117 deputados dos 230, mantêm interesses no sector privado. Quem representarão?

VENTURA LEITE EX DEPUTADO DO PS QUE ABANDONOU O GOVERNO EM 2009, POR DENUNCIAR AS POLITICAS DE SÓCRATES, divulga neste video algumas das formas mais chocantes de desviar os nossos impostos.



Neste video:
AS VERDADES QUE A IMPRENSA EVITA DIVULGAR!! FENOMENAL
ISTO EXPLICA TUDO, explica porque nenhum partido acaba com as PPP´s, apesar de todos os relatórios as considerarem criminosas.
VENTURA LEITE EX DEPUTADO DO PS QUE ABANDONOU O GOVERNO EM 2009 POR DENUNCIAR AS POLITICAS DE SÓCRATES, divulga algumas aberrações da corrupção.
--VEJAM BEM ESTA ABERRAÇÃO, PASMEM -- os contratos que garantem as rendas das parcerias público privadas, e outras RENDAS, são feitas de forma a INCLUIR UMA PERCENTAGEM para rendas para os partidos. Por incrível que pareça, eles tiveram a lata de fazer das rendas das PPP, que só por si já são um abuso criminoso, mas afinal também são uma forma de esconder que puseram o povo a pagar, todos os anos, durante 30 anos, rendas aos partidos.
E AINDA HÁ INGÉNUOS QUE afirmam que NÃO VOTAM PARA POUPAR 3 EUROS por voto? Preferem não votar contra estas bestas E DEIXA-LAS GANHAR ETERNAMENTE O PODER, PARA PODEREM ROUBAR 70 MIL MILHÕES DE EUROS, QUE É O CUSTO SÓ DAS PPP. Que maravilha! Poupam 3 euros mas deixam os ladrões à vontade.
VENTURA LEITE CONTINUA -- Portugal é um país muito corrupto ao contrário do que muitas altas figuras, comentadores e afins durante décadas nos quiseram fazer crer.
-- Os grupos activos da corrupção funcionam de forma solidária e funcionam independentemente de quem estiver no poder, (são uma espécie de ratazanas que trabalham nos bastidores a roubar o país) e roubam sem ligar a ideologias ou a partidos políticos, são transversais a todos os partidos e existe solidariedade entre eles.
-- Caiado Guerreiro denuncia os contratos das PPP como sendo de agiotas, onde todo o risco é passado para o estado e todo o rendimento para os privados. Algo estranhissimo
-- Mas Ventura Leite explica que isso não é nada estranho porque essas empresas depois transferem financiamentos para os partidos e garantem empregos ao partido.
-- Portugal é um país muito corrupto ao contrário do que muitas altas figuras, comentadores e afins, durante décadas, nos quiseram fazer crer.
-- Os contratos que garantem as rendas que o estado paga ás parcerias público privadas, e outras que tais, mesmo sendo "legais" são feitas de tal forma que os custos incluem também uma renda para os partidos.
-- Os grupos activos da corrupção funcionam de forma solidária e funcionam independentemente de quem estiver no poder, sem ligar a ideologias ou a partidos políticos, são transversais a todos os partidos e existe solidariedade entre eles.

Os nossos "leais representantes" públicos, são também leais representantes de interesses privados, quem defenderão eles? Vejam neste exemplo se percebem quem é que os políticos representam: Nos 20 meses imediatamente anteriores à entrada de Baptista Leite na AR, a Glintt HS obteve nove contratos por ajuste directo com o Estado, no valor total de 347.674,82 euros. 
Desde que Baptista Leite acumula as funções de deputado com as de consultor, no mesmo período temporal de 20 meses, o número de contratos por ajuste directo com o Estado quase quadruplicou (de 9 para 33), enquanto o valor total é quase oito vezes superior (de 347.674,82 para 2.713.011,08 euros). Quase todos estes contratos foram adjudicados por entidades públicas do sector da Saúde. Ora, à CS, da qual Baptista Leite é membro efectivo, compete “exercer as suas competências legislativas e de fiscalização nos sectores tutelados pelo Ministério da Saúde, acompanhando o Serviço Nacional de Saúde e a política de Saúde“. Fonte: LIVRO: «Os Privilegiados» 

Entrevista a Gustavo Sampaio, Jornalista que investigou durante oito meses as actividades paralelas dos deputados e os cargos dos ex-políticos nas empresas do PSI20, autor do livro os «Os Privilegiados».
Quem são os privilegiados em Portugal?
A classe política, os ex-políticos, os ex- governantes. Não digo que seja só a classe política, mas é uma classe privilegiada. Sobretudo tendo em conta o discurso moralista do actual executivo sobre os portugueses, dizendo que têm vivido acima das suas possibilidades. Através da investigação deste livro pode perguntar -se se não é a classe política que tem vivido acima das possibilidades de Portugal. Não é tanto pelas remunerações ou pelas regalias - de que beneficiam de facto -, mas porque é que são ex-governantes a liderar grandes empresas? Pela sua competência e mérito ou pela sua influência e pelos seus contactos?(...)

Quanto tempo demorou essa investigação?
Cerca de oito meses. Já tinha abordado alguns destes temas em artigos para a "Sábado" e para a "Exame". O livro permitiu-me fazer uma actualização e um aprofundamento da investigação. Acabei por descobrir que alguns deputados tinham omitido informação super-relevante. Permitiu-me também fazer uma análise, já com algum tempo decorrido da legislatura, e chegar à conclusão de que alguns deputados diziam que não havia conflitos de interesses entre a sua actividade parlamentar e a sua actividade profissional, mas através das suas intervenções na Assembleia da República deparei-me com claros indícios desse conflito. Comprovei que eles existem de facto na actividade parlamentar de muitos deputados, que apresento no livro.

Escreve sobre deputados que fazem parte de determinadas comissões parlamentares e ao mesmo tempo têm participações em empresas nos sectores que essas comissões fiscalizam. O que é que isso diz sobre a comissão de Ética, que deveria fiscalizar a existência destes conflitos de interesses?
A comissão não tem punido nenhum destes casos. Desde logo porque a lei é demasiado permissiva e porque a comissão de Ética é pouco pró-activa. Um dos casos que apresento é o da Construtora do Caramulo. Da primeira vez que falei com o deputado do PSD António Leitão Amaro [actualmente Secretário de Estado da Administração Local], que detém 14% da empresa, fiquei com a impressão que até seria uma empresa ligada às obras públicas. Depois voltei a investigar e descobri que é um nome ilusório porque se desdobra em participações numa rede de empresas ligadas a dirigentes do PSD, nomeadamente o pai do próprio deputado. Havia ligações a empresas de energia eólica ao mesmo tempo que este deputado estava na comissão do Ambiente. A comissão de Ética não investiga, não vai à procura?
Ricardo Baptista Leite

Mas a maior parte do que apresenta no livro é tirado de fontes públicas ao dispor de qualquer um?
Falei com o deputado Mendes Bota [presidente da comissão de Ética] e ele disse-me que não são pró-activos na investigação. Talvez investiguem se houver denúncias. Outro problema é que a comissão é constituída por deputados e trata-se de uma situação de autofiscalização. Mesmo que as pessoas tenham independência para o fazer - o deputado Mendes Bota tem tido declarações corajosas, como quando disse que as sociedades de advogados tinham tomado de "assalto" os lugares de topo do parlamento -, é muito difícil fazê-lo dentro do sistema, dentro dos próprios partidos.

Mas encontrou irregularidades face à lei. Espera algum tipo de repercussões?
Há casos em que há indícios de deputados que estão a ferir a lei. Nomeadamente Miguel Freitas (PS), que a partir de determinada altura em que o governo de Sócrates ia cair e estava em gestão - ele acha que não estava em plenitude de funções, mas eu fui ver à lei e os deputados mantêm-se em plenitude de funções até haver novas eleições - e tornou-se sócio gerente de uma empresa, com uma participação superior aos 10% permitidos pela lei, que firmou um contrato com o Governo Regional dos Açores para a concepção de um plano regional de desenvolvimento. Há indícios claros de ilegalidade. Não sei o que poderia acontecer. Perder o mandato? Macário Correia perdeu o mandato actual por ilegalidades cometidas noutra câmara. Há também o caso de Ana Catarina Mendes (PS), que tem uma participação de 9,5% numa empresa de consultoria - e o seu marido, Paulo Pedroso, tem também uma participação que se desconhece - com contratos com o Estado. Os valores nem são os mais graves ou preocupantes, mas a lei está a ser desrespeitada. Encontrei muitos casos de participações entre 8% e 10%. A própria lei está mal feita, porque é diferente ter 10% de uma livraria ou 10% de uma grande empresa.

Encontrou 117 deputados em 230 que mantêm outros trabalhos para além da actividade parlamentar. Do que investigou, acha que é possível compatibilizar a vida profissional com as exigências do trabalho na Assembleia da República?
Fiz entrevistas a deputados estrangeiros (suecos, dinamarqueses e britânicos) e perguntei-lhes se havia uma lei mais restritiva nos seus parlamentos quanto a conflitos de interesses e incompatibilidades face a actividades paralelas. Todos me responderam que nem sequer há lei. Disseram que isso é extremamente invulgar porque não têm disponibilidade para outras actividades. O trabalho parlamentar ocupa-lhes sete dias por semana. A maioria não se lembrava de nenhum caso. Isso levanta a questão da razão por que em Portugal há deputados com três ou quatro actividades paralelas. É estranho. O leitor, relativamente aos dados apresentados no livro, tirará as suas conclusões.

No que diz respeito a outras incompatibilidades, com ex-governantes a assumirem cargos de destaque em empresas do PSI 20 pouco tempo depois de abandonarem o poder político, conseguiu compreender porque é que isto acontece?
Tentei dar duas perspectivas dissonantes. Seria fácil encontrar 30 opiniões que considerassem esses ex-políticos corruptos. Ouvi opiniões diferentes. João César das Neves, professor na Faculdade de Economia da Universidade Católica, levanta a hipótese de que os governantes serem convidados por causa da sua influência política ao mesmo tempo que Maria do Carmo Seabra, professora da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, fala mais num know-how e numa experiência que ganham e que pode ser útil para as empresas, não numa perspectiva de tráfico de influências. Na pesquisa que fiz sobre as 20 empresas do PSI20, 16 têm ex-governantes em 28 cargos de administração e 32 nos restantes órgãos sociais. E não é uma listagem exaustiva. Levanta a questão de estes ex-governantes serem contratados pelas empresas pela sua experiência e mérito na gestão de empresas ou por causa da sua rede de contactos.

Surpreendeu-o a facilidade com que estes ex-governantes passam de cargos públicos para cargos em empresas e depois dentro dessas empresas transitam entre várias posições?
Não posso dizer que essas transições me surpreenderam. O que me surpreendeu mesmo foi o número. Apenas quatro empresas do PSI20 não têm qualquer ex-governante nos seus órgãos sociais e conselhos de administração.

Encontrou alguns casos em que o período de nojo de três anos entre cargos públicos e cargos privados não foi cumprido?
Não há fiscalização, se bem que os casos mais graves que encontrei e também os mais mediáticos cumpriram de facto o período de nojo. Ferreira do Amaral para a Lusoponte, Jorge Coelho para a Mota-Engil e Pina Moura para a Iberdrola respeitaram o período de nojo. Pina Moura entrou para a Iberdrola dois ou três dias depois de terminar esse período. A questão é se passado esse período de nojo deixa de haver dúvidas entre estas transições do governo para empresas cuja actividade está centrada em contratos celebrados quando estas pessoas eram ministros. Um dos exemplos é a Lusoponte, em que foi Ferreira do Amaral, enquanto ministro das Obras Públicas, que acordou o contrato de exploração das pontes sobre o Tejo e detém direitos sobre a terceira travessia, que ainda nem foi construída. Onde é que há uma linha a separar os negócios das empresas? Porque é que a Mota-Engil vai buscar ex-ministros das Obras Públicas e porque é que os seus ex-secretários de Estado também vão lá parar?

Mas verificou que muitas vezes quem deveria regular certos sectores da economia é também nomeado pelo poder político.
Os próprios reguladores, que deveriam ser independentes e servir de contrapeso a esta promiscuidade, estão pejados de ex-políticos. Na maior parte dos casos das entidades reguladoras, muitos dos ex-políticos - muitas vezes ex-assessores de governantes - não têm a mínima competência para os cargos que foram ocupar. Acabam por ocupar cargos importantíssimos na economia e na actividade das empresas e aqui levanta-se a questão do porquê de irem para lá. A perspectiva que se pode ter é que são tachos e têm grandes salários e nisso são privilegiados, mas a perspectiva que tento dar com o livro é o que é que eles fazem e porque vão para lá? Há depois uma interligação entre estas empresas e os partidos através de trocas de favores. Há uma névoa à volta disto que é extremamente preocupante.
Casos:
Joaquim Ferreira do Amaral, ex-ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações
Formado em Engenharia Mecânica, Ferreira do Amaral começou por ser escolhido para secretário de Estado das Indústrias Extractivas e Transformadoras em 1979.
Filiou-se no PSD em 1981. Foi desempenhando variados cargos em sucessivos governos, chegando a ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações em 1990, num executivo de Cavaco Silva. Foi no seu mandato que a concessão, construção, financiamento e exploração da Ponte Vasco da Gama foi atribuída à Lusoponte. A empresa tem também direitos sobre a terceira travessia do Tejo. Tornou-se presidente do conselho da administração da Lusoponte em 2005.

Jorge Coelho , antigo ministro do Equipamento Social
Jorge Coelho demitiu-se do governo em 2001, logo após a queda da ponte de Entre-os-Rios. Era então ministro do Equipamento Social (equivalente às Obras Públicas), com um largo currículo político quer nas campanhas do PS, quer em cargos governativos, sendo um homem da cúpula do partido. Em 2006 passou a dedicar--se em exclusivo à actividade profissional e passados dois anos foi anunciado como CEO da Mota-Engil, empresa que durante o seu mandato como ministro do Equipamento Social tinha recebido duas concessões de auto-estradas Scut através de concursos internacionais. Coelho saiu do cargo no princípio deste ano.

Joaquim Pina Moura, antigo ministro da Economia e das Finanças
Pina Moura começou a sua carreira política no PCP, mas em 1992 criou a Plataforma de Esquerda, aproximando-se do Partido Socialista. Em 1999 – após já ter sido secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro e responsável pela Economia – foi nomeado ministro das Finanças e da Economia de António Guterres. Nos seus mandatos abriu o capital das empresas de energia do Estado
– REN e EDP – às empresas estrangeiras. Desde 2004 Pina Moura é presidente da Iberdrola Portugal, cargo que chegou a acumular com o de deputado à Assembleia da República. A Iberdrola deteve até ao ano passado 6,79% da EDP. IOL

Em relação ás graves denuncias de Ventura Leite, no video em cima, partilho este artigo:
Permitam-me os militantes do PS, que avance, para variar, com o nome de um homem de corpo inteiro. A figura de um deputado socialista, que, se fosse cidadão americano, poderia ter sido imortalizado no livro de Kennedy. Chama-se Joaquim Ventura Leite. Em 15 de Abril de 2009, este socialista usou, por sua conta e risco, motivado pelo seu dever de consciência, uns escassos dez minutos de tempo de antena na Assembleia da República, para denunciar a rota de desastre em que o País se encontrava. Ao contrário do mitómano que conduziu o País a este descalabro, Ventura Leite chamava a atenção para o facto de que a economia portuguesa estava "viciada em crédito". Mostrou que entre 1997 e 2007 (portanto, antes da crise internacional) o total da dívida nacional havia crescido 3, 2 vezes, contra um mísero crescimento do PIB de 1,6 vezes. Mais: se o nosso crescimento do produto tivesse sido igual ao do crescimento da dívida, então o nosso rendimento per capita", afirmava Ventura Leite, seria superior ao do da Alemanha e do Japão!
Escusado será dizer que Ventura Leite não voltou a aparecer nas listas do PS. Para os pequenos calculistas, não há nada pior do que a coragem e grandeza de um homem de mãos nuas. Armado com a única coisa que talvez justifique a existência da nossa espécie sobre este planeta: a coragem de viver de acordo com a dura disciplina de uma ética da dignidade e da honra. Embora seja um cidadão, sem filiação partidária, atrevo-me a afirmar que Joaquim Ventura Leite é o meu candidato para secretário-geral do PS. VIRIATO SOROMENHO-MARQUES

A promiscuidade e os casos mais gritantes:





5 comentários:

  1. Comentário.A Justiça Que Temos Defende A Corrupção; Empobreçe Quem Trabalha Honestamente;Portugal Só Têm Governos Justiça Com Mentirosos.
    As Escolas Fecharam Em Portugal Porque Não Temos Justiça Verdadeira.Temos A Justiça Que Defende As Três Famlias PSD E PS E CDS;Quando Têm O Poder Desgovernando Portugal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A abstenção afinal obtém um resultado contrário, ao que pretendem os abstencionistas
      Por isso, o que me chateia na vossa abstenção é a falta de colaboração num trabalho importante. Não é uma questão de direitos ou deveres cívicos em abstracto. O problema é concreto. Temos uma tarefa difícil, da qual depende o nosso futuro, e vocês ficam encostados sem fazer nada.
      Isto tem consequências graves para a democracia. Quando a maioria não quer saber das propostas dos partidos, está-se nas tintas para o desempenho dos candidatos e nem se importa se cumprem os programas ou não, o melhor que os partidos podem fazer para conquistar votos é dar espectáculo. Insultarem-se para aparecerem mais tempo na televisão ou porem o Marinho Pinto como cabeça de lista, por exemplo. Vocês dizem que se abstêm porque a política é uma palhaçada mas a política é uma palhaçada porque vocês não votam.
      A culpa é vossa porque não é preciso muita gente votar em palhaços para os palhaços ganharem. Basta que a maioria não vote. Também é por vossa culpa que os extremistas estão a ganhar terreno, e pela mesma razão. É fácil pôr os fanáticos a votar. Basta abanar o pano da cor certa e, se mais ninguém vota, eles ficam na maioria. Mas se vocês colaborassem e se dessem ao trabalho de avaliar as propostas dos partidos, se os responsabilizassem pelas promessas que fazem e votassem de acordo com o que acham ser a melhor solução, deixava de haver palhaços, interesseiros e imbecis na política.

      Quando opta por não votar pode estar a atingir o resultado contrário daquilo em que acredita.
      Esclareça-se e compreenda porque é importante votar em consciência contra os partidos corruptos.
      Faça uma escolha, opte por votar com quem mais se identifica, e quem menos o lesou, o poder é seu! Use-o para ajudar todos nós.
      http://apodrecetuga.blogspot.pt/2015/10/percebam-que-abstencao-afinal-obtem-um.html#more

      ARTIGO COMPLETO: http://apodrecetuga.blogspot.com/2014/03/as-ppps-que-minam-portugal-um-crime.html#ixzz4T2UbenIQ

      Eliminar
  2. Observador, 14/01/2015
    Marinho e Pinto foi um dos 188 eurodeputados que contribuiu com a sua assinatura para que fosse lançada uma comissão de inquérito ao caso LuxLeaks. onde se descobriu que o Luxemburgo fazia acordos com grandes empresas de modo a que estas pagassem menos impostos sobre os seus lucros em países terceiros. Muitas destas manobras de engenharia fiscal aconteceram quando o agora presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker era primeiro-ministro do país e os acordos secretos foram divulgados através de uma investigação jornalística que reuniu vários jornais em todo o mundo.

    ResponderEliminar
  3. Na hora de votar o povo fica cego, surdo e mudo e depois é isto que temos, um bando de corruptos transversal a todos os partidos.
    No outro dia fiquei em choque ao saber na reunião de pais do meu filho de 8 anos onde os pais se queixavam que o almoço na escola era servido frio ás crianças, já fiz queixa da situação, agora pergunto, na AR os deputados como sabem têm um buffet digno de muitos restaurantes de luxo por 8 euros será que também comem comida fria? Será que é isto que queremos para os nossos filhos e netos, comerem comida fria na escola porque a empresa que serve as refeições provavelmente deve ser de algum amigo do presidente da Câmara da Amadora e não se dá ao trabalho de aquecer a comida? No entanto na AR é tudo á grande por 8 euros enquanto o meu filho e outros passam a vida a comer massa ou arroz com carne picada, e fria.
    Eu sei que apenas pago 1.46€ por almoço, mas será que na AR um prato de perdiz, com vinho de qualidade, café e sobremesa sai a 8€? Provavelmente não, mas para esses porcos dos deputados é só mordomias, para os nossos filhos é o que se vê.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A abstenção afinal obtém um resultado contrário, ao que pretendem os abstencionistas
      Por isso, o que me chateia na vossa abstenção é a falta de colaboração num trabalho importante. Não é uma questão de direitos ou deveres cívicos em abstracto. O problema é concreto. Temos uma tarefa difícil, da qual depende o nosso futuro, e vocês ficam encostados sem fazer nada.
      Isto tem consequências graves para a democracia. Quando a maioria não quer saber das propostas dos partidos, está-se nas tintas para o desempenho dos candidatos e nem se importa se cumprem os programas ou não, o melhor que os partidos podem fazer para conquistar votos é dar espectáculo. Insultarem-se para aparecerem mais tempo na televisão ou porem o Marinho Pinto como cabeça de lista, por exemplo. Vocês dizem que se abstêm porque a política é uma palhaçada mas a política é uma palhaçada porque vocês não votam.
      A culpa é vossa porque não é preciso muita gente votar em palhaços para os palhaços ganharem. Basta que a maioria não vote. Também é por vossa culpa que os extremistas estão a ganhar terreno, e pela mesma razão. É fácil pôr os fanáticos a votar. Basta abanar o pano da cor certa e, se mais ninguém vota, eles ficam na maioria. Mas se vocês colaborassem e se dessem ao trabalho de avaliar as propostas dos partidos, se os responsabilizassem pelas promessas que fazem e votassem de acordo com o que acham ser a melhor solução, deixava de haver palhaços, interesseiros e imbecis na política.

      Quando opta por não votar pode estar a atingir o resultado contrário daquilo em que acredita.
      Esclareça-se e compreenda porque é importante votar em consciência contra os partidos corruptos.
      Faça uma escolha, opte por votar com quem mais se identifica, e quem menos o lesou, o poder é seu! Use-o para ajudar todos nós.
      http://apodrecetuga.blogspot.pt/2015/10/percebam-que-abstencao-afinal-obtem-um.html#more

      ARTIGO COMPLETO: http://apodrecetuga.blogspot.com/2014/03/as-ppps-que-minam-portugal-um-crime.html#ixzz4T2UbenIQ

      Eliminar

Olá caro leitor, obrigada por comentar... sei que apetece insultar os corruptos, mas não é permitido. Já não podemos odiar quem nos apetece... (enfim) Insultem, mas com suavidade.
Incentivos ao ódio, à violência, ao racismo, etc serão apagados, pois o Google não permite.