O PREÇO DA CORRUPÇÃO... O PESO NA CRISE

GRAFICO crise portugal corrupção europa
CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR 

"A forma como a corrupção afecta Portugal e outros países flagelados por esta praga fica bem evidente nestes gráficos.
Os países mais corruptos que são os que estão na parte esquerda do gráfico, a começar pela Grécia, como a mais corrupta e a terminar na Noruega, como a menos corrupta.
Este gráfico mostra que os mais corruptos possuem em comum, as elevadas taxas de desemprego e o PIB baixo.
Para os que teimam em defender que a culpa da crise é da Merkel, dos iluminati, do mundo, das chemtrails, dos ET´s, dos portugueses preguiçosos, dos portugueses que viveram à grande, das forças obscuras ...a culpa é da corrupção.

E para que dúvidas não restem, em baixo, um gráfico que traduz a regressão do PIB e do Desemprego em função do Índice de Percepção da Corrupção de uma série representativa de países, cujos dados foram coligidos de instituições conceituadas.
Não vou ser exaustivo, mas ao abordar o gráfico, percebem-se de imediato as inflexões positivas do PIB per capita nos países de baixa corrupção ao contrário dos opostos que primam pelas inflexões em exageradas Taxas de Desemprego.
Vemos que Portugal se demarca negativamente dos valores expectáveis, tanto para a Taxa de Desemprego como para o PIB per capita, sendo o último nitidamente inferior até ao da Grécia, o que já demonstra esforço para a ineficiência...

Ainda podemos inferir que sem corrupção o PIB Português duplicava, para 46.000 dólares per capita, e isso dá-nos um valor bastante aproximado do custo da corrupção nacional em 2011, de 248.5 MIL MILHÕES DE DÓLARES. Da mesma forma a taxa de desemprego reduzir-se-ia tendencialmente a 2.8% em oposição aos 12.7%, ou bastante mais neste ano, se conseguíssemos acabar com a PRAGA DA CORRUPÇÃO.
corrupção portugal  galopante  grafico
Nas vésperas da Expo o Monstro da corrupção acorda em força e em três anos consegue estagnar a economia…
Para quem estava céptico relativamente às capacidades da boa corrupção, pasme-se com esta orquestra. Sim, há uma relação inequívoca entre a corrupção e a resposta da economia, até parece que espera as retomas para atacar de novo.
E o desfasamento de cerca de ano e meio não deixa qualquer dúvida quanto ao parasita e ao parasitado, e acho que não vale a pena acrescentar mais sobre o assunto, a não ser que temos que acabar com ela antes que acabe connosco!!"
Contributo da responsabilidade de Ricardo Palma

Os países cujos dados foram usados para a síntese são : Australia, Austria, Belgium, Bulgaria, Canada, Croatia, Cyprus, Czech Republic, Denmark, Estonia, Finland, France, Germany, Greece, Hungary, Iceland, Ireland, Italy, Japan, Latvia, Lithuania, Luxembourg, Macedonia (FYROM), Malta, Netherlands, New Zealand, Norway, Poland, Portugal, Romania, Slovak Republic, Slovenia, Spain, Sweden, Switzerland, Turkey, United Kingdom, United States of America.
FONTES:
- DICE (The Database for Institutional Comparisons in Europe) : http://www.cesifo-group.de/ifoHome/facts/DICE/Public-Sector/Public-Governance-and-Law/Corruption/Corrup-Percep-Index_0/fileBinary/Corrup-Percep-Index_0.xls
- The World Factbook (prepared by the Central Intelligence Agency - USA) : https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/
FONTES :
DICE (The Database for Institutional Comparisons in Europe) : http://www.cesifo-group.de/ifoHome/facts/DICE/Public-Sector/Public-Governance-and-Law/Corruption/Corrup-Percep-Index_0/fileBinary/Corrup-Percep-Index_0.xls
PORDATA (Base de Dados de Portugal Contemporâneo) : http://www.pordata.pt/Portugal/PIB+e+PIB+per+capita+a+precos+constantes+%28base+2006%29-933


  1. Corrupção mina Portugal
  2. A lista dos maiores crimes de Portugal
  3. O governo não quer mudar
  4. Paulo Morais desvenda Mentiras
  5. Povo sofre corruptos festejam
  6. Corruptos dividem o repasto
  7. Rejeitam cortes no seu regabofe


13 comentários:

  1. "Ainda podemos inferir que sem corrupção o PIB Português duplicava, para 46.000 dólares per capita, e isso dá-nos um valor bastante aproximado do custo da corrupção nacional em 2011, de 248.5 MIL MILHÕES DE DÓLARES. Da mesma forma a taxa de desemprego reduzir-se-ia tendencialmente a 2.8% em oposição aos 12.7%, ou bastante mais neste ano, se conseguíssemos acabar com a PRAGA DA CORRUPÇÃO."

    Isto é simplesmente arrepiante.
    Dá mesmo vontade de apertar o pescoço a certas bestas que andam por ai a gozar connosco e ainda nos chamam malandros descaradamente nas TV e jornais.
    Os sobas aprovaram hoje o OE, e alguns soltam boçalidades tipo "não é um bom orçamento, mas era pior se não houvesse orçamento". Mas que é isto?

    Isto não vai acabar bem. Não vai não.

    ResponderEliminar
  2. Mais um que foi á SICN mandar umas boas bojardas sobre a corrupção.

    http://www.youtube.com/watch?v=o9iiB0H-0kI

    Vale a pena ver, e está bem em linha com a orientação do blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas nesse vídeo o economista comentador (um dos raros que foi lá dizer a verdade sobre o carácter criminoso da política deste desGoverno) nem sequer fala de corrupção.
      Ele limita-se a analisar o orçamento de Estado e a demonstrar que havia alternativa aos roubos à classe média e aos aumentos de impostos.
      Só que essa alternativa passa não por politicas de mais austeridade, sim por políticas de desenvolvimento e, se é preciso dinheiro, vai-se buscar aos bancos, aos ricos. às criminosas PPPs que este governo e o anterior tanto defendem (ainda que mandem um foguetório a fingir que não).

      Eliminar
  3. Já analisaram a proposta da actual ministra da Justiçã contra o Enriquecimento Ilicito, e as razões porque a mesma não passa no parlamento ?

    ResponderEliminar
  4. Os PIGS da Europa têm muita coisa em comum alem da localização geografica (estão no Sul). Têm uma elevada economia paralela, uma elevada evasão fiscal e acima de tudo uma elevada corrupção. E no caso portugues esses piratas da era moderna tiveram o desplante de legitimar o saque e a pilhagem dos dinheiros publicos por largos e bons anos naquilo a que se chamam PPP. Nem sequer têm vergonha na cara e é por isso que Portugal está condenado.

    ResponderEliminar
  5. São os PIIGS e não PIGS. O i duplo é um país do Norte da Europa (Irlanda).

    ResponderEliminar
  6. No movimentocdp.wordpress.com estamos a criar uma alternativa para uma governação sem corrupção. Vejam sff

    ResponderEliminar
  7. Não deixa de ser curioso saber que o nível de corrupção em Portugal desce durante o primeiro governo de José Sócrates :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os indices de corrupção não são medidos de mês a mês, e os reflexos dos inquéritos não são imediatos.
      Ele governou entre 12 de Março de 2005 a 21 de Junho de 2011, e também é visível que a corrupção começou nova escalada em 2009.

      Eliminar
    2. Basta comparar 2005 com 2010 e nota-se que o saldo é positivo. :)

      Eliminar
  8. BASTAVA O POVO SABER COMO SE VOTA CONTRA OS PARTIDOS CORRUPTOS E PORTUGAL SERIA LIMPO DA CORRUPÇÃO. VOTEM EM PARTIDOS SEM ASSENTO PARLAMENTAR SÓ ISSO TEM VALOR E PUNE OS PARTIDOS CORRUPTOS. Nos paises menos corruptos do mundo a democracia funciona porque as pessoas sabem votar e usam o voto, 90% votam... aqui só temos eleitores ignorantes por isso quem não funciona são os eleitores e não a democracia.
    A abstenção afinal obtém um resultado contrário, ao que pretendem os abstencionistas
    Por isso, o que me chateia na vossa abstenção é a falta de colaboração num trabalho importante. Não é uma questão de direitos ou deveres cívicos em abstracto. O problema é concreto. Temos uma tarefa difícil, da qual depende o nosso futuro, e vocês ficam encostados sem fazer nada.
    Isto tem consequências graves para a democracia. Quando a maioria não quer saber das propostas dos partidos, está-se nas tintas para o desempenho dos candidatos e nem se importa se cumprem os programas ou não, o melhor que os partidos podem fazer para conquistar votos é dar espectáculo. Insultarem-se para aparecerem mais tempo na televisão mentirem para agradar. Vocês dizem que se abstêm porque a política é uma palhaçada mas a política é uma palhaçada porque vocês não votam. Vocês não exercem o vosso dever de votar contra quem faz mal ao país. O vosso de dever e direito de punir os que lesam o país nas urnas.
    A culpa é vossa porque não é preciso muita gente votar em palhaços para os palhaços ganharem. Basta que a maioria não vote.. Basta abanar o pano da cor certa e, se mais ninguém vota, eles ficam na maioria. Mas se vocês colaborassem e se dessem ao trabalho de avaliar as propostas, julgar e punir os partidos que há 40 anos destroem o teu país, se os responsabilizassem pelas promessas que fazem e votassem contra os que mentiram, deixava de haver palhaços, interesseiros e imbecis na política.
    MAIS ARTIGOS SOBRE CIDADANIA E EDUCAÇÃO CIVICA, NESTE LINK, APRENDA A VIVER EM DEMOCRACIA SE QUER QUE ELA FUNCIONE::.. INFORME-SE VEJA ESTE LINK http://apodrecetuga.blogspot.pt/2015/10/percebam-que-abstencao-afinal-obtem-um.html#.WM_ogfmLTIU

    ResponderEliminar
  9. BASTAVA O POVO SABER COMO SE VOTA CONTRA OS PARTIDOS CORRUPTOS E PORTUGAL SERIA LIMPO DA CORRUPÇÃO. VOTEM EM PARTIDOS SEM ASSENTO PARLAMENTAR SÓ ISSO TEM VALOR E PUNE OS PARTIDOS CORRUPTOS. Nos paises menos corruptos do mundo a democracia funciona porque as pessoas sabem votar e usam o voto, 90% votam... aqui só temos eleitores ignorantes por isso quem não funciona são os eleitores e não a democracia.
    A abstenção afinal obtém um resultado contrário, ao que pretendem os abstencionistas
    Por isso, o que me chateia na vossa abstenção é a falta de colaboração num trabalho importante. Não é uma questão de direitos ou deveres cívicos em abstracto. O problema é concreto. Temos uma tarefa difícil, da qual depende o nosso futuro, e vocês ficam encostados sem fazer nada.
    Isto tem consequências graves para a democracia. Quando a maioria não quer saber das propostas dos partidos, está-se nas tintas para o desempenho dos candidatos e nem se importa se cumprem os programas ou não, o melhor que os partidos podem fazer para conquistar votos é dar espectáculo. Insultarem-se para aparecerem mais tempo na televisão mentirem para agradar. Vocês dizem que se abstêm porque a política é uma palhaçada mas a política é uma palhaçada porque vocês não votam. Vocês não exercem o vosso dever de votar contra quem faz mal ao país. O vosso de dever e direito de punir os que lesam o país nas urnas.
    A culpa é vossa porque não é preciso muita gente votar em palhaços para os palhaços ganharem. Basta que a maioria não vote.. Basta abanar o pano da cor certa e, se mais ninguém vota, eles ficam na maioria. Mas se vocês colaborassem e se dessem ao trabalho de avaliar as propostas, julgar e punir os partidos que há 40 anos destroem o teu país, se os responsabilizassem pelas promessas que fazem e votassem contra os que mentiram, deixava de haver palhaços, interesseiros e imbecis na política.
    MAIS ARTIGOS SOBRE CIDADANIA E EDUCAÇÃO CIVICA, NESTE LINK, APRENDA A VIVER EM DEMOCRACIA SE QUER QUE ELA FUNCIONE::.. INFORME-SE VEJA ESTE LINK

    http://apodrecetuga.blogspot.pt/2015/10/percebam-que-abstencao-afinal-obtem-um.html#.WM_ogfmLTIU

    ResponderEliminar

Olá caro leitor, obrigada por comentar... sei que apetece insultar os corruptos, mas não é permitido. Já não podemos odiar quem nos apetece... (enfim) Insultem, mas com suavidade.
Incentivos ao ódio, à violência, ao racismo, etc serão apagados, pois o Google não permite.