O estranho fenómeno dos jovens que se atiram de varandas... e não só.

Drogas legais, basta dizer que 
não são para consumo humano 

Todos os pais e jovens devem divulgar isto. Não deixem os vossos amigos, filhos e vizinhos sem saber o que se esconde numa simples ida à discoteca, ou numa viagem. As drogas assassinas venda legal?

Tem sido comum tropeçar em noticias que divulgam casos de pessoas, principalmente jovens, que se atiram ou caem de locais fatais, por causas desconhecidas. Muitos talvez considerados suicídio ou acidente...
Decidi questionar-me sobre este problema, que parece que passa despercebido de todos...
Será que as pessoas já repararam que existe uma nova tendência para o consumo de drogas novas, estranhas e sintéticas, das quais se desconhecem a maioria dos efeitos adversos? E será que são detectáveis pelas autoridades, nas analises de perícia, para drogas comuns?
Será que a maioria dos pais está a par, das lojas legais de venda dessas drogas, que estão a ser lançadas em Portugal? 
haxixe cannabis maconha esquizofrenia

3º Será que as pessoas sabem dos novos estudos que provam que as drogas leves, são afinal uma bomba de surpresas que podem destruir os jovens? Como é o exemplo da Canabis/ maconha, haxixe/ MARIJUANA. Vários estudos mostram que estas drogas outrora consideradas inofensivas estão na base de várias doenças mentais entre elas a esquizofrenia, a psicose, paranóia, síndrome amotivacional, desmazelo, e incapacidade de se ser autónomo?
Há centenas de pessoas a garantir que fumam estas drogas e que não lhes aconteceu nada, mas há centenas de outras que contam as suas histórias na internet, que estão já em tratamento psiquiátrico e muitas delas sem recuperação. Basta uma pesquisa rápida sobre a esquizofrenia e a canabis, e a verdade vem ao de cima, impiedosa, destruindo vidas e famílias.
"O consumo de cannabis de alta potência e numa frequência diária aumenta até seis vezes o risco de doença psicótica, como a esquizofrenia, conclui um artigo científico publicado hoje, terça-feira, do qual o português Tiago Reis Marques é co-autor."

Risco mais alto de desenvolver esquizofrenia ou depressão
Até pouco tempo atrás vigorou a tese de que a maconha só deflagra transtornos mentais em pessoas com histórico familiar dessas doenças. Essa noção benigna da maconha foi sepultada, entre outros trabalhos, por uma pesquisa feita pelo Instituto de Saúde Pública da Suécia. Um grupo de 50.000 voluntários foi avaliado durante 35 anos. Eles consumiram maconha na adolescência.
Os suecos demonstraram que o risco de um usuário de maconha sem antecedentes genéticos vir a desenvolver esquizofrenia ou depressão é muito mais alto do que o da população em geral. Entre os usuários de maconha pesquisados, surgiram 3,5 mais casos de esquizofrenia do que na média da população.
Um dos estudos mais impactantes e recentes sobre os males da maconha foi conduzido por treze reputadas instituições de pesquisa, entre elas as universidade Duke, nos Estados Unidos, e de Otago, na Nova Zelândia. Os pesquisadores acompanharam 1.000 voluntários durante 25 anos. Eles começaram a ser estudados aos 13 anos de idade.
Queda no desempenho intelectual, na memória, na concentração
Um grupo era composto de fumantes regulares de maconha. Os integrantes do outro grupo não fumavam. Quando os grupos foram comparados, ficou evidente o dano à saúde dos adolescentes usuários de maconha que mantiveram o hábito até a idade adulta. Os fumantes tiveram uma queda significativa no desempenho intelectual.
Na média, os consumidores crônicos de maconha ficavam 8 pontos abaixo dos não fumantes nos testes de Q.I. Os usuários de maconha saíram-se mal também nos testes de memória, concentração e raciocínio rápido.
Os resultados mostram que é falaciosa a tese de que fumar maconha com frequência não compromete a cognição. Diz o psiquiatra Laranjeira: “Se o usuário crônico acha que está bem, a ciência mostra que ele poderia estar muito melhor sem a droga. A maconha priva a pessoa de atingir todo o potencial de sua capacidade”. fonte 

"Use of street drugs (especially marijuana/hash/cannabis) have been linked with significantly increased probability of developing schizophrenia. This link has been documented in over 30 different scientific studies (studies done mostly in the UK, Australia and Sweden) over the past 20 years. In one example, a study interviewed 50,000 members of the Swedish Army about their drug consumption and followed up with them later in life. Those who were heavy consumers of cannabis at age 18 were over 600% more likely to be diagnosed with schizophrenia over the next 15 years than those did not take it. (see diagram below).Experts estimate that between 8% and 13% of all schizophrenia cases are linked to marijuna / cannabis use during teen years." SITE

"Substitutos de ecstasy e LSD, ervas e cogumelos vendem-se em lojas de Lisboa e Aveiro "A tua loja de drogas legais". "A trip é tão forte que dá para ver elefantes brancos ou coisas cor-de-rosa... perde-se totalmente o controlo e há tendência para cair.
Há quem diga que as chamadas "legal highs" são comercializadas porque aproveitam buracos na lei. José Pádua, director clínico do Instituto da Droga e da Toxicodependência vai mais longe: "Muitas destas substâncias são legais, porque na lei não está previsto o seu uso humano. Não vamos proibir sabonete só porque alguém se lembrou de o consumir", explica. " fonte

Para além deste problema legal, que é facilmente contornado pelos fabricantes e vendedores destas drogas, que chegam a usar herbicida e outros químicos igualmente tóxicas, para as fabricar, ainda existe o problema de serem vendidas apenas com a indicação de que não são para consumo humano... o que os iliba de qualquer responsabilidade e de avisar os compradores dos perigos que correm.
Por exemplo a Pure Bloom  provoca a sensação de que as pessoas conseguem voar... 
A LSD que faz parte da composição de muitas drogas com outro nome, o usuário torna-se incapaz de avaliar situações de perigo, julga-se com capacidade de força irreal, podendo envolver-se em acidentes em geral; por exemplo em uma alucinação, pretender voar e cair de uma janela, ou ignorando os perigos do mar e avançando pelas suas águas!
Ecstasy ou MDMA também conhecida como a "droga do amor", apesar de não ter efeito afrodisíaco como se apregoa. Tem também efeito alucinogéno, o que é duplamente perigoso. O usuário acredita que pode voar ou andar sobre as águas.
Clavicepis purpurea São drogas sintéticas, e provocam distorções sérias no funcionamento cerebral; o usuário sente-se um "super-homem", incapaz de avaliar situações de perigo; ilusões, alucinações e desorientação têmporo-espacial são comuns.- Sensação paranóide de poder voar. Fonte

As noticias vão somando casos e ninguém faz referência ao facto de poder existir uma relação com estas drogas.
"As substâncias são comercializadas com embalagens em que está escrito que contêm produtos não aptos para consumo humano. Desta forma evitam a vigilância sanitária e as autoridades que verificam produtos de consumo", diz Gallegos.
Muitas das novas drogas são vendidas em smart shops, lojas que comercializam assessórios que podem ser ligados ao consumo de drogas (cachimbos especiais, papéis de cigarro, "moedores"), cogumelos alucinógenos (que são liberados em vários países) e produtos em geral apresentados como não aptos ao consumo humano.
Gallegos conta que a mefedrona – um estimulante com efeitos semelhantes à cocaína e ao ecstasy – apresentava na embalagem a indicação de que era um fertilizante, não indicado para ser ingerido por seres humanos." fonte

  • Droga legalizada mata em sexo gay. PSP encontrou cadáver de homem na cama. Companheiro estava ao lado. CM.
  • Polícia investiga caso de homem nu que comia o rosto de outro em Miami Incidente pode estar relacionado a uso de drogas, segundo a polícia. Suspeito, cujo nome não foi revelado, morreu baleado por policial. fonte
Actualizado: (10/12/12) O governo decidiu fechar as ditas lojas que vendiam estas drogas de composição e efeitos desconhecidos. Contudo o  mercado irá fornece-las por outros meios, por isso a necessidade de alertar para os perigos, permanece. 

Para finalizar, e já saindo do tema, imagens chocantes, recomendadas apenas para os mais fortes... dos efeitos devastadores de uma droga.nova. Krokodil ou crocodilo, a pior droga do mundo. O ser humano assiste ao seu corpo a ser devorado por esta droga, no verdadeiro sentido da palavra, e não consegue parar. 


4 comentários:

  1. Bem... Cada um deve assumir a sua palermice!
    Se tomam 'merdas' sem avaliar as consequências e depois morrem, olhem lamento muito mas... azar!
    Já agora o que aqui faz é mais do esse profissionais que usam o título de jornalista! E sim, concordo que se devam alertar todos desta situação. A voltar a repetir-se uma 'queda da varanda' que não seja por ignorância.

    ResponderEliminar
  2. Isso é tudo muito relativo. Na minha opinião o que mata mais são brincadeiras de mau gosto que se fazem com amigos... E não é preciso ir a uma loja pa arranjar drogas, conheço algumas espécies de cogumelos silvestres bem mais potentes que qualquer droga de "loja". Essa realidade é preocupante, mas é melhor essas lojas a vender esses produtos, do que comprar nas ruas, sem saber a origem nem como são feitos... São prós e contras a ter em atenção. Mas muitos parabens pelo artigo, bate qualquer profissional

    ResponderEliminar
  3. Eu já tomei e tomo tanto drogas legais vendidas em smartshops, como marijuana e derivados, eu faço-o, nunca me deu para fazer nada estupido. Mas imaginem mesmo marijuana, haxixe, sabe-se lá de onde e como vem, como é produzido. Pode possuir todo o tipo de quimicos que desconnhecemos. No entanto eu acho que devia ser tão legal como "sabonete". Isto apesar de nao viver na fantasia que o seu consumo nao faz mal, mas sim porque há que ter consciencia e informação e haver uma acção informada de querer ou não consumir seja o que for.
    Apostem na legalização ao invés da proibição.

    ResponderEliminar
  4. se o tema é complexo , a falta de pesquisa para formular uma opinião, ainda complica mais e se a opinião dada é claramente infundada o caos passa a reinar :D

    Eu já tomei e tomo tanto drogas legais vendidas em smartshops, como marijuana e derivados, eu faço-o, - este comentário é falso

    mas segundo os investigadores mesmo essas lojas colocam herbicidas e outras coisas estranhas nas drogas. - Onde leu isto?

    ResponderEliminar

Olá caro leitor, obrigada por comentar... sei que apetece insultar os corruptos, mas não é permitido. Já não podemos odiar quem nos apetece... (enfim) Insultem, mas com suavidade.
Incentivos ao ódio, à violência, ao racismo, etc serão apagados, pois o Google não permite.