REFORMADO RECEBE 50 MIL EUROS/MÊS, POR ACUMULAR 13 TIPOS DE PENSÕES?




Portugal é o país europeu com mais rendimento, concentrado nos mais ricos.
Em 2011, os 10% mais ricos reuniam 27,3% do rendimento global das famílias portuguesas num ano.
Na prática, um décimo das famílias portuguesas concentra 27,3% do rendimento global amealhado por todas durante um ano. A percentagem tem vindo a aumentar e era, em 2011, últimos dados disponíveis, a mais elevada da União Europeia, ficando fica 3,4 pontos percentuais acima da média comunitária. fonte
Américo Amorim e Belmiro de Azevedo sobem na lista dos mais ricos do mundo- Américo Amorim sobe 49 lugares no rank da Forbes e Belmiro de Azevedo sobe 337 posições. Crise? Ou roubo? fonte

Cerca de 80% dos pensionistas vivem com uma prestação de 364 euros por mês, mas há 56 REFORMADOS QUE GANHAM MAIS DE 16 MIL EUROS. Estamos a falar de uma pensão anual, acima dos 150 mil euros, segundo os números ontem revelados pelo Governo.
Há, pelo menos, um reformado em Portugal que recebe 50 mil euros mensais por acumular 13 tipos de pensões diferentes.

como se distribuem as pensõesNo fim da tabela estão quase 2 milhões de pensionistas que têm uma pensão mensal de 364 euros. São informações que se conhecem no mesmo dia em que o Executivo discute com a troika cortes nas reformas.
Os dados publicados permitem perceber o universo de pensões douradas, tanto no Estado como na Segurança Social.
Há 7582 portugueses com uma pensão média de 5.410 ou superior, até aos 16.000.
Só com pensões perto dos dez mil euros são três centenas de reformados.
Os 56 pensionistas que recebem em média 16 785 euros custam anualmente aos cofres públicos – seja via Caixa Geral de Aposentações, seja via Segurança Social - 11 milhões de euros.
As pensões acima dos 5.000€, nem chegam a 1% do universo de reformados portugueses mas custam 548 milhões de euros por ano ao erário público.
No total, a despesa com pensões de velhice atinge os 19.240 milhões de euros, o que cobre 2,4 milhões de reformados.
Entre os pensionistas mais ricos do País estão os banqueiros e antigos administradores de empresas de topo, públicas e privadas.
Como o CM já revelou, só Jardim Gonçalves, que liderou o BCP, tem um acordo de reforma que garante uma prestação de 165 mil euros por mês, paga através de um fundo de investimento. Correio Manhã | 21 Fevereiro 2014

CES é apenas para reformados que ganham mais que 2000 mil euros. 

O ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social avançou hoje que há 11.000 pensionistas com pensões de sobrevivência acima dos 2.000 euros que vão ser abrangidos pelos cortes, que serão aplicados no segundo semestre.
«A Segurança Social tem cerca de 2,5 milhões de pensionistas e os pensionistas com pensões de sobrevivência acima dos 2.000 euros são cerca de 11 mil» fonte

ESTADO SOCIAL EM PORTUGAL PROMOVE O DESPERDÍCIO, A DESIGUALDADE E A INJUSTIÇA - FMI

O estudo do FMI intitulado ‘Repensar o Estado’, elaborado por 6 técnicos do Fundo, faz um diagnóstico exaustivo da estrutura da despesa pública (excessiva) em Portugal e ilustra, ao longo de 96 páginas, como o designado ‘Estado Social’ também pode promover desigualdades, injustiça e desperdício de recursos, tornando-se perverso e lançando um país na bancarrota.
Após assinalar que Portugal gasta actualmente cerca de 14,5% do PIB com o seu programa público de pensões, uma das maiores parcelas entre as economias avançadas, o documento sublinha que ‘durante 2000-2012, a despesa pública com pensões (em percentagem do PIB) aumentou de 9% para 14,5%’. 
Mas tal não impede que Portugal apresente no contexto da EU ‘um dos mais elevados ratios de despesa com pensões, tem também um elevado valor de risco de pobreza entre os mais velhos (partindo do indicador relativo aos indivíduos com 65 e mais anos cujos rendimentos se situam abaixo dos 60% da média do rendimento das famílias)’.
Após reconhecer que o sistema português de pensões não é equitativo e que as reformas entretanto efectuadas ‘têm colocado a maior parte do ônus do ajuste nas futuras gerações de aposentados’, os técnicos do FMI sugerem um corte fixo para todas as pensões acima da mínima e a fusão do sistema público e do sistema privado (a pensão média do primeiro é três vezes superior à do segundo).

PRESTAÇÕES SOCIAIS PARA OS QUE MENOS PRECISAM

Os dados mostram, realça o documento, que 56,4% dos benefícios de assistência social foi ‘gasto com pessoas que não os 20% mais pobres da população em 2009’. E acrescenta: ‘em 2009, o quintil de pessoas com mais rendimentos recebeu 33.8% de todas as prestações sociais, enquanto o quintil inferior recebeu apenas 13.2%’.
Os exemplos que evidenciam a irracionalidade, iniquidade e ineficiência das prestações sociais sucedem-se: ‘para abonos de família / criança, e não obstante a recente introdução da prova de meios, mais de dois terços dos benefícios vão para os não-pobres’" fonte

O FMI DENUNCIA A FALTA DE EQUIDADE E DESPESISMO, O GOVERNO OPTA POR CORTAR NOS ALVOS ERRADOS.
A reforma é urgente, mas por alguém competente e justo...
Repare-se ainda que as pensões médias do sistema público são 3 vezes superior à média do privado. As famosas pensões estrondosas de políticos e gestores públicos, que distorcem as estatísticas e as contas.
As fatias mais significativas do estado social, ficam nas mãos dos mais poderosos e não na mão dos mais necessitados, o poder é o factor decisivo.
É um hábito em Portugal... distribuir-se e exigir-se subsídios, reformas, apoios, que na realidade favorecem quem sabe mexer-se e tem cunha, e não quem precisa.
Ainda em 2012-  Comissário do Conselho da Europa diz que as medidas fiscais não são equitativas e estão a afectar em particular os grupos sociais mais vulneráveis, como as crianças e os idosos. ARTIGO COMPLETO

POBREZA INFANTIL DENUNCIADA EM PORTUGAL

ARTIGOS SOBRE A INJUSTIÇA SOCIAL
  1. Video, porque os ricos enriquecem? Vivem do orçamento do estado.
  2. Mais um exemplo de quem não descontou para o que recebe... 
  3. Reformas de luxo disparam... 
  4. Na justiça, legisla-se a favor da injustiça
  5. Reformas topo de gama, Emídio Rangel
  6. Jardim com 167 mil de reforma
  7. O grande Passos Coelho, é um Ministro duro... não perdoa. Os pobres que paguem a crise.
  8. Duro com os pobres e mole com os ricos. 
  9. Segurança Social compra títulos da dívida pública portuguesa 
  10. Medina Carreira, alerta, e ainda pode piorar, porque cada vez há menos empregados... 
  11. Paulo Morais, cortes nas PPP evitavam cortes nos inocentes
  12. Austeridade é desculpa para roubar reformas e escravizar.
  13. Austeridade selectiva
  14. Os estratégicamente protegidos
  15. A dívida à Segurança Social - o longo conluio entre empresários manhosos e o Estado
  16. Corruptos com direito a reforma de luxo precoce?
  17. Segurança Social – processos de descapitalização
  18. Cortes de 15% nos reformados?
  19. Reformas parasitas
Governo publicou o “Orçamento Cidadão”.
Para resumir e simplificar as 236 pg de gráficos e números do OE, e assim responder ás dúvidas dos cidadãos.
Em que valências é aplicada a despesa pública? De onde vem a receita do Estado? Como se distribuem as pensões de velhice? Em que projecções se baseia o Governo para prever as receitas e as despesas?
Para o economista Paulo Trigo Pereira, presidente do Institute of Public Policy Thomas Jefferson – Correia da Serra, think tank que colaborou na elaboração do documento, estes dados “mostram a desigualdade que existe em Portugal” na velhice.
Mas também em relação aos escalões de rendimento dos agregados familiares os dados reflectem essa desigualdade, chamando a atenção para o facto de 65,6% dos contribuintes terem rendimentos anuais colectáveis inferiores a dez mil euros.
A ideia de lançar este projecto, explicou Paulo Trigo Pereira, surge enquadrada “numa iniciativa de transparência orçamental à escala mundial”, o Open Budget Initiative, para “tornar acessível aos cidadãos o processo orçamental”, com gráficos, quadros coloridos, explicações curtas, informações simplificadas ou um pequeno glossário. fonte 

NOTA: Convém realçar que a ideia de lançar este projecto, é mais uma das tais medidas para subirmos no rank da transparência mundial. Assim evitam ter que fazer leis de combate à corrupção, ou prender corruptos. Ganham pontos fazendo este tipo de projectos, que segundo eles, iluminam a transparência. Segundo nós, será mais um site de transparência, que uma percentagem mínima de pessoas saberá consultar, e que de nada serve, quando é preciso travar a corrupção.
Provavelmente, os poucos pontos que temos, que nos impedem de ser os piores no rank da transparência Internacional, são estes pequenos truques.
Era interessante que fosse também divulgado, para além do orçamento do cidadão, "O orçamento da corrupção" a descriminar qual a receita e a despesa da corrupção, com gráficos e números coloridos?
A conclusão do primeiro relatório da UE, sobre a corrupção, afirma que em Portugal finge-se que se luta contra a corrupção, mas os resultados são nulos.

É comum encontrar-se nos sites das grandes empresas uma secção dedicada à ética e transparência, tudo para subirmos artificialmente no rank, mas sem qualquer eficácia na prática.
Tal como o site das despesas do governo, ou o das nomeações. Um grande passo para a transparência?... Não. Na realidade é apenas um site, sado-masoquista, onde podemos ir ver o dinheiro a sair, por vezes de forma criminosa, assistir impotentes sem forma de denunciar, de questionar ou de os travar. Milhões em viagens, em ajustes directos, a amigos e família. Portanto serve apenas para assistirmos, de forma cruel, ao esvair dos nossos impostos.
O site das nomeações é outra ofensa, casos de nepotismo detectados descarados, excessivas nomeações, falta de mérito e de currículo, salários que ofendem, etc e depois? Para que serve o site? Para sabermos o quão impotentes somos? O quão desavergonhados eles são?

8 comentários:

  1. Grande Portugal. A Suiça que é mais rica que este portugal dos pobres, tem um tecto limite máximo nas reformas. E neste Portugal continuamos a roubar grande parte dos reformados para encher os bolsos a uma minoria de privilegiados.
    As reformas de quem trabalhou no sector privado, são as mais baixas. Não há muita gente a ganhar mais de 1.000€ que trabalhou por conta de outrem.
    Mas as maiores reformas, não tenham dúvidas, são dos políticos, ex-políticos, gestores públicos. Esta corja arruína o País e quem mais precisa do Estado Social para viver com dignidade, vive é na miséria ou de favores dos vizinhos.

    Vamos a um caso concreto, este iluminado do catroga há 4 anos ganhava 9.600€ de reforma durante 14 meses faz 134,000€ anualmente. Este chulo para não chamar outra coisa, ele alguma vez descontou 100.000€? Não me parece e ele num ano leva 134.000€ é este o retrato e este é um caso fora como este parasita há tantos por ai.

    Eu tenho VERGONHA com a actualidade. Vemos pessoas sem nada, pobres, com fome, todas sujas. E continuamos a alimentar os lucros da PT, da Galp da EDP.
    Ainda ontem vi uma noticia, disparou a compra de marcas de carros como a Mercedes e BMW.
    Este País não lembra a ninguém, corrupto, com as maiores desigualdades. Mas dizem que a Justiça não funciona, não concordo com isso a justiça funciona e bem e depressa para os pobres, como não tem posses para se defender. Sabiam que o Isaltino Morais antes de ser preso, teve 34 (trinta e quatro) recursos. Qual é o cidadão honesto que tem dinheiro para 34 recursos. Praticamente ninguém.

    Mas agora as coisas vão mudar, os parasitas estes bandalhos andam preocupados com a baixa taxa de natalidade. Eles depressa nomeiam uma comissão qualquer. Ou para encher os bolsos com milhões aos amigos dessa comissão. O quem nos desgoverna, não sabe tirar ilações, o que se passa. Ou seja tudo na vida há uma acção logo haverá uma reacção e há certas prioridades. Mas quem nos desgoverna não tem inteligência para mais. É sempre a mesma coisa aumentar impostos, logo o poder de compra baixa, portanto depois a vida dos portugueses é condicionada. Mas estes mentecapos, são do mais fraquinho que existe, sem ideias, sem soluções. Só servem para servir o grande capital, ou seja qualquer idiota faz o que quer com este parasitas. E quem paga é o Zé povinho.

    Fernando

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro Fernando que disparam a compra de bens de luxo, temos cada vez mais milionários... e cada vez mais corruptos, o país está minado de corruptos cujas famílias e amigos vivem acima das nossas possibilidades... e que se expandem todos os dias como um cancro...

      Eliminar
    2. Realmente este sou um leitor assíduo deste blog, porque denuncia a corrupção no seu todo. Não se defende nenhum partidário. É assim mesmo, a corrupção começa logo naquela assembleia da republica, seja por ps, cds, psd be, pcp e todos os demais. Já alguém falou em reduzir deputados de forma proporcional. Isso eles não querem o tacho está garantido.

      Força Zita, continue a denunciar os bandalhos deste triste Portugal.


      Fernando

      Eliminar
    3. A propósito da redução de deputados...06 março, 2014 19:11

      "Entre outras alterações, valorizo o sentido da personalização do mandato, a responsabilização dos deputados e proponho a redução do número de deputados num quadro de garantia de condições de profissionalidade, pluralidade e representação regional." declarou António José Seguro, secretário-geral do PS em 5 de Outubro de 2012 no âmbito do anúncio de apresentação até ao final desse ano de uma proposta visando a redução do número de deputados na Assembleia da República.

      Eliminar
  2. Cara Zita

    Na falta de algo para comentar, hoje apenas gostaria de aqui manifestar o meu apoio ao blog.

    Apesar de achar que este é um daqueles blogs simplesmente obrigatórios, é preciso dosear o uso, pois a carga é tanta, que corro o risco de sufocar no mar de podridão que parece rodear-me.

    Como um naufrago, que luta pela sobrevivência e nada na direcção de terra, e enquanto nada, concentra-se na respiração, nos movimentos, e na direcção. Por vezes levanta a cabeça para verificar a que distância ainda se encontra de terra, e nesse momento apercebe-se que apesar de estar na direcção certa, ainda tem muito que nadar.

    Aproveito para desejar a continuação de um excelente trabalho, e expressar a minha admiração pela luta e pela lutadora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas suas preciosas palavras de apoio e pela forma como expressa o seu sentimento perante o caos que nos sufoca.

      Eliminar
    2. O desespero é o nosso pior inimigo.
      Embora desesperado pelas injustiças que me tem sido pessoalmente feitas continuo a preservar a minha dignidade lutando até ao fim não só por mim mas também pelo coletivo. Solidariedade e uma obrigação cívica, nunca nos devemos esquecer disso!!

      Eliminar
  3. Ao Exmo Sr. Dr. Esvazia Carteiras,

    Esta carta segue apenas como forma de desabafo, e não para ser respondida… Isto caso tenham uma paragem cerebral, como a que tiveram quando definiram as novas medidas de austeridade.
    Antes de mais gostaria de agradecer toda a atenção que os senhores deram a todos os portugueses, quando resolveram provocar uma dieta a toda a população, sobretudo a fracção com maiores dificuldades económicas.
    Depois de saber que vamos passar a descontar os valores que ouvi, começo a achar de mau tom as manifestações que têm acontecido, e aquelas que ainda estão a ser marcadas.
    Peço a todos os portugueses que analisem bem estas últimas notícias, e vejam que o Governo não está a querer acabar com a vida dos portugueses, mas sim melhorar a qualidade de vida de nós, sobretudo de quem sofre dos ossos. Eu explico mais à frente.
    Quanto à subida do IRS, nada tenho a dizer, porque sempre gostei de ajudar quem precisa, sobretudo quem trabalha em hemiciclos e usa nas suas deslocações, carros de gama superior a CLIO. Quanto ao que já se desconta para a Segurança Social, até acho que devia descontar mais… Talvez por se descontar tão pouco é que demoro horas a ser atendido nos hospitais, não tenho direito a medicamentos, e alguns outros exemplos que não são para aqui chamados.
    Tal como é do conhecimento geral, temos um número excessivo de obesos, o que tem feito com que o excesso de peso seja já um factor preocupante e quase de saúde pública.
    E foi a pensar nisto que foram tomadas algumas medidas, que nos vão permitir apenas pagar a habitação… E mal!
    Mas vejamos neste prisma… Para que temos de ter electricidade em casa? Estamos é mal habituados… Gás? Vejam o que aconteceu à Sónia Brazão… Telefone e Internet? Só criam vícios!
    Ainda assim comprar alimentos será complicado e é aqui que entra a preocupação máxima deste Governo em relação à saúde…
    Como já todos devem ter feito contas, já perceberam que os únicos alimentos que poderão comprar serão… Nenhuns! Sendo assim resta cada um de nós sempre que tiver fome, trincar uns bocados das suculentas paredes de casa… Há muito por comer, e chamo à atenção para a questão de ser saudável para os ossos, por causa da quantidade de cálcio.
    Queria apenas agradecer um outro aspecto que já quase me esquecia… Quando Vítor Gaspar anuncia todas estas alegres medidas, eu para o conseguir entender e ouvir, tenho de tomar 2 a 3 caixas de calmantes para poder reduzir a actividade cerebral para a velocidade do seu discurso… Agradeço porque normalmente no mês seguinte durmo que nem um anjinho… Apesar de me babar dia e de noite…

    ResponderEliminar

Olá caro leitor, obrigada por comentar... sei que apetece insultar os corruptos, mas não é permitido. Já não podemos odiar quem nos apetece... (enfim) Insultem, mas com suavidade.
Incentivos ao ódio, à violência, ao racismo, etc serão apagados, pois o Google não permite.