18 comentários :

  1. Parabéns pelo blog!
    Mas você parece ser uma "agent provocateur".
    O que a move e com que intuito?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Intuito... Retirar a camuflagem que a imprensa coloca nos crimes dos nossos donos de Portugal, despi-los de eufemismos e oferece-los ao povo de forma nua e crua.
      O que me move? O que devia mover todos os portugueses, a revolta de saber que somos geridos por criminosos, até à ruína e falência da pátria, e que eles legislam para se protegerem, para se favorecerem e para deixar o povo impotente.
      Que os criminosos já perderam a vergonha e só irão parar quando nós os obrigarmos ou quando já não houver nada para saquear...

      Eliminar
    2. Falso Vate

      Nada parece estar camuflado! Afinal a autora do blogue ou qualquer português com acesso à internet conseguem obter a informação que pretende e torná-la pública. Será que o problema é a falta de informação ou a ocultação da mesma?

      Eliminar
    3. Falso vate, a camuflagem a que me refiro é muito discreta pois aparentemente parece que tudo está dito nas noticias. O que se passa é que nem todos tem paciência para juntar A+B+C+D e os mass media tem grande tendência para dar a noticia A em contexto diferente da C e a vários dias de distancia da C e com novos contornos que a afastam da D , eu tento dentro daquilo que consigo ... reunir A+B+C+D num texto despido de filosofias politicas, de eufemismos literários, de exibicionismos adjectivais e pronto... voilá eis que as coisas parecem muito mais sérias e evidentes. É apenas essa "camuflagem", de que falo.
      Não faço magia nem invenções apenas isso. Exibo o osso da ferida e deixo à vista o que possa doer mais ao povo, muitas vezes os jornalistas exibem mais o que dói aos partidos, aos políticos, à economia, à empresa X e Y eu mostro onde dói ao povo.
      Mais ... os jornalistas tem por função e obrigação escrever para as elites eu escrevo para o povo, com linguagem simples directa e sem floreados.
      Mas sim concordo que para além desta camuflagem de que lhe falo, também existe muita ocultação...

      Compilação do BdP
      http://apodrecetuga.blogspot.com/2012/02/banco-de-portugal-eles-querem-eles.html

      Compilação do caso BPn
      http://apodrecetuga.blogspot.com/2011/10/sln-o-buraco-negro-que-tudo-absorve-em.html

      Tem ainda compilação da Mota-Engil, compilação de crimes no sector imobiliário, etc

      Eliminar
    4. Falso Vate

      Obrigado pelos links. Concordo com a generalidade da sua resposta e reconheco-lhe o mérito de coligir e divulgar a informação dispersa. Mas que tipo de pessoas frequentam este blogue? Serão representativas do povo, das amplas camadas de população que parecem desfasadas da evolução política e económica do país? Isto é, será o povo do "país real" que visita com regularidade este blogue ou este é um espaço procurado por uma minoria (e, de certa maneira uma elite)?

      Eliminar
    5. Não lhe posso responder a essa questão, sou uma mera cidadã e não um órgão da comunicação social. Não tenho sondagens nem estatísticas ao meu dispor. No entanto seja quem for que aqui venha, o importante é divulgar.
      Existem blogs de politica para as elites, onde se cita Marx, kant e se estuda aprofundadamente as revoluções industriais e as politicas do sec XIX, sec XV etc e tal. Não acredito que esses senhores por exemplo sejam frequentadores destas bandas.
      Por outro lado também não pretendo fazer o blog para um estilo de pessoas especificas ... a ideia é sim fazer com que as pessoas que aqui venham fiquem com ideias especificas sobre o que os políticos tem feito a Portugal e aos portugueses. Certamente existem muitos portugueses que preferem visualizar o enquadramento politico actual num contexto histórico e filosófico. Eu prefiro servir o quadro politico assim nu e cru. Como é.
      O blog é recente, fará um ano no verão, não sei sequer se tem vistas regulares ou se são apenas esporádicas, mas como disse o que escrevo são noticias do país, com fontes nos órgãos sociais de comunicação, quem gostar do estilo gosta, quem preferir outro, tem a liberdade de o escolher. As noticias estão aqui, sem interferências das novidades do futebol, sem interferências das novidades das novelas, sem interferências das novidades internacionais. Não pode abranger uma camada muito ampla pois ao contrario da maioria dos blogs, que tem 3 e 4 anos este nem um ano tem... Só o tempo dirá para onde vai evoluir.
      Ou seja tudo seleccionado e separado... o trigo do joio.
      Obviamente que é povo do país real. Se o que retrato é o país real, e estas pessoas existem. Mas acredito que possa criar uma bolha de um estereotipo de visitadores, mas não vejo mal nisso. Logo que saibam da verdade... cada um é livre de escolher o seu estilo e forma de a saber. Existem inclusive blogs que informam através do humor...

      Eliminar
    6. O anónimo que escreveu a 30 Abril, 2012 12:13 parece ser um instalado na vida com um bom emprego, quiçá no Banco de portugal (letra minúscula como manda o aborto ortográfico) ou como um dos muitos motoristas do passos coelho. No dia em que tiveres 45 anos de idade e DESEMPREGADO, com uma família para suportar e contas para pagar, a gente conversa.
      E olha, tenho curriculum para receber salário de mais de 2000 euros porque ESTUDEI e TRABALHEI. Mas não me vendo por 400 euros.
      Tenho uma coisa que desconheces: DIGNIDADE.
      Quando estiveres (se estiveres) desempregado, vais vender-te por quanto?
      Talvez nessa altura a expressão "agent provocateur" tenha para ti um sabor a fel.

      Eliminar
    7. BASTAVA O POVO SABER COMO SE VOTA CONTRA OS PARTIDOS CORRUPTOS E PORTUGAL SERIA LIMPO DA CORRUPÇÃO. VOTEM EM PARTIDOS SEM ASSENTO PARLAMENTAR SÓ ISSO TEM VALOR E PUNE OS PARTIDOS CORRUPTOS. Nos paises menos corruptos do mundo a democracia funciona porque as pessoas sabem votar e usam o voto, 90% votam... aqui só temos eleitores ignorantes por isso quem não funciona são os eleitores e não a democracia.
      A abstenção afinal obtém um resultado contrário, ao que pretendem os abstencionistas
      Por isso, o que me chateia na vossa abstenção é a falta de colaboração num trabalho importante. Não é uma questão de direitos ou deveres cívicos em abstracto. O problema é concreto. Temos uma tarefa difícil, da qual depende o nosso futuro, e vocês ficam encostados sem fazer nada.
      Isto tem consequências graves para a democracia. Quando a maioria não quer saber das propostas dos partidos, está-se nas tintas para o desempenho dos candidatos e nem se importa se cumprem os programas ou não, o melhor que os partidos podem fazer para conquistar votos é dar espectáculo. Insultarem-se para aparecerem mais tempo na televisão mentirem para agradar. Vocês dizem que se abstêm porque a política é uma palhaçada mas a política é uma palhaçada porque vocês não votam. Vocês não exercem o vosso dever de votar contra quem faz mal ao país. O vosso de dever e direito de punir os que lesam o país nas urnas.
      A culpa é vossa porque não é preciso muita gente votar em palhaços para os palhaços ganharem. Basta que a maioria não vote.. Basta abanar o pano da cor certa e, se mais ninguém vota, eles ficam na maioria. Mas se vocês colaborassem e se dessem ao trabalho de avaliar as propostas, julgar e punir os partidos que há 40 anos destroem o teu país, se os responsabilizassem pelas promessas que fazem e votassem contra os que mentiram, deixava de haver palhaços, interesseiros e imbecis na política.
      MAIS ARTIGOS SOBRE CIDADANIA E EDUCAÇÃO CIVICA, NESTE LINK, APRENDA A VIVER EM DEMOCRACIA SE QUER QUE ELA FUNCIONE::.. INFORME-SE VEJA ESTE LINK http://apodrecetuga.blogspot.pt/2015/10/percebam-que-abstencao-afinal-obtem-um.html#.WM_ogfmLTIU

      Eliminar
  2. Não resisto a comentar o comentário anterior:

    Primeira aproximação, para "atenuar" o impacto que este blog está a alcançar.

    Algo me diz que - ou a Zita se segura, ou - em breve será promovida, ou terá muito mais que fazer na sua profissão ou lhe acenam com qualquer outra "cenoura" e, este blog, "naturalmente", acabará pela sua impossibilidade prática de o continuar...

    O enluvado linguístico do autor do comentário é típico - ainda que pelo nível de exposição, pareça ser novato nestas andanças - das pessoas discretas e, muito provavelmente, bem relacionadas...

    Watch out...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Totalmente errado meu caro, eu não tenho cenouras apenas uma vontade imensa de conhecer e divulgar a verdade.
      Somos portugueses, não sei porque estranham a minha postura... É que sinceramente eu estranho é a vossa...
      Das duas uma ou andam a mamar a tal cenoura e aceitam o saque porque beneficiam dele ou andamos a dormir?
      Meu caro vou ser promovida a quê? Se por acaso leu o meu perfil entende que não alinho em rebanhos. Se por acaso leu o blog ele apenas defende a verdade doa a quem doer... e não conheço nenhum partido que albergue ou acolha pessoas verdadeiras. Por isso não entendo a sua tentativa de desvirtualizar este blog que apenas busca a isenção pela verdade. Não defendo camisolas nem partidos nem clubes nem religiões... defendo a verdade e essa estará sempre afastada desses ajuntamentos e das promoções.
      (Se percebi mal a intenção do seu comentário... explique-me melhor. É que não percebi a que é que posso ser promovida.)

      Eliminar
  3. Oliveira e Costa (OeC), é apenas uma sombra, um testa de ferro!

    Ele é, alegadamente, o homem para os negócios - eventualmente sujos - de Cavaco Silva (CS)!

    Recordem os binómios:

    Passos Coelho - Relvas!
    Sócrates - Vara!
    Santana Lopes - Mexia!
    Barroso - Arnault!
    Guterres - Jorge Coelho!
    Soares - Rui Mateus!

    Quando um grupo quer atacar o poder, nele existe sempre o "homem da mala"

    http://desabafosdeumtraido2.blogspot.pt/?view=magazine

    - corrupção nos partidos políticos - Capítulo 1

    OeC reunia todas as condições para tal: total confiança de CS, seu colega de faculdade, seu sec de estado, seu gestor de acções, seu condómino de "villa" na Coelha...

    Ficou, naturalmente, encarregue das "negociatas".
    Optou por criar a enorme cortina de fumo que foi o BPN - com excelentes resultados, ainda que temporários - para o grupo.

    Hoje, os portugueses, pagam com os seus vencimentos, reformas, cuidados de saúde, educação, os esquemas políticos que enriqueceram estes gangs.

    E, acreditem, ainda assim, subserviente e humildemente, vão voltar a votar neles...!

    E eles sabem-no. E riem-se.
    Com dentes dourados e afiados...!

    ResponderEliminar
  4. Ainda não percebi se este blogue é fruto só da ZITA ou se duma equipa que com ela colabora para que diariamente seja actualizado, o que dá muito trabalho, de qualquer das formas os meus PARABÉNS à ZITA.
    Eu percebo a questão colocada pelo primeiro interveniente, do "agent provocateur" e de facto já me tinha passado pela cabeça esta questão só que também coloquei a questão de quais os ganhos de uma atitude dessas... a de poder identificar os seus simpatizantes? Parece-me pouco, até porque aqueles que aqui se manifestam são apenas o reflexo dum conjunto muito mais alargado em que grande parte deles nem tem acesso à Internet e a vida de cada um é muito mais que as suas opiniões aqui expostas, depois as denuncias diárias e frontais são de tal forma pertinentes e actuais que não consigo ver vantagens de um "agent provocateur". Também não tenho dúvidas que mais dia menos dia, conforme a maior divulgação deste blogue a ZITA não venha a ter problemas com os sabujos do "poder instituído", mas essa é uma situação a que todos estamos sujeitos. Eu tenho um pequeno blogue de composições fotográficas, "os deuses têm sede" e só me preocupo com a auto-censura.
    Quero deixar a minha homenagem à perseverança e tenacidade da ZITA por um trabalho de CIDADANIA ACTIVA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Tobeth, respondendo à sua dúvida, eu estou sozinha. Não tenho equipas nem ajudas. Por vezes alguém me envia um mail com uma noticia, de resto tudo o que aqui está foi feito por mim sozinha.
      Quanto à referência que faz acerca dos sabujos em breve me caírem em cima. Sim isso preocupa-me, não porque esteja a dizer algo mais que a minha opinião acerca de noticias divulgadas por outros, mas porque sei que sou um alvo fácil.
      Não tenho equipas de advogados a trabalhar para mim nem rios de dinheiro roubados ao estado para subornar ninguém.
      O blog está a ter muitas visitas e a ficar conhecido, em breve os sabujos vão achar que posso incomodar ... e tal como defendo sempre, saberão encontrar na lei um buraco para me tramar e outro para se defenderem.
      Não sei o futuro, sei que há dezenas de blogs a falar mal de políticos e politicas, mas o mais preocupante é que há milhares de portugueses a falar bem deles e a votar neles... e isso sim preocupa-me

      Eliminar
  5. Cara Zita:

    A última coisa que eu pretenderia seria desvirtualizar este, ou qualquer blog...
    Particularmente, quando sinto na sua elaboração, todos os sentimentos decentes que as pessoas de bem - como as entendo - deviam ter.

    Mas como tenho a pretensão, e a experiência, de saber como estas iniciativas de incomodar o poder se anulam - a bem, entenda-se - vislumbrei num dos comentários a este assunto, o possível início de abordagem à sua autora para a desviar da elaboração deste inconveniente para quem manda...

    Diz que este blog procura a isenção pela verdade.
    Por isso mesmo, lhe desejo as maiores felicidades para ele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Desabafos, eu referia-me ao facto de ter dito que eu seguia uma cenoura. Eu não entendi o que pretendia dizer com isso.
      Talvez seja um pouco naif, da minha parte,não ter vislumbrado o que você captou nas palavras do comentador.
      Mas tenho vários comentadores que já me fizeram essas mesmas perguntas.
      Por isso acho apenas que seja um cometário normal. Porque vários blogs recebem dinheiro com publicidade e o meu apenas dá trabalho sem retorno, e as pessoas questionam o que me leva a ter tanto trabalho.
      Apenas posso responder que;
      Gostava de contribuir para ajudar a melhorar Portugal... é apenas o que me move.
      Muitas pessoas devem ter este desejo mas desistem desta tarefa dantesca, contudo e depois de pensar muitas vezes em o fazer, percebi que por muito pouco que faça, é melhor que nada.
      Por isso eis-me aqui a trazer luz a muitos que desconhecem tantas coisas sobre os políticos que nos desgovernam no escuro.

      Eliminar
  6. Cara ZITA não tem nada a agradecer e por favor não agradeça a minha ínfima homenagem que é apenas justa. Nós os "indígenas" é que temos de lhe seguir o exemplo desse grito no silêncio da resignação e começarmos a debruçar-nos nos significados de ESTADO, GOVERNO, ÉTICA, CIDADANIA... desenvolvermos uma nova cultura de deveres e direitos.
    O seu blogue sem pretensões intelectuais, nem de protagonismos, nem partidárias, pela sua simplicidade e acutilância traz-me a feroz actualidade da forma despudorada como a "corja do poder" trata o "indígena" na sua insignificância.
    Historicamente é conhecido o aberrante analfabetismo que sempre nos caracterizou e que nos leva a ser usados e abusados, conduzidos sem um protesto como mansos cordeiros para o matadouro. Já o "grande rei" D. Carlos quando se referia a Portugal dizia "a piolheira", no entanto vivia à custa dela...
    Hoje o analfabetismo já não é tão grande... como diz ainda há quem seja capaz de defender e votar nessa "corja sem valores", mas cada vez vão sendo menos, porque mesmo para analfabetos vêm que "o rei vai nu".
    Quanto a "tramá-la" não tenha dúvidas, só que de formas sub-reptícias, porque frontalmente não têm coragem, mas não podemos esquecer a forma como essa "corja" tratou o CIDADÃO que denunciou num blogue o falso curso de engenharia do Sousa, que está agora a tirar um curso de férias na área de filosofia em Paris.
    Faço votos para que nunca desanime e pode contar com a minha colaboração mesmo na minha insignificância de "indígena".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "O seu blogue sem pretensões intelectuais, nem de protagonismos, nem partidárias, pela sua simplicidade e acutilância traz-me a feroz actualidade da forma despudorada como a "corja do poder" trata o "indígena" na sua insignificância."

      Tudo dito :) Tanto na forma como o faço como porque o faço...
      sem pretensões e... porque cansada de ver o povo reduzido à insignificância e impotência.

      Eliminar
  7. BASTAVA O POVO SABER COMO SE VOTA CONTRA OS PARTIDOS CORRUPTOS E PORTUGAL SERIA LIMPO DA CORRUPÇÃO. VOTEM EM PARTIDOS SEM ASSENTO PARLAMENTAR SÓ ISSO TEM VALOR E PUNE OS PARTIDOS CORRUPTOS. Nos paises menos corruptos do mundo a democracia funciona porque as pessoas sabem votar e usam o voto, 90% votam... aqui só temos eleitores ignorantes por isso quem não funciona são os eleitores e não a democracia.
    A abstenção afinal obtém um resultado contrário, ao que pretendem os abstencionistas
    Por isso, o que me chateia na vossa abstenção é a falta de colaboração num trabalho importante. Não é uma questão de direitos ou deveres cívicos em abstracto. O problema é concreto. Temos uma tarefa difícil, da qual depende o nosso futuro, e vocês ficam encostados sem fazer nada.
    Isto tem consequências graves para a democracia. Quando a maioria não quer saber das propostas dos partidos, está-se nas tintas para o desempenho dos candidatos e nem se importa se cumprem os programas ou não, o melhor que os partidos podem fazer para conquistar votos é dar espectáculo. Insultarem-se para aparecerem mais tempo na televisão mentirem para agradar. Vocês dizem que se abstêm porque a política é uma palhaçada mas a política é uma palhaçada porque vocês não votam. Vocês não exercem o vosso dever de votar contra quem faz mal ao país. O vosso de dever e direito de punir os que lesam o país nas urnas.
    A culpa é vossa porque não é preciso muita gente votar em palhaços para os palhaços ganharem. Basta que a maioria não vote.. Basta abanar o pano da cor certa e, se mais ninguém vota, eles ficam na maioria. Mas se vocês colaborassem e se dessem ao trabalho de avaliar as propostas, julgar e punir os partidos que há 40 anos destroem o teu país, se os responsabilizassem pelas promessas que fazem e votassem contra os que mentiram, deixava de haver palhaços, interesseiros e imbecis na política.
    MAIS ARTIGOS SOBRE CIDADANIA E EDUCAÇÃO CIVICA, NESTE LINK, APRENDA A VIVER EM DEMOCRACIA SE QUER QUE ELA FUNCIONE::.. INFORME-SE VEJA ESTE LINK http://apodrecetuga.blogspot.pt/2015/10/percebam-que-abstencao-afinal-obtem-um.html#.WM_ogfmLTIU

    ResponderEliminar