31 janeiro, 2014

VAMOS CONTINUAR A INCENTIVAR OS BURLÕES COMOVENTES DA INTERNET?


Apenas um alerta para os interessados.
Facebook: Como ao fazer "gosto" ou "partilhar" pode estar a cair num esquema.
Quantos mais "gostos" e partilhas uma página tiver, mais visível se torna e, logo, mais valiosa, mesmo em termos de dinheiro real, que o dono pode ganhar.
Para o conseguir, há quem esteja disposto a tudo.
A mascarar os seus objectivos comerciais com um apelo de solidariedade para com uma criança com cancro, por exemplo.
Ou ainda a inventar noticias escandalosas de última hora, ou vídeos incríveis com imagens falsas, que muitas vezes, nem correspondem ao video.  E (quase) todos caímos.
Quando se deparar com estas noticias, antes de abrir pesquise no google. Se não estiver na RTP, na SIC, nem em
Mais uma montagem que comoveu o mundo
"Sírio que perde os pais, dorme com eles no cemitério"
nenhum canal de noticias oficiais, é porque é invenção apenas para atrair muitos incautos. Os video também pode procura-los no google, caso não queira alinhar nestes esquemas.


É importante dar "gosto" e partilhar, mas páginas e sites que fazem o trabalho baseado em investigação e pesquisa e que abordam temas interessantes e não apenas escândalos de sangue, morte, sexo, tortura, etc, porque vende, mesmo sendo mentira.
O caos instala-se, os mentirosos da internet, inventam a morte de pessoas importantes todos os dias, apenas porque sabem que isso significa milhões de visitas ao seu site. Matam o Schumacher todos os dias, falsificaram fotos do acidente do Paul Walker, matam a Rihanna, etc etc 
São sites e páginas do facebook, de pessoas sem princípios, sem escrúpulos e sem vontade de trabalhar honestamente, e estão a transformar a internet num labirinto de mentiras. Não os alimentes, não os incentives.
Existem ainda casos que chegam ao cumulo de divulgar uma foto de uma animal a ser torturado ou uma criança, muitas vezes são montagens, mas o único intuito é arranjar "gostos" e partilhas. Eles sabem que chocam que ninguém fica indiferente, e nós ao aderir, incentivamos a que torturem mais animais, para colocarem mais fotos. Incentivamos a que mintam cada vez mais.

A imagem de uma menina sorridente de sete anos, com a cabeça sem cabelo a deixar perceber os tratamentos de quimioterapia, andou a circular, no ano passado, pelo Facebook. A mensagem era irresistível: "gosto" para mostrar a esta menina que se preocupa, "partilha" para lhe dizer que é linda. E foram muitos os que não hesitaram em se associar a esta causa e aderir ao site. Mas, segundo uma reportagem da CNN, a verdade é outra: a comovente fotografia tinha seis anos e os pais nunca a publicaram na rede social nem faziam ideia de que estava a ser usada. 

O abuso vai cada vez mais longe, obrigam as pessoas a fazer "gosto" e a partilhar se quiserem ver o dito artigo ou video que publicam.
"Tim Senft, fundador do Facecrooks.com, que monitoriza os esquemas e outros comportamentos ilegais no Facebook,  alerta que, muitas vezes, páginas deste tipo são criadas com o único objetivo de gerar um conteúdo viral que receba muitos "gostos" e partilhas. Uma vez alcançado esse objetivo, cai a "máscara" à página e esta passa a promover algo completamente diferente, como produtos para venda. Ou, outra hipótese, a página é vendida no "mercado negro" a quem a queira usar comercialmente.
Esta é uma forma, explicam os especialistas, de enganar o algoritmo do Facebook, que valoriza mais as páginas mais populares do que as que surgem de um momento para o outro como esquemas e "spam".
"Quantos mais 'gostos', partilhas e comentários, mais provável é a página se vista por outras pessoas", diz Senft. "Se o objetivo for vender a página no mercado negro, esse é o valor da página".

Mas a ameaça pode ser mais direta: a página pode ser usada para espalhar "malware", que ataca o computador do utilizador, ou mesmo para "pishing", ou seja, a obtenção de números de cartão de crédito, passwords outra informação pessoal relevante.
E não se pense que a técnica de apelar ao sentimento seja a única. 
Ainda há bem pouco tempo, circulou na rede social uma publicação que dizia simplesmente "Quem adora batatas fritas? Gosta e partilha se tu sim". Outras, usam imagens religosas, outras animais maltratados...

A melhor atitude? "Pensar antes de partilhar", aconselha Senft. E, em caso de dúvida, assinalar a publicação como duvidosa e reportá-la ao Facebook.
No âmbito da investigação, a CNN enviou uma mensagem ao administrador da página onde apareceu a foto da menina da fotografia, que, diga-se não tem atualmente qualquer sinal no neoblastoma que lhe foi diagnosticado desde setembro de 2007. Questionado sobre se tencionava vender a página, a resposta foi rápida: "Quanto?"
Artigo adaptado da revista Visão

Se querem deixar de ser enganados, se querem contribuir para uma internet mais limpa, e deixar de dar dinheiro a pessoas com má índole, não dêem "like" ou "gosto" a essas páginas e sites, não partilhem. O vosso "like" ou "gosto" não cura cancros nem salva animais, apenas alimenta esquemas de enriquecimento de pessoas sem escrúpulos e mais grave, incentiva-as a continuar. O lucro destes burlões são significativos por isso cada vez é mais frequente encontramos sites destes. Porque nós os alimentamos e incentivamos.

Muitos peditórios para cancro e outros, são também burlas, há vários desmentidos nos jornais oficiais, de peditórios que não passaram de pura rapinagem.  
Desconhecido destino de 84 mil euros de peditório suspeito
Vai encerrar página de Facebook criada para apoiar doente oncológica madeirense que afinal tinha medicação comparticipada a cem por cento. Dinheiro angariado fica nas mãos da família. FONTE
- Fingiu ter cancro para fazer peditório na aldeia
Pároco denunciou a situação na missa. População está indignada e vai levar o caso a tribunal. fonte
- Estão a ser detidas oito pessoas por dia por peditórios falsos. fonte

Outra burla frequente e que o facebook veio desmentir, é a de que cada "gosto" dá 1 cêntimo a uma determinada causa, ou 1 euro... veja mais sobre este tema neste artigo.

Volta e meia aparecem também estas novidades. Muda a cor do facebook. Descobre quem visita o teu perfil. Descobre quem te bloqueou no facebook. etc etc Tudo burlas com objectivos duvidosos.
Se forem pesquisar no google verão que isso são burlas, o próprio facebook publica esclarecimentos e desmentidos sobre essas burlas.

O TESTEMUNHO DE UMA VITIMA ... Há uns tempos, apareceu-me uma mensagem que me convidava a mudar a cor do facebook. Assim fiz, mas quem quer que seja que está por detrás disto roubou os endereços dos meus amigos facebookianos e anda a importuná-los. Se receber uma mensagem do género não seja ingénuo/a como eu, não abra, não clique, não se deixe levar pela curiosidade. Os seus amigos vão agradecer-lhe, coisa que eu não posso dizer dos meus, a quem deixo aqui um pedido de desculpas.





10 comentários :

  1. Olá Zita!

    Como nunca tive, nem terei facebook particular, já tive uma conta associado ao blogue, mas quando soube os danos ambientais que a Corporação Facebook provoca nos ecossistemas do Planeta terminei de imediato. Afinal de contas aquilo era um mero "repetidor de sinal", e estando eu a transmitir mensans sobre a destruição do planeta, seria apenas hipócrita se tivesse facebook e andasse a apregor "o pensamento verde". Uma plataforma para divulgar o nosso pensamento é mais que suficiente!

    Por isso passo ao lado destas tretas de "likes" e "nolikes", mas já sabemos com o que vivemos, o sistema monetário só gera disto. Não há como escapar!

    Bem, até há como escapar, mas pelos vistos a MAIORIA DA MANADA adora existir assim!

    Bhjs VOZ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Evite estas 10 publicações no Facebook e provavelmente ficará a salvo de malware
      O melhor é ter atenção no que carrega e não deixar levar-se pela curiosidade. Se lhe pareceu tentador, fique a saber que isto é o que os cibercriminosos fazem com a sua curiosidade, usam-na para poder entrar nas suas contas ou estragar o seu computador ou até po-lo mais lento, etc

      A Bitdefender revelou ao The Guardian quais foram até agora as ameaças mais populares e mais comuns no Facebook. Já sabe, se vir alguma delas, ou semelhantes, o melhor é passar ao lado.

      1 – Ferramenta que ajuda a descobrir o número total de visitas e quem viu o seu perfil - 30,2%
      2 – Ferramenta que ajuda a mudar a cor do Facebook – e que já circulou em Portugal, como o TeK alertou na altura - 7,38%
      3 – Vídeo amador de sexo da Rihanna com o namorado.. ou qualquer outro vídeo do género - 4,76%
      4 – Vê a minha atualização de perfil e podes ganhar uma T-Shirt do Facebook - 4,21%
      5 – Diz adeus ao Facebook azul - 2,76%
      6 – Desbloqueio e oferta de itens - 2,41%
      7 – Ferramenta que ajuda a ver se algum amigo o apagou do Facebook - 2,27%
      8 - Ferramenta que ajuda a saber quem são as 10 pessoas que mais visitam o seu perfil - 1,74%
      9 – Ferramenta que ajuda a descobrir quem viu o seu perfil - 1,55%
      10 - “Acabei de mudar o meu perfil no Facebook. É fantástico” - 1,50%

      E não se esqueça: o Facebook não permite saber quem viu o seu perfil e as ferramentas de edição da plataforma social são mais sombrias do que apelativas. Mantenha também debaixo de olho os convites de jogos que lhe são enviados.

      Eliminar
  2. Achei interessante a chamada de atenção ao uso abusivo do Facebook, recomendando a confirmação das imagens ou das notícias, antes de pôr o like.
    No entanto, ao ler alguns dos v/ textos, especialmente os que se focam no Sócrates, procurei as fontes e elas são, invariavelmente, o famigerado Correio da Manhã, o JN e o SOL.
    Ora, invocando os mesmos argumentos que usaram para quem usa o Face, vos recomendo que citem, como fontes dos v/ textos, as autoridades Judiciárias, porque vivemos num Estado de direito em que um dos pilares é a Justiça, que nos garante o direito ao bom nome e nos salvaguarda a qualidade de inocente até PROVA EM CONTRÁRIO.
    Se são leitores do Correio da Manhã, a propósito do caso Freeport, lá encontrarão um pedido formal de desculpa a um Gabinete de Advogados, a quem acusaram nas páginas do Jornal, de terem cometidos crimes de lavagem de dinheiro, supostamente destinado ao Sócrates. Como o C.M. reconhece, essas suspeitas eram falsas e não tinham fundamento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achei interessante a sua distorção, tipica de seitas fanaticas e obtusas incapazes de ver um elefante á frente...

      Então só se queixa das fontes do socrates? É que são as mesmas de todos os outros, orgão de informação nacional que respondem por difamação caso mintam... sabia?? Não deve saber. Também não deve saber que o se o socrates mentir não lhe acontece nada...
      Também não deve saber que este blog tem como fontes todas as TV´s e jornais e não o CM, como costumam dizer os fanaticos do socrates, para quem o socrates é vitima de conspiração e Portugal está falido porque ele esteva lá 6 anos a lutar contra a corrupção....
      Ninguém viu?? mas esteve basta consultar o correio da manha e outros jornais e lá encontram tudo o que socrates fez pelo país uma luta cerrada contra a corrupção, contra a EDP, as swap, as ppp... ou foi a favor???

      Quanto ao facto de não haver nada nas autoridades judiciárias... temos pena, sabe que o BPN, as PPP, as swap, o caso face oculta, freeport, é tudo ficção cientifica.Portugal só tem um corrupto e está preso... o isaltino ... especie rara e única segundo o estado de direito da treta e a justiça comprada só temos um ??!!

      Olhe de prenda deixo-lhe este video que explica porque não estamos num estado de direito, é que está na hora de acordar http://www.youtube.com/watch?v=DjKyIpWy4ME&feature=c4-overview&list=UUakSi4_ei0aVffdQ4GzdYuA

      Eliminar
    2. Tenho aqui mais este com as mentiras de um encantador de burros, que só quem não bate bem ainda consegue defender DIVINO, A MENTIR A TODO O PAÍS PORQUE SABE QUE NEM todos os portugueses são engenheiros e muitos acreditam em tudo o que ele diz piamente... e olhe que não é do correio da manhã, é mesmo da boca do socrates , espero que esta fonte lhe seja credivel http://www.youtube.com/watch?v=bxaDSOAKt-w&feature=c4-overview&list=UUakSi4_ei0aVffdQ4GzdYuA

      Eliminar
    3. Depois se puder, diga-me quais são as fontes crediveis que quer para eu lhe arranjar uns artigos sobre o socrates e o coelho e etc ... a justiça, como deve saber e todos sabem, não é credivel.. por isso diga-me quais são...

      Eliminar
    4. Governo Sócrates investigado por desfalque, ao estado, de 581 milhões, a favor da EDP?

      ARTIGO COMPLETO: http://apodrecetuga.blogspot.com/2013/05/governo-socrates-investigado-por.html#ixzz2s0L33LZE

      FONTE PÚBLICO

      Eliminar
    5. Claro que pedem desculpa aos corruptos, porque em Portugal não há corrupção é apenas boato. Como todos sabemos os submarinos, O BPN, as PPP, as Swap, é tudo imaginação... o país falido... tudo falso.
      Porque não se consegue provar nada, porque eles são todos amigos deles e inimigos dos totos que os elegem

      Eliminar
  3. Espero que com este perceba também que está na hora de nos preocuparmos com Portugal e não com politicos corruptos... deixemos de eleger e defender corruptos se queremos que Portugal sobreviva ---- http://www.youtube.com/watch?v=pnoKtjyR-bo

    ResponderEliminar
  4. Amigos internautas

    1) Sempre que num mail ler - "enviar este email para 10 (ou qualquer outro número) de pessoas", "assinar esta petição", "vai ter má sorte", "terão boa sorte" ou "algo engraçado aparecerá no seu écran depois de enviar", etc. pode presumir que o correio inclui um "cookie" que irá acompanhar tanto o seu e-mail como o das pessoas para quem o reencaminhar.

    2) O autor inicial, que lhe enviou esse mail, fica com uma cópia cada vez que o seu mail é reenviado. Essas cópias permitem-lhe compilar uma lista de "e-mails ativos", (a quem você reenvia) para enviar "spams" ou vender essas listas a quem envia "spams".
    Cuidado com mensagens que dizem: "se você tem vergonha de ter fé em Deus, Jesus, etc". São mensagens rastreadoras que se aproveitam com a chantagem à sua consciência. Não seja tímido e não se deixe convencer! A essas pessoas não lhes importa nada de religioso, mas apenas obter o seu endereço de e-mail ... de que forma for.
    Também os e-mails que falam sobre crianças desaparecidas ou crianças com uma doença incurável, "Como se sentiria se fosse o seu filho?", ou procure animais abandonados, etc. Essas mensagens também são rastreadoras de e-mails. Ignore-os e não faça o jogo deles!

    3) Quase todos os mails que pedem que adicione o seu nome e o reenvie para os seus contactos, são semelhantes às cartas de há anos atrás, em que os entrevistados foram convidados a enviar cartas para uma menina da Flórida que queria bater o recorde Guinness por ter recebido o maior número de postais.
    Esse golpe, como quase todo o correio deste tipo, é uma forma de tele-comerciantes obterem endereços de e-mail para ganho pessoal.

    Fará um grande favor à sua família e aos seus amigos, se lhes reenviar ESTA INFORMAÇÃO.
    A recompensa será que, no futuro, ninguém receba "spams"!

    Ajude-se a si mesmo e evite adicionar o seu nome a estes tipos de listas, independentemente de quão atraentes elas possam parecer, ou que tentem fazer que se sinta culpado se você não participar. Eles pretendem apenas obter a sua lista de e-mail.

    Pode acreditar que o estão a convidar para apoiar uma boa causa. Mas isso não é verdade! Tudo o que está a fazer, colaborando com esses convites é estar a receber toneladas de lixo eletrónico, e, em muitos casos, até mesmo certos vírus. Além disso, está a ajudar quem lhe envia o email a ficar rico, à custa de o explorar a si. Não lhe facilite o trabalho.


    ALEM DISSO: os pedidos ou petições enviadas por e-mail não são aceites pela Assembleia da Republica ou por qualquer outra entidade governamental, tais como a Segurança Social, etc.
    Para uma petição ser aceite, deve ter uma assinatura manuscrita e o endereço completo da pessoa que assina… Assim, mandar pela Internet é apenas um desperdício de tempo e estará a ajudar quem quer copiar o seu e-mail.

    ResponderEliminar