As PPP continuam a arruinar o estado. Ninguém as consegue deter?

psd ps governos
A Troika, através de auditorias, deixou a descoberto mais um saque descarado dos (des)governantes que há décadas nos enganam e servem as grandes empresas privadas, lesando os portugueses e o estado.
Apesar de ser do conhecimento geral a inconstitucionalidade de contratos das PPP, o descaramento prossegue pois as empresas favorecidas, teimam em não abdicar das rendas de milhões, asseguradas em contratos ruinosos para o estado, inteligentemente redigidos para as enriquecer e proteger, precisamente, caso um dia tudo fosse descoberto.
O estado é portanto prisioneiro de contratos realizados por exércitos de advogados que, certamente, garantiram que em qualquer circunstancia o estado sairia a perder e os privados a ganhar. 
A troika exige que se acabe com os desvios de dinheiro do estado, que possam colocar em risco a capacidade dos portugueses para pagar os juros e a divida. Mas não tem sido fácil... Há 2 anos que o governo se debate com as negociações e os resultados são os de sempre. Os portugueses permanecem sem defesa, e os interesses instalados sobrepõem-se ao interesse nacional.

Paulo Morais
"As parcerias público-privadas (PPP) estão a arruinar as finanças do estado. A defesa do interesse colectivo obriga a uma acção incisiva e urgente, que comece por suspender de imediato todo e qualquer pagamento aos concessionários de PPP. De seguida, há que resgatar o estado destes negócios ruinosos.
Antes de mais, proceda-se à verificação da legalidade dos acordos de parceria celebrados. Alguns não terão mesmo qualquer validade, a fazer fé nas palavras do presidente do Tribunal de Contas, que diz ter sido ludibriado pelo governo de Sócrates, através da ocultação de contratos. Ora, como é sabido, contratos públicos nunca podem ser secretos. Não tendo o visto do Tribunal competente, são nulos e não vinculam quaisquer compromissos financeiros por parte do Estado.

Relativamente aos contratos juridicamente válidos, há que proceder à sua apreciação em termos económico-financeiros, tarefa aliás bem simples. Para cada caso, bastará determinar o valor actualizado do contrato e compará-lo com o que resulte de uma avaliação independente da infra-estrutura a que diz respeito. A partir daqui, uma vez quantificado o prejuízo infligido ao erário público, o governo dispõe de três opções.
A primeira consiste numa renegociação que coloque os níveis de rentabilidade dos investimentos na ordem dos seis ou sete por cento e rejeite os valores de agiotagem em vigor, que representam o dobro ou o triplo.
Uma segunda possibilidade seria a expropriação por utilidade pública dos equipamentos, calculando-se o montante da indemnização em função da avaliação independente referida. As rendas a pagar aos financiadores da operação seriam muito menores do que as que hoje são extorquidas pelos concessionários. Há ainda uma terceira opção, que se resume à ampliação dos prazos de cada contrato. Neste modelo, os privados deverão partilhar, equitativamente, as receitas das concessões com o estado, que, desta forma, passaria a receber rendas, em vez de pagar.
Este processo negocial tarda. Já não se aguenta mais esta ruinosa inacção do governo, nem se tolera a sua vil submissão face aos detentores das PPP." cmjornal

Nas PPP a rebaldaria é total. Nos últimos dados que temos publicados pelo Governo diz-nos que contas já feitas e pagas de 2011, nas PPP rodoviárias, por ex., o desvio foi de quase 900 milhões de euros. O desvio é maior que o custo. Quer dizer que em 2011 a redução salarial na Função pública, o aumento de impostos, etc, foram direitinho para o bolso do Sr. António Mota da Mota Engil e seus associados. Isto é poupar? Aliás no memorando de entendimento estava previsto uma renegociação das rendas das PPP. O que nós assistimos é que as PPP são verdadeiramente um negócio criminoso na medida em que representam uma bomba atómica nas finanças públicas durante 30 anos, representam encargos anuais de dois mil milhões de euros(...) Ao mesmo tempo que o Estado retira salários aos seus funcionários, retira pensões e reformas dá de gorjeta em 2011 oitocentos e tal milhões de euros a três grupos económicos (...). [Paulo Morais em entrevista no Canal Q, aqui publicada em video]

Antigo ministro da Agricultura advertiu que "não é aceitável que um Estado democrático tenha cláusulas secretas", vincando que "não pode haver cláusulas secretas em contratos do Estado".
António Barreto denunciou a existência de "cláusulas secretas" nos contratos das Parcerias Público Privadas (PPP).
"Eu sei há muito tempo, por acaso, há quatro anos que sei que há cláusulas secretas nas PPP".
António Barreto limitou-se a dizer que o actual Governo, "já que as criticou em tempos, a primeira coisa que devia fazer era tornar todas as cláusulas transparentes". fonte

Mais alguns vídeos sobre as PPP 



12 comentários:


  1. Sobre PPPs, sugiro

    http://www.eib.org/epec/resources/epec-eurostat-statistical-treatment-of-ppps.pdf

    ResponderEliminar
  2. As PPPs foram a forma como o capital - afastado dos grandes monopólios públicos designadamente, electricidade, telefone, combustíveis - encontrou para sacar um bom pedaço.

    Bruxelas apadrinhou a ideia permitindo que os "project finance" em que estas sociedades se consubstanciaram, não entrassem para a despesa no estado na totalidade mas, apenas, na fatia anual que, num projecto a 30 anos, representava 1/30 do seu valor.

    Ou seja investia-se 60 milhões mas, para esforço financeiro do estado nesse ano, nesse projecto, mas apenas se registavam 2 milhões.

    Excelente para quem?
    Capitalistas.
    Políticos a 4 anos (atiravam a maior parte da dívida para o futuro).
    E, claro,
    Corruptos: Políticos escolhiam quem queriam para parceiros (os que lhes garantiam futuro financeiro e profissional).

    Bruxelas ainda hoje apoia este ataque internacional às populações europeias.
    Já pensaram quanto dinheiro ganho por portugueses sai para a China, mensalmente, disfarçado de conta da luz?

    Mal por mal, já mudei para os espanhóis da Endesa...



    ResponderEliminar
  3. Artigo 21.º - Constituição da República Portuguesa
    Direito de resistência

    Todos têm o direito de resistir a qualquer ordem que ofenda os seus direitos, liberdades e garantias e de repelir pela força qualquer agressão, quando não seja possível recorrer à autoridade pública.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os portugueses parece que não gostam de resistir... eles não resistem a votar uma e outra vez em corruptos, por isso, creio que abdicam desse direito.

      Eliminar
    2. Este é um país que está morto e não sabe. Entre escravos, imbecis, egoístas e indiferentes, a mudança é impossível.


      Eliminar
  4. E tudo é permido á descarada e os povos é que são obrigados a pagar os roubos perpetuados pela classe dirigente. Ás vezes parece que estou metido num episódio da 5º dimensão tal é o absurdo a que chegámos!

    Pelos vistos os tribunais e a suas leis feitas pelos homens a pensar em alguns vieram substituir DEUS, mas de que outra maneira é que se consegue digerir que contratos lesivos para o estado e auténticos jackpots para terceiros continuem a ser honrados e nada se passe? Mas como é que os que lesam e delapidam o património público continuam a governar impunes e com a mesma arrogancia de sempre!?

    Se nenhum dos políticos tem tomates para rasgar esses contratos que não passam de roubos camuflados e elaborados e responsabilizar os responsáveis não estão a fazer nada!

    Eu não tenho dúvidas que isto só com conversa não vai a lado nenhum, a escumalha continua a roubar á descarada e a viver como reis e sente-se confortável protegida pelas forças de segurança pagas por nós, os média continuam bem amordaçados na sua maioria e a justiça enfim se mesmo cega não consegue sentir o cheiro só se pode concluir que tb faz parte do problema.

    O que estas criaturas se esqueçem é que a história repete-se e que a paciencia e racionalismo se esgotam, se só sentirem o cheiro a queimado quando já estiverem a arder azar.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois que arda! Um dia, estes canalhas vão ter que fugir a meio da noite, em cuecas. Por mim, era já hoje.

      Eliminar
  5. “Não tenho culpa de ter nascido em Portugal, e exijo uma pátria que me mereça” - Almada Negreiros


    QUE VERGONHA, RAPAZES! - Alexandre O'Neill


    Que vergonha, rapazes! Nós práqui

    caídos na cerveja ou no uísque,

    a enrolar a conversa no "diz que"

    e a desnalgar a fêmea ("Vist'? Viii!")


    Que miséria, meus filhos! Tão sem geito

    é esta videirunha à portuguesa,

    que às vezes me soergo no meu leito

    e vejo entrar quarta invasão francesa.


    Desejo recalcado, com certeza...

    mas logo desço à rua, encontro o Roque

    ("O Roque abre-lhe a porta, nunca toque!")

    e desabafo: -Ó Roque, com franqueza:


    você nunca quis ver outros países?

    - Bem queria, sr. O'Neill! E ... as varizes?


    “Esta é a ditosa pátria minha amada. NÃO. Nem é ditosa, porque o não merece. Nem minha amada, porque é só madrasta. Nem pátria minha, porque eu não mereço a pouca sorte de ter nascido nela.” - Jorge de Sena


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bom... gostei imenso deste momento de poesia, principalmente porque se enquadra perfeitamente no contexto do Blog. Obrigada . Vou usar...

      Eliminar
  6. Curioso no cartaz não aparecerem o PC e o BE! Será porque estes defendem a mudança do sistema...?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As imagens são roubadas da internet... no entanto creio que os partidos mais atacados e com mais provas dadas de corrupção , são sempre, e obviamente, os que já passaram pelo poder e mostraram do que são capazes.

      Eliminar

Olá caro leitor, obrigada por comentar... sei que apetece insultar os corruptos, mas não é permitido. Já não podemos odiar quem nos apetece... (enfim) Insultem, mas com suavidade.
Incentivos ao ódio, à violência, ao racismo, etc serão apagados, pois o Google não permite.