Os vídeos que resumem o saque BPN, quem foi, quanto foi, como foi, onde estão?




A SIC, através do jornalista Pedro Coelho, fez uma excelente reportagem sobre o escândalo BPN. Mais do que as novidades, que também tinha algumas, o trabalho de sistematização é notável. 
(O video em cima foi retirado dessa reportagem)
O resultado é ficarmos sem dúvidas sobre quem foram os principais beneficiários das ações suspeitas levadas a cabo por Oliveira Costa e a sua equipa (o termo é um eufemismo, porque na realidade são mais do que suspeitas). Esses beneficiários foram, mais coisa menos coisa, os amigos de Oliveira Costa, seus colegas na gestão do banco e outros acionistas da SLN, como Dias Loureiro, por exemplo, ou (eu sei que é incorreto invocar o seu nome) Cavaco Silva. E alguém anda a pagar estes benefícios.

Mas ficámos, igualmente, a saber quem foram aqueles que, mesmo depois de denúncias, nada fizeram: o então governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio e o então presidente da CMVM, Teixeira dos Santos, o mesmo que mais tarde enquanto ministro das Finanças nacionalizou o banco. E alguém anda a pagar esta ineficiência.
Ficámos - e aqui para mim foi uma novidade, embora com tantos anos disto, eu já devesse suspeitar - que ninguém foi atrás do dinheiro. Ou seja, que sendo o BPN nacionalizado credor de diversas 'personalidades' daquele já citado grupo de amigos, ninguém quis saber onde pára o dinheiro. E alguém anda a pagar esta, digamos, falta de lembrança.
Ficámos, também, a saber que banqueiros (dos dos outros bancos) empurraram o Governo para a nacionalização por temer uma corrida aos depósitos (o que jamais se poderá avaliar). Foi por isso que pessoas como eu - que se opuseram, na época, à nacionalização - ficaram isoladas. E alguém anda a pagar esta nacionalização.
Ficámos, por último, a saber que o julgamento do BPN se arrasta, ainda longe de uma conclusão, desde 2010. E alguém anda a pagar esse atraso no julgamento.
Mas na mesma semana em que esta investigação foi para o ar, falou-se muito do BPN, mas a propósito de um tal Franquelim, cujas culpas são seguramente mais pequenas do que todas estas que aqui referi. Eduardo Guerra Carneiro, poeta e jornalista já falecido, tinha uma frase que ficou célebre: isto anda tudo ligado. E, se calhar, anda... fonte

Os escândalos do BPN em vídeos... desde o caso do presidente, ao caso do Banco de Portugal, Teixeira dos Santos, etc etc


Braga, a fábrica de milionários.Melhor que tráfico de droga?


Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá caro leitor, obrigada por comentar... sei que apetece insultar os corruptos, mas não é permitido. Já não podemos odiar quem nos apetece... (enfim) Insultem, mas com suavidade.
Incentivos ao ódio, à violência, ao racismo, etc serão apagados, pois o Google não permite.