tag:blogger.com,1999:blog-8575675886071859858.post5873918112581335693..comments2024-03-21T15:01:21.156+00:00Comments on NÃO VOTEM EM CORRUPTOS VOTEM CONTRA A CORRUPÇÃO: TAP dá prejuízo porque foi usada para comprar empresas falidas: uma brasileira falida e uma portuguesa do GES? Maria http://www.blogger.com/profile/17942138352054039106noreply@blogger.comBlogger11125tag:blogger.com,1999:blog-8575675886071859858.post-90723244255073693892015-11-11T19:43:28.487+00:002015-11-11T19:43:28.487+00:00Como se está a falar na TAP por causa do possível ...Como se está a falar na TAP por causa do possível recuo na privatização, agora que o governo PSD caiu, fui verificar certos valores da TAP e dei com este blog e o seu comentário, que me pareceu bem estruturado na tentativa de explicar o que pode ir mal na TAP.<br /> <br />Fui verificar.<br /><br />1 - Os 571M€ (579M€ em 2014) deveriam ser divididos pelo grupo TAP e não só pela TAP SA, portanto os colaboradores são 13268 (Rel.C. 2014) e não os 7000 e tal (7323 em 2014). <br />Isso dá um valor médio de 44K€ / colaborador.<br />Fui comparar com 5 companhias aéreas americanas, American AL, Continental, Delta, United, US Airways. Oscilam entre 63K USD e 86K USD.<br />Portanto, dizer que na TAP se ganha brutalmente...não será bem assim.<br /><br />2 - Rácio do Nº funcionáros (total= aéreo+terra+...) por avião. Em 2014, a TAP tem 77 aviões (61+16). 7323 funcionários / 77 aviões = 95, baixou um bocadito dos seus 96. Fui comparar de novo com as companhias aéreas americanas. Valores (2014), 98, 106, 107, 132, 96. Ou seja, estamos abaixo das grandes companhias americanas. <br /><br />É certo que as companhias com que comparei,das quais tive dados, são maiores que a TAP (a menor destas tem 33K colaboradores, a maior 84K, entre 5x e 10x a TAP). Mas dá para ter uma ideia que:<br /><br />Nem os funcionários da TAP ganham enormidades, nem a sua produtividade é tão baixa como pode parecer o valor de 96 funcionários por avião, se não for comparado com outras companhias.<br /><br />Continuarei a comparar, quando arranjar dados, com companhias europeias.<br />Pedro Lucashttps://www.blogger.com/profile/04057452330605248525noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8575675886071859858.post-38264766445725727332015-04-28T19:43:55.259+01:002015-04-28T19:43:55.259+01:00Um funcionario de cabine da Pga com mais de 15 ano...Um funcionario de cabine da Pga com mais de 15 anos de casa aufere 20 e tal mil euros/ano.Pertence ao mesmo grupo da Tap,trabalha em aviões também,tem menos regalias que na Tap,trabalha mais e tem mais cortes nos salários.Só para informar que na Pga é assim .Sofia G.https://www.blogger.com/profile/02771184949936864554noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8575675886071859858.post-74266430438014934352015-01-27T09:49:47.573+00:002015-01-27T09:49:47.573+00:00Todo os comentários, quer os favoráveis, quer os d...Todo os comentários, quer os favoráveis, quer os desfavoráveis à TAP, terão as sus razões, mas eu, que nunca andei na TAP, não posso deixar de referir que esta companhia é considerada das mais seguras do mundo: "A TAP continua a ser uma das poucas companhias aéreas que não regista acidentes há mais de 30 anos e, segundo o relatório da JACDEC, a companhia de bandeira desceu três posições porque a sua frota tem mais anos do que a média das outras frotas...continuando a situar-se ainda nas dez companhias mais seguras do mundo" (fonte Correio da Manhã). Será que quando for privatizada ainda conseguirá manter esta posição ? Esperemos para ver, mas atendendo ao que aconteceu nas últimas privatizações (ANA, EDP, REN, CTT) tenho razões para duvidar. Eu ainda me lembro do tempo em que a Carris era privada, com um péssimo serviço, com autocarros a cair de podres, e com o Zé Povinho a pedir para se nacionalizar a companhia.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8575675886071859858.post-87350244605335286162014-12-29T23:55:17.074+00:002014-12-29T23:55:17.074+00:00É que os empregados da TAP não são pagos com dinhe...É que os empregados da TAP não são pagos com dinheiro dos contribuintes. Deverá ser por isso...Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8575675886071859858.post-19548005383112419722014-12-29T23:53:39.345+00:002014-12-29T23:53:39.345+00:00E quanto recebe a CGD em juros?E quanto recebe a CGD em juros?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8575675886071859858.post-83863055484742790722014-12-29T12:09:12.976+00:002014-12-29T12:09:12.976+00:00Também não li o artigo todo, mas fartei-me de rir ...Também não li o artigo todo, mas fartei-me de rir com algumas partes. Principalmente com as comparações com os funcionários públicos. Sofreram cortes, mas não todos como os funcionários públicos. Conseguiram regimes de excepção. Porquê? Não sei. <br />Cortes além desses cortes? Ninguém sabe que cortes são esses. <br />É um trabalho de desgaste rápido? Porque? Então se é de desgaste rápido porque trabalham até aos 65-70 anos? E isto porque a maioria dos trabalhadores( pelo menos de bordo) querem continuar a trabalhar. Os futebolistas não jogam até aos 65 anos, pois não? <br />E a função ridícula de supervisor que não tem uma tarefa atribuída a não ser ir no voo como observador e ganham tanto ou mais que um co-piloto? É com certeza a melhor função e mais bem remunerada. <br />Realmente é uma profissão sem horários e fins de semana, mas muito bem remunerada para o efeito. Têm de se levantar às 5 da manhã? Os padeiros dormem ate ao meio dia? Ganham um ordenado comparável? <br />E os tripulante de longo curso? Trabalham 4 vezes por mês e estão uma semana em casa, chegam a estar 15 dias e mais sem trabalhar. <br />O proprio ordenado é um atentado. Começa com um ordenado base baixo, mas depois é só "gratificações" que dobram o ordenado. <br />Nos escritórios é pessoal por todo a lado, aos 5 a fazer trabalhos que uma pessoa fazia nas calmas todo o serviço. Claro que também há onde seriam necessário mais pessoal, mas os recursos humanos de toda a empresa está totalmente desajustada.<br />Não concordo com a privatização, mas andarem a fazer os trabalhadores de coitadinhos é um ATENTADO. Vejam as condições e ordenados das outra companhias e venham queixar-se.<br /> Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8575675886071859858.post-69147342208547710252014-12-23T15:19:43.180+00:002014-12-23T15:19:43.180+00:00Em 2012: A facturação média por cada um trabalhado...Em 2012: A facturação média por cada um trabalhador da TAP é de 225.708,00 €.<br />A facturação média por cada um trabalhador da Lufthansa (alemã), é de 435,577,00€<br />O custo médio salarial de um trabalhador da TAP, em 2012, foi de 75.993.00 €<br /><br />O custo médio salarial de um trabalhador da Lufthansa, em 2012, foi de 56.000.00 €<br /><br />Se isto não é uma obra de beneficiência paga pelos contribuintes, para não lhe chamar de roubo à nação, então não sei o que possa ser.<br /><br />Fontes: <br />Relatorio de contas TAP 2012<br />Racios Operacionais Lufthansa -últimos 4 anos - Site Lufthansa<br />CEPA- Centro Europeu de Estudos para a Aviação - relatório Benchmarking 2012Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8575675886071859858.post-11939646438367653682014-12-22T10:34:43.718+00:002014-12-22T10:34:43.718+00:00"Accionista (Estado) decide que a TAP vai adq..."Accionista (Estado) decide que a TAP vai adquirir a VEM, uma decisão política, associada a outros interesses do país, nomeadamente negociações de blocos petrolíferos para a Galp (empresa privada), de acordos de telecomunicações da PT com a OI (outra empresa privada), de investimentos da Embraer em Portugal (mais uma empresa privada).<br /><br />Os custos ficam na TAP, os benefícios nos privados.<br /><br />O custo da aquisição é mistério, mas o prejuízo acumulado da mesma já ascende a 500 milhões de Euros e sempre a aumentar. Quem pagou a aquisição? Foi o Estado? Não, foi a TAP, que não pode receber dinheiro do Estado para financiar a aquisição por ele determinada, por isso contrai dívida. Para suportar o serviço da dívida, que só associado a este prejuízo são cerca de 25 milhões de Euros anuais, o que é que a TAP faz, corta ordenados, altera regras e acordos de trabalho dos seus empregados. Portanto quem financia o negócio são os trabalhadores.<br /><br />A Venezuela não liberta 130 milhões de Euros de receitas de vendas nesse mercado, o Estado decide que se deve manter a operação para Caracas por causa da comunidade imigrante. A TAP não só vê aumentar o valor a receber a cada dia que passa, como tem de contrair empréstimos para pagar os custos associados a essa operação. A 5% de taxa de juro são mais cerca de 6.5 milhões de Euros de prejuízo em serviço de dívida.<br /><br />Em vez da TAP rentabilizar receitas de 130 milhões de Euros em produção, obtendo retorno, tem custos de 6.5 milhões de Euros.<br /><br />O Estado decide adquirir a Portugália ao BES, em mais um negócio muito transparente, quem paga? A TAP. Como? Com dívida. Como paga a dívida, já que o Estado não põe um cêntimo na TAP? Corta ordenados, direitos e altera regras de trabalho dos seus trabalhadores!<br /><br />E andamos assim há 15 anos.<br /><br />O trabalhadores da TAP são tratados como trabalhadores do sector privado no que se refere aos seus direitos, mas no que se refere aos seus deveres, já são funcionários públicos.<br /><br />É o melhor dos dois mundos para o Accionista Estado. E é à custa dos cortes nos seus ordenados, da alteração dos seus contratos, que a TAP tem financiado isto tudo.<br />Perguntam como é que a TAP pode investir em renovação da frota, em crescimento? Basta que o Estado assuma as suas responsabilidades. Separa a VEM do grupo TAP, logo liberta 500 milhões de dívida e 25 milhões em juros. Assume os créditos da operação com a Venuzuela, libertando 130 milhões de Euros e 6.5 milhões em juros.<br /><br />A TAP acabou de conseguir 630 milhões para investimento produtivo, que, se tiver retorno superior à taxa de financiamento é auto sustentável.<br />Saliente-se que o Estado está impedido de capitalizar o Transporte Aéreo, não a manutenção, ou o handling, ou os outros negócios acessórios.<br /><br />Veja-se que a TAP, apesar dos 630 milhões de dívida não produtiva (na VEM e Venuzuela) que só gera prejuízo em juros, mesmo assim consegue suportar a quase totalidade desse encargo.<br /><br />Não foram os trabalhadores que determinaram as políticas nem as aquisições. A responsabilidade não é dos trabalhadores. O Estado mistura política com a TAP, mas não suporta a conta. O Estado quer vender a TAP, concordo plenamente. Mas antes assume as suas responsabilidades. Não são os trabalhadores a ficar com a conta novamente.<br /><br />Interessa ao Estado esta confusão entre público e privado na TAP. Apesar do Estado não pôr um cêntimo, os cidadãos pensam que sim. O Estado usufrui dos direitos, sem ter os deveres. Agora como a conta vai entrar para o défice em 2015, tenta saltar fora como se nada fosse com ele.<br /><br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8575675886071859858.post-28305148297515209862014-12-21T15:29:28.709+00:002014-12-21T15:29:28.709+00:00Paulo Lino Rodrigues, piloto da TAP, consultor do ...Paulo Lino Rodrigues, piloto da TAP, consultor do sindicato mas não sindicalizado, é o homem que Governo e a equipa à frente da TAP .... ganha bem, fez um comunicado dizendo que o sindicato, em 2008, lhe teria pago 1,2 milhões de euros para este mediar as negociações com a administração. Acrescentando que, para isso, foi “cobrada uma quota suplementar aos pilotos”.<br />O acordo, que os jornais da época dizem ser de valor menor, mas substancial (525 mil euros) acabaria por levar a uma denúncia de um grupo de pilotos do SPAC<br />Mas siga este link para ler mais... <br /><br />http://observador.pt/2014/12/20/greve-na-tap-porta-voz-dos-sindicatos-contestado-na-sombra-de-varias-polemicas/Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8575675886071859858.post-13726195314822782742014-12-21T11:43:13.349+00:002014-12-21T11:43:13.349+00:00Ferro Rodrigues, na SIC Notícias sobre a TAP:
- &q...Ferro Rodrigues, na SIC Notícias sobre a TAP:<br />- "O Estado pode recapitalizar a TAP sem recurso a dinheiro nem prejuízo dos contribuintes"<br />- "Como?" (perguntou o jornalista)<br />- "Através de uma injecção de capital por parte da Caixa Geral de Depósitos"<br />- "E onde vai a CGD buscar esse dinheiro que manifestamente não tem?"<br />- Resposta de Ferro Rodrigues "Ao Estado!"Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8575675886071859858.post-16239341471646921712014-12-20T23:45:53.065+00:002014-12-20T23:45:53.065+00:00Já foram verificar o rácio de quantos funcionários...Já foram verificar o rácio de quantos funcionários a TAP tem, na proporção por cada avião que opera na sua frota?<br />Dá uma média de 96 funcionários por avião.<br />Vão ver a média deste rácio com que a maioria das operadoras europeias e mundiais operam, e ficarão abismados.<br />Já foram ver os custos salariais totais da TAP e dividiram pelo numero de funcionários que tem? Vão ver e ficarão ABISMADOS, de acordo com o Relatório de Contas de 2013:<br />Custos com pessoal: 571.855 Milhões de Euros<br />Pessoal: 7.531 empregados<br />Custo anual por empregado: 75.993.00 Euros<br />Vou repetir para os mais distraídos: 96 funcionários por cada avião, e um custo salarial médio anual de 75.993,00 Euros por cada funcionário.<br />Ainda a querem manter como Empresa Pública?<br />Pois quem quer, que pague do seu bolso. <br />Respeito e aceito quem queira manter esta TAP, mas façam-no somente de sua iniciativa, e não obriguem a pagar os outros que não a querem.<br />Para peditórios só gosto de dar de forma voluntária, e só para obras de beneficência de minha livre escolha.<br />E para este peditório já dei que chegue.<br />Mais TAP? Não muito obrigado.Anonymousnoreply@blogger.com