Ricardo Salgado apanhado nas escutas a distribuir os milhões dos submarinos: "Só vejo aldrabões à nossa volta"




Neste vídeo Ricardo Salgado afirma "não saber o que vai acontecer ao processo dos submarinos". Mas agora já sabemos. Por coincidência (ou não), à hora a que o vídeo foi divulgado no Jornal das 8H da TVI já era público o arquivamento do inquérito por "inexistência de indícios de favorecimento do negócio" e porque os "factos susceptíveis de consubstanciar a prática de crimes de corrupção já se encontram prescritos desde Junho passado", referiu a estação televisiva citando uma publicação da Revista VISÃO. Que conveniente.... e oportuno.
Entretanto, a TVI divulgou outro excerto das gravações, no qual Ricardo Salgado fala dos 14 milhões alegadamente recebidos do construtor Zé Guilherme insistindo que "não recebeu comissão nenhuma" e recusando dar explicações adicionais aos seus pares por se tratar de "um assunto do foro pessoal".

Olha quem fala: "Só vejo aldrabões à nossa volta"
O processo dos submarinos pode não permitir a criminalização dos responsáveis, mas não pode deixar de exigir que pelo menos se puna quem permitiu os desmandos que estão patentes na frase dos Espírito Santo.
A frase foi dita por Ricardo Salgado numa reunião “familiar” para distribuir os despojos do negócio dos submarinos. A audição das gravações dessa reunião, que a TVI tornou possível, apesar da ameaça de processos, permitiu-nos ouvir os representantes dos diferentes clãs da família Espírito Santo a fazerem essa distribuição ao vivo. Salgado fala com uma voz pausada e de autoridade, os outros fazem perguntas concretas sobre a parte que lhes coube. Com a maior das calmas, sem sequer qualquer visível entusiasmo pelo que cada um ia receber - um milhão de euros, que deixariam qualquer mortal feliz -, percebe-se como era habitual lidarem com milhões e milhões, os que eram deles e os que não eram.
Só queriam explicações sobre por que é que não era mais, sabendo que outros tinham ficado pelo caminho, nos intermediários de baixo e no “alguém” que não é nomeado. A voz da ganância perguntava: “como é que aqueles três tipos receberam 15 milhões” e eles só cinco? Quando as perguntas começaram a querer ir mais longe, Salgado manda que não "[remexessem] mais no assunto”.
(...)De onde veio o dinheiro? Do bolso dos portugueses, os tais que estavam a “viver acima das suas posses” e que o pagaram quando compraram os submarinos mais caros devido ao rastro de corrupção que eles deixaram atrás. Sabem quando estas frases foram ditas? Há um ano, em Novembro de 2013, estavam os portugueses no seu quinto ano de empobrecimento.


A frase, pausada e grave de Ricardo Salgado merece ser ouvida na sua integralidade, visto que ela representa para todos nós uma vergonha colectiva pela impunidade dos nomeados – o autor da frase, os recebedores dos milhões, os “tipos” que ficaram com os 15 milhões, e o “alguém” – nesta semana em que o processo dos submarinos foi arquivado:
“E vocês têm todo o direito de perguntar: mas como é que aqueles três tipos receberam 15 milhões? A informação que temos é que há uma parte que não é para eles. Não sei se é ou não é. Como hoje em dia só vejo aldrabões à nossa volta... Os tipos garantem que há uma parte que teve de ser entregue a alguém em determinado dia.”  Por José Pacheco Pereira

Estranho... segundo várias fontes os alemães pagaram cerca de 30 milhões de luvas para subornar decisores a optarem pelos seus submarinos, mas afinal esses 30 milhões saíram do bolso dos portugueses que foram pagos a mais pelos submarinos, e não do bolso dos alemães? É assim que funciona o esquema das luvas, até os subornos saem do bolso dos contribuintes?
Simplificando: vais comprar um carro para o patrão, eles pedem 500 milhões com extras e luxos, e tu dizes para retirar os extras e o luxo e já agora uns parafusos, pagas o mesmo preço, e o dinheiro dos extras fica para ti? Deve ser por isso que os submarinos estão sempre a avariar.

Ministério de Paulo Portas pagou 30 milhões a mais pelos submarinos
Os alemães que forneceram o Estado reduziram a qualidade dos submarinos para baixar o custo, mas o preço inicial manteve-se. O ex-ministro da Defesa aprovou o negócio e pagou 30 milhões a mais.
A informação consta, segundo o jornal, de um documento de 29 de Abril de 2004 assinado pelo líder do Grupo de Projectos dos Novos Submarinos (GPSS), capitão Rui Rapaz Lérias: "O preço dos dois submarinos não sofreu qualquer alteração relativamente ao seu valor de adjudicação, embora (...) a configuração dos submarinos tenha sido degradada". Artigo Completo

SÓCRATES QUERIA 4 SUBMARINOS
Paulo Portas e José Sócrates voltaram a trocar acusações sobre a compra dos submarinos, no debate do Orçamento do Estado.José Sócrates voltou a levantar a questão dos submarinos, usando um argumento idêntico ao de debates parlamentares anteriores: "como é que em ano de crise, assinou pela compra de 2 submarinos? Que postos de trabalho é que vai criar?".
No entanto, desta vez, Paulo Portas estava preparado com uma cópia da resolução do Conselho de Ministros de 1998, "onde José Sócrates estava sentado", e segundo a qual o Governo PS "abriu o concurso para a aquisição de 4 submarinos".
"Não só é extraordinário que tenha este ataque de amnésia, e em desespero tente usar questões de Estado para atacar adversários, como se esqueça que, em submarinos, subsídios às empresas públicas são cinco, é a frota da Holanda, que submarinos, só no BPN, são dez, é a frota da Itália e que submarinos, só no TGV são 15, é a frota da Alemanha", declarou.
"E sabe quantos submarinos são as parcerias público-privadas? São cem, é a frota dos EUA, tanto do lado do Atlântico, como do lado do Pacífico. Tenha vergonha", criticou.
José Sócrates assumiu que foi o Governo PS que abriu o concurso para a aquisição de quatro submarinos mas frisou que foi "no tempo de Paulo Portas" que foram adjudicados.
"É verdade que durante anos nunca se adjudicou pela razão de que nunca se considerou esse investimento como prioritário", afirmou Sócrates, insistindo para que Portas explicasse que "contributo é que os submarinos deram ao emprego e às empresas no país". DN

OUTRAS COMPILAÇÕES NO BLOG, SOBRE O TEMA
  1. Ministro Grego que comprou os submarinos, apanha 20 anos de prisão
  2. Blindados de 344 milhões "apodrecem" em armazém
  3. Despesas militares e o regabofe
  4. Wikileaks revela relatório secreto americano sobre Portugal. 
  5. Submarinos atingem o PS. A festa partidária..
  6. COMPRO 2 SUBMARINOS...
  7. BES e os submarinos do Portas 
  8. Só em Portugal não há culpados
  9. CDS deposita 1,06 milhões de euros, na época dos submarinos.
Para mais informações consulte os links que se seguem
  1. Dossier Submarinos
  2. Pessoas Envolvidas
  3. Organizações Envolvidas
  4. Missão dos submarinos portugueses
  5. Cablegate / Wikileaks
  6. Contrato de aquisição dos submarinos
  7. Contrapartidas
  8. Cronologia
  9. Arguidos
  10. Artigos
  11. O Julgamento
  12. O Despacho de Arquivamento
  13. A distribuição dos dinheiros da ESCOM
  14. Comissão parlamentar
  15. As gravações do Conselho Superior da família Espírito Santo

2 comentários:

  1. Há mais crimes por aí que não são punidos ....


    https://www.facebook.com/canalmoritzptnet/photos/a.200318570040618.50644.194137590658716/900649803340821/?type=1&theater

    ResponderEliminar
  2. Estou farto de comentar isto e ainda à dias fez referência a este Vídeo pergunto com o que é audível nesta reunião do grupo Espirito santo como foi possível que o Ministério Publico Português arquivou este processo quando o Ministro Grego apanhou 20 Anos de cadeia um dos responsáveis da venda Alemão também foi preso e em Portugal não à condenados esta é a maior vergonha que eu já vi na justiça Portuguesa onde não se condena porque não querem condenar.

    ResponderEliminar

Olá caro leitor, obrigada por comentar... sei que apetece insultar os corruptos, mas não é permitido. Já não podemos odiar quem nos apetece... (enfim) Insultem, mas com suavidade.
Incentivos ao ódio, à violência, ao racismo, etc serão apagados, pois o Google não permite.