Henrique Neto desafia os portugueses a tomarem as rédeas contra a corrupção

A democracia em crise
Ao longo dos últimos 20 anos a qualidade da democracia portuguesa tem-se degradado, ao mesmo tempo que os portugueses empobreceram e perderam qualidade de vida, nomeadamente a classe média, que foi a grande perdedora do desvario do endividamento e da política de austeridade que se seguiu.
Pouco a pouco, os partidos políticos no poder tornaram-se mais conservadores e as direcções partidárias tornaram-se mais poderosas, enquanto os governos foram aumentando o seu poder sobre a sociedade, fenómeno que tem muito a ver com o declínio intelectual, cívico e profissional da classe política, que por sua vez passou a dedicar-se aos negócios.
Ao mesmo tempo, o poder e a independência das instituições da sociedade, como as associações empresariais, de consumidores e de grupos de cidadãos, foram sendo sucessivamente reduzidos, quer na lei quer na prática.
Paralelamente, os reguladores das diferentes actividades foram-se tornando cada vez mais amigos do poder político e dos governos. Por exemplo, sempre pouco a pouco, os conselhos consultivos das entidades reguladoras foram sendo marginalizados das decisões, que no passado eram quase colegiais, deixando de ter acesso às informações que faziam chegar aos cidadãos.

O Ministério das Finanças tornou-se um ser omnipotente e omnipresente na sociedade, a viver acima da lei, e a cobrança de impostos, taxas e multas passou a constituir o momento de terror das famílias e das empresas à abertura do correio. A solução é sempre pagar, a alternativa, e apenas a posteriori, seria recorrer à justiça e esperar anos pela decisão, já que o Estado anda determinado a fechar os centros regionais de arbitragem, através da asfixia financeira.

Os desempregados, agora sem subsídio, dedicam-se aos biscates, à criminalidade ou à mendicidade, e os que estão empregados vivem no terror do perder o emprego.
A família tradicional portuguesa, da solidariedade e da entreajuda entre avós, pais, filhos e netos, está em via acelerada de extinção e o medo do dia seguinte generalizou-se na sociedade. Ao mesmo tempo, as elites políticas e profissionais correm de conselho de administração para conselho de administração, nunca se venderam tantos carros de alta cilindrada das melhores marcas e os restaurantes caros não têm mãos a medir.

Ao longo de mais de uma década, o verdadeiro crescimento económico tornou-se uma miragem, o investimento estrangeiro só existe para comprar as empresas nacionais e as maiores oportunidades de atracção do investimento para as actividades produtivas e para a exportação são desconhecidas ou desprezadas, como está a acontecer com o porto de Sines.
Em contrapartida, não falta imaginação aos nossos governantes: inventou-se um porto no Barreiro cuja finalidade é o mais bem guardado segredo de Estado, obra certamente notável a juntar ao jardim de Santa Apolónia, aos estádios do Europeu, ao aeroporto de Beja e à auto-estrada de Sines a Beja, à marina da Madeira e ao monocarril de Oeiras, entre muitas outras notáveis construções, oriundas do génio político, o maior desde que o cartão de crédito foi inventado.
Este ano, ano de eleições, é o momento ideal para que os portugueses ganhem consciência de que é isto que os espera se continuarem de olhos vendados relativamente às responsabilidades do poder político no descalabro financeiro, económico, social e comportamental do nosso país. Henrique Neto

VIDEOS DE HENRIQUE NETO SOBRE CORRUPÇÃO E CIDADANIA 
Pedagogia e cidadania para eleitores lúcidos. Clubismo e eleições.
Tragédia de Portugal, estava à vista, mas ninguém a quis travar. Henrique Neto denuncia os politicos que lesam o país
Portugal está uma vergonha. Já todos sabem, só tu não vês?

 Maçonaria comanda o PS. Henrique Neto explica como.
A corrupção em Portugal, é já à descarada, e mesmo assim votam neles?

 Corrupção, a alma do negócio. Submarinos afundam estaleiros de Viana.Henrique Neto conta como funciona a corrupção das contra partidas.
Presidente e deputados protegem a corrupção. Mudanças na lei eleitoral




8 comentários:

  1. Olá Zita!

    Na maioria dos casos a corrupção surge porque existe o ESTADO CENTRAL!

    Infelizmente na actual época em que nos encontramos existe corrupção porque a população é corrupta. E a corrupção é ensinada logo nos bancos da pré-primária!

    Bjs
    voza0db

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a corrupção surge porque as pessoas não votam. Vocês dizem que se abstêm porque a política é uma palhaçada mas a política é uma palhaçada porque vocês não votam.
      A culpa é vossa porque não é preciso muita gente votar em palhaços para os palhaços ganharem. Basta que a maioria não vote. Também é por vossa culpa que os extremistas estão a ganhar terreno, e pela mesma razão. É fácil pôr os fanáticos a votar. Basta abanar o pano da cor certa e, se mais

      ninguém vota, eles ficam na maioria. Mas se vocês colaborassem e se dessem ao trabalho de avaliar as propostas dos partidos, se os responsabilizassem pelas promessas que fazem e votassem de acordo com o que acham ser a melhor solução, deixava de haver palhaços, interesseiros e imbecis na política.

      Não presumo que vocês fossem todos votar no mesmo que eu. Não temos todos as mesmas prioridades nem as mesmas opiniões acerca do que é viável e de quem merece confiança. Mas pelo menos acabava a palhaçada. Se a maioria votasse com consciência em vez de ficar em casa, obrigávamos os partidos a prometer soluções viáveis e a cumprir o que prometessem.

      Nós não precisamos dos votos de quem tem certezas, esses os que votam sempre nos mesmos. Precisamos agora é dos votos de quem tem dúvidas e que, por ter dúvidas, questione, informe-se e pense no que faz. Não precisamos dos votos dos militantes. Precisamos dos indecisos, dos lesados, das vitimas conscientes porque o que é preciso é tomar decisões, contrariar o erro e a tendência, em vez continuar a repetir o que evidentemente não funciona. E nisso estamos bem. Há muita gente com dúvidas e capaz de decisões novas que, em conjunto, podia mudar isto tudo, bastava votar contra os que têm certezas, os militantes.


      ARTIGO COMPLETO: http://apodrecetuga.blogspot.com/2015/09/so-votos-em-partidos-entram-nas.html#ixzz3owq5la3w

      Eliminar
    2. "Na maioria dos casos a corrupção surge porque existe o ESTADO CENTRAL!"

      A corrupção surge porque existe um sistema monetário! O estado central é uma consequência do sistema monetário.

      A democracia é uma ilusão para nos manter em linha e alimentar um sistema corrupto, o sistema monetário.

      A definição da loucura é fazer a mesma coisa e esperar resultados diferentes. Portanto continuem a votar no partido x y z e depois perguntem onde vai parar o vosso dinheiro. Garanto que será nos bolsos dos mesmos e não estou a falar dos palhaços da AR.

      A democracia e como um casino, esta armado para a casa nunca perder. As caras dos "dealers" podem ser diferentes mas quem recebe o nosso dinheiro são sempre os mesmos.

      Enquanto estivermos a alimentar o circo da democracia, partidos políticos etc não temos o tempo nem a cabeça para pensarmos em soluções reais, e quem beneficia desta situação?

      A realidade é que só existe uma solução para resolver o problema, não é preciso 20 partidos políticos e 40 soluções diferentes.

      Eliminar
  2. Eu vejo isto de uma forma diferente...
    Acho que o Povo Portugues tem o gene da corrupcao no seu seio. Repare-se, imagina-se um taxista, que para ganhar uns dinheiros faz um percurso maior, o homem do talho que rouba no peso da carne, o peixeiro que rouba no peso do peixe, o trabalhador que é calaceiro, etc, ou seja... o povo portugues adora fazer pequenos trambiques... aquilo ke popularmente chamamos de pilha galinhas.

    No entanto... se o taxista tiver a sorte de se eleger presidente de junta, e o talhante presidente da camara ou algo do genero, o mesmo tipo de corrupcao ke antes faziam, vao agora fazer de outra forma e estilo, adaptada as funcoes.
    E como esse procedimento ja esta intrinseco, e aceite como a coisa mais natural do mundo.

    EU ja tenho falado com divesas pessoas e colocado questões directas sobre esta tematica e geralmente as respostas que obtenho é... "se tivesse la se calhar fazia o mesmo".

    E isto... o portugues e assim... e isto so muda kd mudar a mentalidade.

    Os politicos nao sao mais que o espelho do povo que temos...

    ResponderEliminar
  3. Caro Anónimo, tem toda a razão! Note também que a corrupção cresceu brutalmente com a governação socrates, pois soube aproveitar-se dessa fraqueza, genética como lhe chama. Os partidos infelizmente são como são e os seus militantes, neste caso do ps, em lugar de corrigirem, vão apoiando, agora um antónio costa que hoje diz uma coisa e amanhã outra.

    ResponderEliminar
  4. A juíza desembargadora Maria José Machado foi a relatora da decisão do Tribunal da Relação de Lisboa, que ontem absolveu Maria de Lurdes Rodrigues.A ministra da Educação, no primeiro governo de José Sócrates, tinha sido condenada na primeira instância a três anos e seis meses de pena suspensa, por prevaricação de titular de cargo político. Maria José Machado é associada ao PS, após ter participado, em 2013, na campanha eleitoral do marido, Fernando Anastácio, à Câmara de Albufeira

    ResponderEliminar
  5. BONS COMENTÁRIOS, SEM DUVIDA COM VÁRIOS ARGUMENTOS,A PROCURA DA MELHOR SOLUÇÃO??? (E A FRASE, SE OUTRO LÁ ESTIVESSE FARIA O MESMO) É VERDADEIRA E COMUM...PORQUE O POVO PORTUGUÊS,AMARRA-SE ÁS BANDEIRAS,E SEJA LEBRE OU COELHO,ME,MENTIROSO OU SINCERO. TANTO VALE!!!,E DEFENDE COM UNHAS E DENTES MESMO QUE SEJAM CORRUPTOS SUSPEITOS, OU ATÉ CONDENADOS!!! O VOTO DEVERIA SER O MELHOR JULGAMENTO, MAS NO NOSSO PAÍS SÓ UMA PEQUENA PERCENTAGEM FAZ ESSE DITO JULGAMENTO.QUEM FOR NEUTRO OU DESILUDIDO DA POLITICA DESTE PAÍS,NOTA LOGO ISSO PELA REACÇÃO,DESTES DOIS ÚLTIMOS COMENTÁRIOS, ISSO MESMO.

    ResponderEliminar
  6. Já viram a fortuna que o Mário Soares deixou aos filhos? Donde veio esta "Pequena fortuna", atenção isto é só o que se sabe! Enfim, o povo gosto é de festa e do futebol. Vejam na abertura das primeiras notícias do dia, os seus primeiros quase dez minutos é de futebol e assim se contenta o povo! Tristeza.. .

    ResponderEliminar

Olá caro leitor, obrigada por comentar... sei que apetece insultar os corruptos, mas não é permitido. Já não podemos odiar quem nos apetece... (enfim) Insultem, mas com suavidade.
Incentivos ao ódio, à violência, ao racismo, etc serão apagados, pois o Google não permite.